XXVI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), acontece de 20 a 24 de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense(UFF), em Niterói-RJ.
O professor Rafael estará no local do seu mini-curso às 10h. A aula de hoje, 23, e amanhã, 24, será pelo blog ciências e educação.
Mini-curso de métodos alternativos em Mecânica quântica via álgebra de Wigner-Heisenberg.
A generalização da ssupersimetria (SUSY) dos operadores escada para sistemas de oscilador quântico em dimensões superiores necessita que seja considerado uma hierarquia de hamiltonianos. Portanto, uma generalização alternativa mais direta para sistemas de oscilador via outra álgebra que não incorpore uma hierarquia de hamiltonianos para generalização dos operadores escada, é desejável. Neste contexto, a utilidade oferecida pela álgebra de oscilador generalizado de Wigner-Heisenberg (WH) como uma possível ferramenta algébrica efetiva para a generalização direta dos operadores escada do oscilador usual, que pode ser definida diretamente para o sistema de Wigner associado com potenciais de interesse Físico em conexões fundamentais com osciladores, a qual, ao contrário do método SUSY, não necessita que nenhuma consideração seja feita sobre um sistema de hamiltonianos hierárquico, parece não ter sido explicitada na literatura. Tal esboço da utilidade algébrica da álgebra Wigner-Heisenberg(WH) não somente para sistemas quânticos unidimensionais, mas também para os tridimensionais, é a. nossa motivação principal neste mini-curso.
- 08:00 - 10:00M37 - TESTES MULTICAMADAS: UMA INOVAÇÃO AVALIATIVA NO ENSINO DE FÍSICA(Cancelado)
- 08:00 - 10:00M38 - Explorando estruturas e dinâmicas na pesquisa em Ensino de Física: introdução, produção e manipulação de redes sociais com o software Gephi
- 08:00 - 10:00M40 - Ensino por investigação para aulas de Física na educação básica
- 08:00 - 10:00M41 - Construção do POE com Arduíno e Interdisciplinaridade: Um Exemplo Prático com Batimentos Cardíacos
- 08:00 - 10:00M42 - Ensino de física com brinquedos científicos de baixo custo
- 08:00 - 10:00M43 - Atividades Interculturais: Perspectivas e vivências da relação entre Ciência, Arte e Cultura nos muitos mundos (Cancelado)
- 08:00 - 10:00M44 - Visualização e processamento de dados em tempo real para experimentos didáticos de Física
- 08:00 - 10:00M45 - As Tecnnologias Digitais de Informação e Comunicação e as Metodologias Ativas: possibilidades didáticas para o Ensino de Física para uma Aprendizagem Tecnológica Ativa
- 08:00 - 10:00M46 - Ensino de Física e Paulo Freire: possibilidades para a sala de aula por meio da Investigação Temática
- 08:00 - 10:00M48 - A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA (Cancelado)
- 08:00 - 10:00M49 - A Física dos Pulsares: Simulação Pulsar 3D, circuito LED blinker e análise de vídeo com o software Tracker Online
- 08:00 - 10:00M50 - ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS.
- 08:00 - 10:00M51 - A física nos jornais e nas redes sociais: explorando as notícias como indutor do debate científico em sala de aula
- 08:00 - 10:00M52 - Ética na Pesquisa em Ensino de Física e o Uso de Inteligência Artificial
- 08:00 - 10:00M53 - SBF Atual e Futura
08:00 - 10:00
M36 - TESTES CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA: RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS E A MEDIDADE IMPACTO NA APRENDIZAGEM
08:00
10:00
OficinasVEJA AS SALAS AQUI
- 08:00 - 10:00OF22 - Aprendendo Física através da investigação
- 08:00 - 10:00OF23 - Ferramentas Open Source de Video análise, fotoanálise para Física Experimental.
- 08:00 - 10:00OF24 - IPPOG MASTERCLASSES: HANDS ON PARTICLES PHYSICS (Masterclass Internacional em Física de Partículas)
- 08:00 - 10:00OF25 - Aproximando física e cinema: oficina de produção de curta metragem científico.
- 08:00 - 10:00OF26 - Ensino de Física/Ciências na perpectiva freireana
- 08:00 - 10:00OF27 - Com Ciência Física: Física a partir de experimentos de baixo custo
- 08:00 - 10:00OF28 - Ferramentas digitais para o ensino de mecânica: gifs e videoanálise de experimentos cotidianos. (Cancelado)
- 08:00 - 10:00OF29 - Uma proposta metalinguística: uma Sequência de Ensino Investigativa para ensinar o Ensino por Investigação
- 08:00 - 10:00OF30 - PRIMEIROS SOCORROS e a lei lukas
- 08:00 - 10:00OF31 - Física Aplicada à Anatomia Humana: O caso Osteopatia e sua Biomecânica
- 08:00 - 10:00OF32 - Oficina de Jogos para estudo de Física
10:30
12:00
- 10:30 - 12:00P08 - Política de financiamentoSala: Auditório do Instituto de História
- 10:30 - 12:00P07 - César Lattes, física experimental e a institucionalização da ciênciaSala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
- 10:30 - 12:00P09 - Aquecimento global, o climatologista, e como o ensino de Física e de CiênciaSala: Auditório Professora Violeta Campofiorito
10:30
12:00
César Lattes, física experimental e a institucionalização da ciência
- PO01.100:00 - 00:004ESA - César Lattes, física experimental e a institucionalização da ciênciaSala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (Bloco O)
10:30
12:00
Formação de Pesquisadores e Fomento à Pesquisa e à Inovação
- PO01.100:00 - 00:004ESE - Formação de Pesquisadores e Fomento à Pesquisa e à InovaçãoSala: Auditório do Instituto de História (Bloco P)
12:00
14:00
Almoço
14:00
16:00
CO27
- PO01.114:00 - 14:154EAB - INTERSECÇÃO ENTRE A FÍSICA E A COZINHA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROJETO “DA FÍSICA À COZINHA: CIÊNCIA ACESSÍVEL E DIVERTIDA ATRAVÉS DA CULINÁRIA"Sala: A-503
- PO01.214:15 - 14:304EAC - ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: PROPOSTA PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA DISCIPLINA ELETIVA DE SABERES E INVESTIGAÇÃO DA NATUREZA.Sala: A-503
- PO01.314:30 - 14:454EAF - ENCHENTES NO VALE DO TAQUARI/RS E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIOSala: A-503
- PO01.414:45 - 15:004EAJ - REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Sala: A-503
- PO01.515:00 - 15:154EAT - ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO USO DO PEER INSTRUCTION NO ENSINO MÉDIOSala: A-503
- PO01.615:15 - 15:304EB6 - ENSINO DA REFRAÇÃO DA LUZ, POR MEIO DO USO DA ABORDAGEM CTS COMO ALTERNATIVA EM UM AMBIENTE EM QUE SE PREDOMINA ABORDAGEM TRADICIONAL.Sala: A-503
- PO01.715:30 - 15:454EJQ - MULHERES NA CIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS E DE CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIASala: A-503
14:00
16:00
CO28
- PO01.114:00 - 14:154EBH - UTILIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MÁQUINAS SIMPLES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.Sala: A-306
- PO01.214:15 - 14:304EBP - RALLY DA FÍSICA: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA E LÚDICA DO ENSINO DE TERMODIN MICASala: A-306
- PO01.314:30 - 14:454EBW - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA: UM OLHAR NO ESTUDO NAS MEDIDAS DE TEMPOSala: A-306
- PO01.414:45 - 15:004ECV - EXPLORANDO A GEOLOGIA DE MARTE: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA A PARTIR DE MINERAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICOSala: A-306
- PO01.515:00 - 15:154EDC - VOCÊ É O QUE VOCÊ COME: A CALORIMETRIA E O CONCEITO DE ENERGIA NO DIA A DIASala: A-306
- PO01.615:15 - 15:304EDP - METODOLOGIA ABP NO ENSINO DE ACÚSTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOSala: A-306
- PO01.715:30 - 15:454EHE - EXPLORANDO O MAGNETISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES PARA ESTIMULAR A CURIOSIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOSala: A-306
- PO01.815:45 - 16:004EHV - TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA REVISÃO DE TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICASala: A-306
14:00
16:00
CO29
- PO01.114:00 - 14:154EDR - O USO DO CELULAR EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE FÍSICASala: A-401a
- PO01.214:15 - 14:304EDY - O jogo jenga como recurso para o ensino de física.Sala: A-401a
- PO01.314:30 - 14:454EDZ - Estudo do movimento de queda-livre com o auxílio de um photogate, uma placa Arduino Uno e um smartphone.Sala: A-401a
- PO01.414:45 - 15:004EEV - UMA ANÁLISE DA EDIÇÃO 2023 DO TORNEIO DE FÍSICA PARA MENINAS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRECONIZADOS NA TAXIONOMIA DE BLOOMSala: A-401a
- PO01.515:00 - 15:154EFR - SEQUÊNCIA DE ENSINO INESTIGATIVO CONTRA AS FAKE NEWSSala: A-401a
- PO01.615:15 - 15:304EFX - DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM DE SIMETRIA E LEI DE GAUSSSala: A-401a
- PO01.715:30 - 15:454EG4 - RPG no Ensino de Física – Método de aplicação no ensino de Hidrostática e HidrodinâmicaSala: A-401a
- PO01.815:45 - 16:004EGJ - PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM FÍSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FISSÃO E FUSÃO NUCLEARSala: A-401a
14:00
16:00
CO30
- PO01.114:00 - 14:154E6X - FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA NA ABORDAGEM TEMÁTICA:UM PANORAMA À LUZ DE PAULO FREIRESala: E
- PO01.214:15 - 14:304EAQ - ENSINANDO HISTÓRIA DA FÍSICA POR MEIO DA PESQUISASala: E
- PO01.314:30 - 14:454EAR - A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICASala: E
- PO01.414:45 - 15:004EAZ - ANÁLISE DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES PARTICIPANTES DA ESCOLA SIRIUS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIOSala: E
- PO01.515:00 - 15:154EBG - O PROFESSOR DE FÍSICA CRÍTICO E O DISCURSO DO PROJETO PEDAGÓGICO: RELAÇÕES ENTRE A PESQUISA E O DOCUMENTO OFICIALSala: E
- PO01.615:15 - 15:304EBY - METODOLOGIAS ATIVAS E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO ENSINO DE FÍSICASala: E
- PO01.715:30 - 15:454ENE - UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA DA ABORDAGEM PARA PROFESSOR EM FORMAÇÃOSala: E
- PO01.815:45 - 16:004ENQ - O PAPEL DO ENSINO DE FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO CONTRA-HEGEMÔNICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESSala: E
14:00
16:00
CO21
- PO01.114:00 - 14:154DXM - SERÁ QUE HÁ ESPAÇO PARA OS SABERES DA FÍSICA NOS WEBCOMICS?Sala: A-301
- PO01.214:15 - 14:304E2J - ANÁLISE DO USO DO CHATGPT NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE FÍSICA DO ENEM 2023: UMA ABORDAGEM CRÍTICA E COMPARATIVASala: A-301
- PO01.314:30 - 14:454E2M - REALIDADE AUMENTADA: ENSINO DE FÍSICA COM FOCO NAS LEIS DE KEPLERSala: A-301
- PO01.414:45 - 15:004EBQ - APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ÓPTICA GEOMÉTRICA UTILIZANDO A VIDEOANÁLISE NO ENSINO A DISTÂNCIASala: A-301
- PO01.515:00 - 15:154EDN - Pulsares e o Ensino de Física: Uma Sequência Didática Imersiva para os Anos Finais do Ensino FundamentalSala: A-301
- PO01.615:15 - 15:304EEG - COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICASala: A-301
- PO01.715:30 - 15:454EMZ - Atuação e motivo de escolha dos professores que lecionam a disciplina de Cultura DigitalSala: A-301
- PO01.815:45 - 16:004EQZ - E-BOOK INTERATIVO DE CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOSala: A-301
14:00
16:00
CO23
- PO01.114:00 - 14:154ECG - PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOSSala: A-305
- PO01.214:15 - 14:304EEJ - IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NO ENSINO DE FÍSICA: CALENDÁRIOS E O FERIADO DE 20 DE NOVEMBRO COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAISSala: A-305
- PO01.314:30 - 14:454EEW - MICROAGRESSÕES E O IMPACTO NO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE FÍSICA DE GRADUANDAS E PÓS-GRADUANDAS EM FÍSICA: UM ESTUDO QUALITATIVOSala: A-305
- PO01.414:45 - 15:004EFS - UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO INCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM O USO DE MODELAGEM E IMPRESSORA 3DSala: A-305
- PO01.515:00 - 15:154EGN - Uma proposta lúdica utilizando o Relógio de Sol para formação de professores no Ensino de Física e AstronomiaSala: A-305
- PO01.615:15 - 15:304EHD - DESAFIOS E TRAJETÓRIAS: O LEGADO E A INVISIBILIDADE DAS CALCULADORAS NEGRAS NO ENSINO DE FÍSICASala: A-305
- PO01.715:30 - 15:454EMN - O ENSINO DE FÍSICA E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DOS SNEFSala: A-305
- PO01.815:45 - 16:004EPW - EXPERIÊNCIA PIBID NO IFB – OFICINA SOBRE O PODCAST FÍSICA AGORA E VIOLÊNCIA ESCOLARSala: A-305
14:00
16:00
CO24
- PO01.114:00 - 14:154DRF - DIVERSIDADE DE GÊNERO NAS IMAGENS DAS TRÊS OBRAS MAIS ESCOLHIDAS DO PNLD 2021 DE CIÊNCIAS DA NATUREZASala: A-504
- PO01.214:15 - 14:304DRG - DIVERSIDADE DE COR, RAÇA E ETNIA NAS IMAGENS DAS TRÊS OBRAS MAIS ESCOLHIDAS DO PNLD 2021 DE CIÊNCIAS DA NATUREZASala: A-504
- PO01.314:30 - 14:454DS2 - Teatro no ensino de física: inclusão em cena?Sala: A-504
- PO01.414:45 - 15:004DSA - PROCESSOS DE PERMANÊNCIA, SELETIVIDADE E EVASÃO NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇASala: A-504
- PO01.515:00 - 15:154DST - INCLUSÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINOSala: A-504
- PO01.615:15 - 15:304DY6 - CIRCUITOS IDEAIS, REDES DE DISTRIBUIÇÃO REAIS: DIFICULDADES DE APRENDIZADO E DE ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOSSala: A-504
- 15:30 - 15:454DPS - Deslizamento e enchentes: Discutindo plano inclinado e racismo ambiental com quadrinhosSala: A-504
14:00
16:00
CO22
- PO01.114:00 - 14:154EAA - Análise do Processo de Absorção e Dispersão de Radiação Térmica com Microcontrolador Arduino e Sensores Ds18b20Sala: A-302
- PO01.214:15 - 14:304EBX - A INTERFERÊNCIA DA TEMPERATURA NA FREQUÊNCIA DE AFINAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE SOPRO PERTENCENTE À FAMÍLIA DOS METAIS: UMA ABORDAGEM CORRELACIONAL QUANTITATIVA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA E DA ESTATÍSTICA.Sala: A-302
- PO01.314:30 - 14:454EC2 - CORDEL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA DISCUSSÕES CTSA NO ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICASala: A-302
- PO01.414:45 - 15:004ECX - A ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ABORDAGEMCTSASala: A-302
- PO01.515:00 - 15:154EDW - ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONTROVÉRSIA CONTROLADA: A CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS E A DESAPROPRIAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS E QUILOMBOLASSala: A-302
- PO01.615:15 - 15:304EMS - ABORDAGEM CTS VISANDO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AS CONSEQUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOSSala: A-302
14:00
16:00
CO25
- PO01.114:00 - 14:154DPE - Ensino de Física na Educação Não-Formal: Abordagens de Energia na Educação MusealSala: A-505
- PO01.214:15 - 14:304DQP - ASTRONOMIA NA AMAZÔNIA: RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE CURRICULAR ELETIVA DE ASTRONOMIA NO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINSSala: A-505
- PO01.314:30 - 14:454DRY - CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA EM UM MUSEU CIÊNCIAS: O FUNCIONAMENTO DE UM RADARSala: A-505
- PO01.414:45 - 15:004DTV - FISBRINK: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA ITINERANTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO.Sala: A-505
- PO01.515:00 - 15:154DXB - PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA: MONTAGEM DE UM ESPECTROSCÓPIO DE BAIXO CUSTOSala: A-505
- PO01.615:15 - 15:304DXR - ENTRE VOZES E DISCURSOS: A INTERAÇÃO DIALÓGICA EM 'A DANÇA DO UNIVERSO' E A RELAÇÃO CIÊNCIA-IGREJASala: A-505
- PO01.715:30 - 15:454EPA - ESTADO DA ARTE: como se encontram as obras de divulgação científica de Física Quântica no período de 2010 a 2022Sala: A-505
- PO01.815:45 - 16:004EPR - INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA NA MEDIAÇÃO EM MUSEUS DECIÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E INTERATIVAS NOMUSEU DICASala: A-505
14:00
16:00
CO26
- PO01.114:00 - 14:154E4N - ABORDAGEM NÃO-FORMAL PARA O ENSINO SOBRE OS RAIOS CÓSMICOSSala: A-501
- PO01.214:15 - 14:304E62 - INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O EPISÓDIO HISTÓRICO DA GOTA DE ÓLEOSala: A-501
- PO01.314:30 - 14:454ECH - INVESTIGANDO A ASTRONOMIA POR MEIO DO PLANETÁRIO ITINERANTE CÉU DO AGRESTE: UMA VISÃO DOS MONITORESSala: A-501
- PO01.414:45 - 15:004EDF - MOSTRAS CIENTÍFICAS ITINERANTES E ENSINO DE ASTRONOMIA: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DAS ESCOLASSala: A-501
- PO01.515:00 - 15:154EEX - ELABORAÇÃO E APRIMORAMENTO DE UM GUIA EDUCACIONAL PARA O GERADOR DE VAN DE GRAAFF NO PÁTIO DA CIÊNCIA.Sala: A-501
- PO01.615:15 - 15:304EMJ - CADA CIENTISTA, UMA HISTÓRIA: POTENCIALIZANDO O ENSINODE FÍSICA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIASSala: A-501
16:30
18:00
- 16:30 - 18:00MR10 - Museus de Ciência na formação de professores de FísicaSala: Auditório do Instituto de História
- 16:30 - 18:00MR11 - TIC no EnsinoSala: Auditório Professora Violeta Campofiorito
16:30
18:00
Relações interseccionais no Ensino de Ciências
- PO01.116:30 - 18:004ERD - Uma descoberta científica não tem mérito a menos que possa ser explicada a uma garçonete: recortes de gênero no ensino de FísicaSala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (Bloco O)
- PO01.216:30 - 18:004ERE - As implicações dos discursos e atitudes (anti)capacitistas para a inclusão de pessoas com deficiência em cursos de licenciatura de Física e CiênciasSala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (Bloco O)
16:30
18:00
Museus de Ciência na formação de professores de Física
- 16:30 - 18:004ESJ - Museus de Ciência na formação de professores de Física: Por que ainda é tão insipiente entre nós?Sala: Auditório do Instituto de História (Bloco P)
- PO01.116:30 - 18:004ESB - A Divulgação Científica, a Física e Formação de ProfessoresSala: Auditório do Instituto de História (Bloco P)
16:30
18:00
Divulgação científica nas redes sociais
- PO01.116:30 - 18:004ERY - A divulgação científica nas redes sociaisSala: Auditório Professora Violeta Campofiorito (Bloco E)
- PO01.216:30 - 18:004ESD - Divulgação Científica nas redes sociais da Casa da DescobertaSala: Auditório Professora Violeta Campofiorito (Bloco E)
16:30
18:00
Ensino de Ciências no Ensino Fundamental
- PO01.116:30 - 18:004ERZ - O Ensino de Física no Ensino Fundamental, uma vivência com alunos com deficiência visual e múltiplas deficiências a partir da Teoria da AtividadeSala: Auditório Macunaíma (Bloco B)
- PO01.216:30 - 18:004ERJ - ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIASala: Auditório Macunaíma (Bloco B)
18:00
19:30
- 18:00 - 19:30AS00 - Assembleia GeralSala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário