O presidente do INEP Manuel Fernando Palacio da Cunha e Melo ministrou a palestra sobre Avaliação e formação de professores, durante o XVI simpósio nacional de ensino de Física(SNEF), na quarta-feira, 22 de janeiro. Após a fala do presidente do INEP, a professora Deise Viana da UFRJ mediou o importante debate com os participantes.
O professor Rafael da UFCG após escutar os elogios do professor Manuel sobre o pé-de-meia, para estudantes de cursos de licenciaturas, ele destacou que é uma utopia no caso da Física. Pois, exige a condição de nota mínima no ENEM de 650 pontos. Isso é muito difícil de acontecer para estudantes dos cursos de Licenciatura em Física.
O professor Rafael sugeriu que o pé de meia deveria ser para os atuais estudantes, que são poucos por curso, com a condição do estudante fazer parte de um projeto de iniciação científica, sob a orientação do professor do respectivo curso.
Atualmente, na UFCG os professores de cursos de licenciaturas tem muito dificuldades de conseguir aprovação de seus projetos do PIBIC, em uma competição desigual com professores de cursos de mestrado e doutorado. por exemplos, engenharia elétrica, ciência da computação, etc
O outro professor da Paraíba que estava presente e deixou sua contribuição ao debate no processo de avaliação dos cursos foi o professor Marcos da UFPB, campus I. Teve também a participação da professora Dra. Maria Emília, coordenadora do curso de Licenciatura em Física da UFF, em Niterói-RJ. Está e outros participantes estarão em uma postagem em separado.
Veja o vídeo.
https://youtu.be/qzmgmZ9DAog?si=To03wIPH1bXH9sfN
Palestras do XXVI SNEF, no dia 22 de janeiro.
Inteligência artificial e as perspectivas para o Ensino, Pesquisa e Cultura
|
A avaliação da formação de professores
|
Física continua sendo Cultura?
- PO01.110:30 - 12:004ERK - Física continua sendo Cultura?Sala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (Bloco O)
Site com a programação completa do XXVI SNEF.
https://hub.aptor.software/snef2025/show.phpBlog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário