domingo, 28 de julho de 2013

Papa encerra jornada conclamado jovem a evangelizar; em 2016 JMJ será na Polônia


Jornada Mundial da JuventudePapa Francisco no Rio

Uma multidão lotou toda a praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (28 de julho), para participar da missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude

Uma multidão lotou toda a praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (28), para participar da missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (Missa de Envio).
O papa Francisco conclamou a população serem genorosas. "Rezamos para Nossa Senhora que nos ajude a transmitir alegria de Jesus a todas as pessoas. Não tenha medo de ser generoso", disse o Papa Francisco.
O Papa Francisco anunciou a cidade de Cracóvia como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016. Os jovens que poloneses que foram a Copacabana comemoraram muito. Cracóvia é cidade próxima a Wadowice, terra natal do Papa João Paulo II, criador da JMJ.
Jornada Mundial da JuventudeFoto: Jornada Mundial da Juventude
Créditos: Reprodução/TV
O papa Francisco disse aos jovens peregrinos que não tenham medo de evangelizar outros jovens e de levar sua fé para outros lugares. Ele afirmou que a evangelização é um dos caminhos para "derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio" e incentivou os presentes a "construir um novo mundo".

"Queridos jovens, regressando as suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho. (...) Levar o Evangelho é levar a força de Deus para extirpar e destruir o mal e a violência; para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio", afirmou Francisco.
Pedindo à juventude católica que siga no sentido de "construir um novo mundo", o pontífice disse que a Igreja precisa "do entusiasmo, da alegria e da criatividade" dos jovens. "Jesus Cristo conta com vocês, a Igreja conta com vocês, o papa conta com vocês", disse Francisco.
A presidente Dilma Rousseff chegou ao setor reservado às autoridades junto ao palco de Copacabana acompanhada pela presidente da Argentina, Cristina Kirschner. O presidente da Bolívia, Evo Morales, também esteve presente.
Dilma Rousseff, Cristina Kirschner e Evo MoraleFoto: Dilma Rousseff, Cristina Kirschner e Evo Morale
Créditos: TVNBR
Jornada Mundial da Juventude

É a segunda vez que a Jornada Mundial da Juventude acontecerá na Polônia. Em 1991, a cidade de Czestochowa já havia sediado o evento religioso, na primeira reunião de João Paulo 2o com milhares de jovens em um país do Leste Europeu.

"Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia", anunciou o papa.
Jornada Mundial da JuventudeO Brasil, país com a maior comunidade católica do mundo, recebeu pela primeira vez milhares de peregrinos no Rio de Janeiro neste ano para a JMJ, que tem o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".

A JMJ anterior, em 2011, foi em Madri, na Espanha, com o papa Bento 16. O evento já passou por vários outros países, como Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Filipinas e Polônia.

O encontro internacional de jovens tem edições anuais nas dioceses (região administrativa da Igreja), no Domingo de Ramos, mas um grande evento religioso mundial, que sempre traz um lema, é realizado em intervalos que variam de dois a três anos.

O papa João Paulo 2o anunciou a instituição da JMJ em 1985, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou como Ano Internacional da Juventude. Em março, houve um encontro internacional de jovens no Vaticano.

Blog rafaelrag com portal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário