segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 ganha novo site

Adendo do blog rafaelrag. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 acontecerá de 21 a 27 de outubro, em Cuité acontecerá uma mesa redonda sobre educação básica, no dia 24 de outubro e um grande evento de 11 a 13 de novembro, aberto a inscrição de resumo de trabalho, link na página deste blog. Limite para envio de resumos para o evento em Cuité: 11 de outubro de 2013.

Está no ar o hotsite da edição 2013 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No espaço virtual disponibilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o público pode ter acesso a informações diversas sobre o evento, obter o contato das coordenações regionais, além de vídeos e curiosidades sobre o mundo da ciência. Instituições parceiras também já podem registrar a sua participação e as atividades programadas para a 10ª SNCT, que ocorrerá entre 21 e 27 de outubro.

No menu superior do novo site, o visitante pode conferir o histórico de edições anteriores, saber como participar e conhecer os coordenadores locais de seu estado e seu município. No primeiro submenu também estão disponíveis para download a arte e os materiais de divulgação da SNCT 2013, além de cartilhas pedagógicas e científicas sobre temas diversos. O usuário pode, ainda, ter acesso a links que permitem conhecer iniciativas semelhantes em outros países, entre outras curiosidades.

Na página também é possível saber notícias da semana nacional, onde os parceiros envolvidos divulgarão as ações programadas para cada localidade. E no submenu “Ciência no Brasil” o usuário pode conhecer um pouco sobre os cientistas brasileiros e acessar o site A Ciência que Eu Faço, que apresenta uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, com abordagem sobre pesquisas e depoimentos de personalidades de destaque do meio científico.

Sobre a semana nacional - A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do (Secis) do MCTI e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem registrado participação crescente de instituições de pesquisa, de ensino e municípios. Em 2012, foram contabilizadas no próprio site do evento mais de 28 mil atividades; um recorde de ações e também de participação, com o envolvimento de 911 instituições espalhadas por 722 cidades brasileiras.

Como acontece a cada ano, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social. A edição 2013 abordará “Ciência, saúde e esporte”. O tema está em sintonia com os grandes eventos esportivos realizados ou previstos para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O trinômio que compõe o tema é representado no material de divulgação com a fotografia de um salto de alta de performance da ex-ginasta brasileira Daiane dos Santos sobreposta à imagem do homem vitruviano – conceito de proporções perfeitas – ilustrado pelo artista renascentista italiano Leonardo da Vinci.

Na avaliação do ministro Marco Antonio Raupp, a abordagem se torna ainda mais relevante num momento em que o país está no centro das atenções do esporte mundial. "As atividades vão mostrar como saúde, ciência e tecnologia têm hoje papel essencial nesse domínio, particularmente nas modalidades de alto desempenho", adianta.

(CNPq)
Blog rafaelRAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário