O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facisa, Danilo Abreu, aprovado recentemente no Programa de doutorado em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, está pesquisando a relação entre acessibilidade e rendimento escolar.
Segundo o professor, o primeiro passo da pesquisa é fazer um levantamento de dados sobre a acessibilidade nos arredores das escolas do estado da Paraíba, e de que forma essas questões infraestruturais influenciam no rendimento escolar dos alunos.
“A pesquisa dará subsídios para a gestão pública no desenvolvimento da educação da rede escolar, através de análises acerca do próprio desempenho dos alunos. Já se percebeu que mesmo escolas recém-reformadas recebem influência da infraestrutura que as cercam”, confirmou.
O trabalho será realizado em cerca de 270 instituições de ensino fundamental e médio, entre públicas e particulares.
De acordo com Danilo Abreu, os benefícios para a sociedade e para o próprio meio acadêmico são reais e significativos, tendo em vista que a acessibilidade tem sido um tema bastante discutido e uma preocupação constante nos últimos tempos.
No mês passado, o professor apresentou um trabalho científico no 8º Simpósio Internacional de Sintaxe Espacial, na cidade de Santiago, no Chile. O simpósio, é um dos mais importantes eventos mundiais. Reúne urbanistas, arquitetos e profissionais que trabalham com o planejamento de cidades, através de análise espacial (space syntax).
Ascom – Focando a Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário