sexta-feira, 26 de julho de 2013

ALAGOA GRANDE - PARABÉNS! 148 ANOS DE HISTÓRIA, DE CULTURA E DE PAZ SOCIAL

Adendo do blog rafaelrag. Parabéns para o município centenário de Alagoa Grande. O prefeito Bôda reconhece que a emancipação política do município ocorreu no dia 26 de julho de 1865, decretando ponto facultativo para os funcionários da prefeitura, nesta sexta, 26. Mas, nada impede de quem quiser abrir a sua loja no comércio local.



Alagoa Grande foi emancipada politicamente em 21 de Outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de Julho de 1865.  Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade.

 Alagoa Grande cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada no ciclo do algodão e da cana-de-açúcar que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza econômica do município e foram construídos por escravos. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à matriz centenária da cidade, são cobertos por azulejos importados de Portugal no século XIX.




O Município estagnou economicamente ao longo da segunda metade do século XX  com a população diminuindo, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades porem, Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município. 


 Este Município é a terra natal de JACKSON DO PANDEIRO, MARGARIDA ALVES, do TEATRO SANTA IGNÊZ (o terceiro mais antigo da Paraíba), QUILOMBO DE CAIANA, antigos ENGENHOS, CACHOEIRAS, CASARÕES ANTIGOS, TURISMO RURAL, conservados MUSEUS, variado ARTESANATO, o CRUZEIRO e a LAGOA DO PAÓ, um dos mais belos cartões postais do brejo paraibano.



REDAÇÃO - BIBIU DO JATOBA.

FOTOS: BIBIU DO JATOBÁ e DOMÍNIO PÚBLICO

ARTE: MARIANA TAMIRES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário