quinta-feira, 25 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DA SBPC VAI DA AMAZÔNIA AO MÉTODO PAULO FREIRE

Palestras, mesas redondas, cursos e minicursos começam nesta segunda. Acesso às atividades da Reunião Anual é gratuito; cursos são fechados.

Começou na segunda-feira (22 de julho) a programação científica da 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento de abertura  aconteceu no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zona Oeste do Recife. A noite de abertura ocorreu no domingo. O acesso às atividades da Reunião Anual é livre e gratuito para inscritos ou não inscritos. Para cursos e minicursos, o acesso é destinado aos inscritos e previamente matriculados.

Com o tema ‘Ciência para o Novo Brasil’, a reunião conta neste ano com mais de 260 atividades entre mesas-redondas, conferências, minicursos, encontros, simpósios e assembleias, seguindo com programação até sábado (26 de julho). Participam pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, gestores do sistema estado e nacional de ciência e tecnologia.

Nesta segunda serão discutidos temas tão diversos como os 50 anos do método Paulo Freire de alfabetização de adultos, a ciência no esporte, física e neurociência, a Amazônia e o Diagnóstico Químico de doenças - todos em conferências que ocorrem entre as 10h30 e o meio-dia.
A partir das 15h - até as 18h - começam mesas redondas. Entre os temas, a dependência de drogas, os recursos naturais marinhos, a propriedade intelectual, a transposição do Rio São Francisco e os desafios da produção de alimentos.

Essa é a quinta vez que a reunião da SBPC ocorre em Pernambuco. A última vez foi em 2003. Neste ano, o encontro homenageia a pesquisadora em arqueologia, com ênfase pré-histórica, e professora visitante da UFPE Niéde Guidón e o linguista Luiz Antonio Marcuschi, um dos fundadores da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso e fundador do Núcleo de Estudos da Língua Falada e Escrita (Nelfe/UFPE).

A programação aborda os avanços feitos no campo científico no Brasil e também no exterior, debatendo temas como educação, ciência e tecnologia como pilares da inovação, pesquisas com células-tronco, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros. Entre os convidados está o pesquisador alemão Ulrich Glasmacher, da Universidade de Heidelberg, instituição pública da Alemanha, que faz conferência na quarta (23), sobre mudanças climáticas.

A reunião também busca debater as políticas públicas voltadas para a ciência e tecnologia nas diversas áreas de conhecimento. “Esse é um evento é aberto para toda a sociedade. É uma chance única que temos de debater e também mostrar o que está sendo feito, o que pode ser feito ainda”, afirmou o secretário nacional da SBPC, professor José Antônio Aleixo.

Universidades, institutos de pesquisa, entidades governamentais e outras organizações também participam da ExpoT&C, mostra localizada em frente à Biblioteca Central da UFPE. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Jovens
 
Dentro da programação da 65ª Reunião Anual da SBPC foi montada uma feira focada em despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. A SBPC Jovem vai contar com oficinas, palestras, rodas de conversas e apresentações culturais, além de 50 trabalhos científico, enviados por estudantes e professores do ensino básico de todo o país.

Entre as atividades do espaço estão salas com temáticas, como planetário, o Circo da Ciência - projeto que faz parte da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e exposições de 25 de centros de ciências do Brasil.

Público infantil
 
Buscando ampliar o interesse das crianças na busca do conhecimento científico, a SBPC vai contar com um espaço dedicado ao público infantil com oficinas, contação de histórias e atividades de iniciação específica. A SBPC Mirim surgiu devido ao aumento do número de crianças, identificado em reuniões anteriores.
Fonte: G1 PE de 22/07/2013.
BLOG RAFAELRAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário