quarta-feira, 30 de julho de 2014

Beber durante as refeições prejudica digestão e provoca azia, inchaço e refluxo

Muita gente não dispensa um copinho de suco, de refrigerante ou mesmo de água para acompanhar a refeição. No entanto, se essa prática já virou mania, é melhor tentar logo mudar, especialmente quem pretende emagrecer. Ingerir líquidos durante a refeição dilata o estômago — que precisará de mais alimento para atingir a saciedade — e prejudica a digestão. Além disso, segundo o endocrinologista Tércio Rocha, provoca gases, azia, inchaço, sonolência, desconforto e uma barriga feia.

— Quando se ingere muito líquido nas refeições, o suco gástrico fica diluído. Isso dificulta o processo digestivo, podendo ocasionar problemas como indigestão e refluxo, além de deficiência na absorção de nutrientes — explicou Aline Monteiro Labes, nutricionista clínica funcional do Centro Médico Integrado NutriPrime.

De acordo com Tércio Rocha, quem não consegue, de jeito nenhum, comer sem beber pode experimentar uma pequena quantidade de chá.

— A bebida quente vai manter o potencial termogênico importante nas refeições — disse o médico.

O ideal mesmo é não beber nada e ingerir líquidos 40 minutos antes das refeições e uma hora e meia depois.

— No caso de refeições ricas em gorduras, como uma feijoada, por exemplo, o período sem ingerir bebida deve ser maior — afirmou Aline.

Para a refeição ser saudável, além de evitar líquidos, é preciso ainda estar atento às condições do momento em que se come.


— A refeição deve ser feita com calma, muita mastigação e atenção à qualidade e à quantidade dos alimentos. O cérebro precisa desse tempo para termos a saciedade — explicou Tércio.

Nação Ruralista

Blog rafaelrag com Cristiano Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário