quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

XXVI SNEF. Mini-curso de métodos alternativos em Mecânica quântica via álgebra de Wigner-Heisenberg

Professor Rafael e o monitor de seu mini-curso no XXVI SNEF.

XXVI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), acontece de 20 a 24 de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense(UFF), em Niterói-RJ.

O professor Rafael estará no local do seu mini-curso às 10h. A aula de hoje, 23,  e amanhã, 24,  será pelo blog ciências e educação.

Mini-curso de métodos alternativos em Mecânica quântica via álgebra de Wigner-Heisenberg. 


    A generalização da ssupersimetria (SUSY) dos operadores escada para sistemas de oscilador quântico em dimensões superiores necessita que seja considerado uma hierarquia de hamiltonianos. Portanto, uma generalização alternativa mais direta para sistemas de oscilador via outra álgebra que não incorpore uma hierarquia de hamiltonianos para generalização dos operadores escada, é desejável. Neste contexto, a utilidade oferecida pela álgebra de oscilador generalizado de Wigner-Heisenberg (WH) como uma possível ferramenta algébrica efetiva para a generalização direta dos operadores escada do oscilador usual, que pode ser definida diretamente para o sistema de Wigner associado com potenciais de interesse Físico em conexões fundamentais com osciladores, a qual, ao contrário do método SUSY, não necessita que nenhuma consideração seja feita sobre um sistema de hamiltonianos hierárquico, parece não ter sido explicitada na literatura. Tal esboço da utilidade algébrica da álgebra Wigner-Heisenberg(WH) não somente para sistemas quânticos unidimensionais, mas também para os tridimensionais, é a. nossa motivação principal neste mini-curso.

    Veja a programação do dia 223



    08:00 - 10:00
    M36 - TESTES CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA: RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS E A MEDIDADE IMPACTO NA APRENDIZAGEM

  • 08:00 - 10:00
    M37 - TESTES MULTICAMADAS: UMA INOVAÇÃO AVALIATIVA NO ENSINO DE FÍSICA(Cancelado)

  • 08:00 - 10:00
    M38 - Explorando estruturas e dinâmicas na pesquisa em Ensino de Física: introdução, produção e manipulação de redes sociais com o software Gephi

  • 08:00 - 10:00
    M40 - Ensino por investigação para aulas de Física na educação básica

  • 08:00 - 10:00
    M41 - Construção do POE com Arduíno e Interdisciplinaridade: Um Exemplo Prático com Batimentos Cardíacos

  • 08:00 - 10:00
    M42 - Ensino de física com brinquedos científicos de baixo custo

  • 08:00 - 10:00
    M43 - Atividades Interculturais: Perspectivas e vivências da relação entre Ciência, Arte e Cultura nos muitos mundos (Cancelado)

  • 08:00 - 10:00
    M44 - Visualização e processamento de dados em tempo real para experimentos didáticos de Física

  • 08:00 - 10:00
    M45 - As Tecnnologias Digitais de Informação e Comunicação e as Metodologias Ativas: possibilidades didáticas para o Ensino de Física para uma Aprendizagem Tecnológica Ativa

  • 08:00 - 10:00
    M46 - Ensino de Física e Paulo Freire: possibilidades para a sala de aula por meio da Investigação Temática

  • 08:00 - 10:00
    M48 - A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA (Cancelado)

  • 08:00 - 10:00
    M49 - A Física dos Pulsares: Simulação Pulsar 3D, circuito LED blinker e análise de vídeo com o software Tracker Online

  • 08:00 - 10:00
    M50 - ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS.

  • 08:00 - 10:00
    M51 - A física nos jornais e nas redes sociais: explorando as notícias como indutor do debate científico em sala de aula

  • 08:00 - 10:00
    M52 - Ética na Pesquisa em Ensino de Física e o Uso de Inteligência Artificial

  • 08:00 - 10:00
    M53 - SBF Atual e Futura
08:00
10:00
OficinasVEJA AS SALAS AQUI

  • 08:00 - 10:00
    OF22 - Aprendendo Física através da investigação

  • 08:00 - 10:00
    OF23 - Ferramentas Open Source de Video análise, fotoanálise para Física Experimental.

  • 08:00 - 10:00
    OF24 - IPPOG MASTERCLASSES: HANDS ON PARTICLES PHYSICS (Masterclass Internacional em Física de Partículas)

  • 08:00 - 10:00
    OF25 - Aproximando física e cinema: oficina de produção de curta metragem científico.

  • 08:00 - 10:00
    OF26 - Ensino de Física/Ciências na perpectiva freireana

  • 08:00 - 10:00
    OF27 - Com Ciência Física: Física a partir de experimentos de baixo custo

  • 08:00 - 10:00
    OF28 - Ferramentas digitais para o ensino de mecânica: gifs e videoanálise de experimentos cotidianos. (Cancelado)

  • 08:00 - 10:00
    OF29 - Uma proposta metalinguística: uma Sequência de Ensino Investigativa para ensinar o Ensino por Investigação

  • 08:00 - 10:00
    OF30 - PRIMEIROS SOCORROS e a lei lukas

  • 08:00 - 10:00
    OF31 - Física Aplicada à Anatomia Humana: O caso Osteopatia e sua Biomecânica

  • 08:00 - 10:00
    OF32 - Oficina de Jogos para estudo de Física
10:30
12:00

  • 10:30 - 12:00
    P08 - Política de financiamento
    Sala: Auditório do Instituto de História

  • 10:30 - 12:00
    P07 - César Lattes, física experimental e a institucionalização da ciência
    Sala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

  • 10:30 - 12:00
    P09 - Aquecimento global, o climatologista, e como o ensino de Física e de Ciência
    Sala: Auditório Professora Violeta Campofiorito
10:30
12:00
César Lattes, física experimental e a institucionalização da ciência
  • PO01.1
    00:00 - 00:00
    4ESA - César Lattes, física experimental e a institucionalização da ciência
    Antonio Augusto Passos Videira
    Sala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (Bloco O)
10:30
12:00
Formação de Pesquisadores e Fomento à Pesquisa e à Inovação
  • PO01.1
    00:00 - 00:00
    4ESE - Formação de Pesquisadores e Fomento à Pesquisa e à Inovação
    Ricardo M O Galvão
    Sala: Auditório do Instituto de História (Bloco P)
12:00
14:00
 Almoço
    14:00
    16:00
    CO27
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4EAB - INTERSECÇÃO ENTRE A FÍSICA E A COZINHA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROJETO “DA FÍSICA À COZINHA: CIÊNCIA ACESSÍVEL E DIVERTIDA ATRAVÉS DA CULINÁRIA"
      Anna Carolina Rodrigues Yu; Lais Rodrigues da Silva; RICARDO FAGUNDES FREITAS DA CUNHA
      Sala: A-503
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4EAC - ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: PROPOSTA PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA DISCIPLINA ELETIVA DE SABERES E INVESTIGAÇÃO DA NATUREZA.
      Sângela Laisla Vieira
      Sala: A-503
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4EAF - ENCHENTES NO VALE DO TAQUARI/RS E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
      Darlan Gass; SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI
      Sala: A-503
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4EAJ - REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
      Anna Carolina Momm; André Ary Leonel
      Sala: A-503
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4EAT - ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO USO DO PEER INSTRUCTION NO ENSINO MÉDIO
      Elvis Reis do Nascimento; Jessica Pereira Santos; TIAGO NERY RIBEIRO
      Sala: A-503
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4EB6 - ENSINO DA REFRAÇÃO DA LUZ, POR MEIO DO USO DA ABORDAGEM CTS COMO ALTERNATIVA EM UM AMBIENTE EM QUE SE PREDOMINA ABORDAGEM TRADICIONAL.
      Luiza Bretz Cavalcante Correa; Luis Gustavo D’ Carlos Barbosa
      Sala: A-503
    • PO01.7
      15:30 - 15:45
      4EJQ - MULHERES NA CIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS E DE CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA
      Victor Menner dos Santos Castelhano Cerqueira; Giselle Faur de Castro Catarino; José Claudio de Oliveira Reis
      Sala: A-503
    14:00
    16:00
    CO28
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4EBH - UTILIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MÁQUINAS SIMPLES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
      Jean Carlos Matos de Sousa; Emílio de Lucena Silva; Nelson Barrelo Jr; Bruna Brilhante Sol Sol da Lagua; maria do socorro do nascimento amorim
      Sala: A-306
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4EBP - RALLY DA FÍSICA: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA E LÚDICA DO ENSINO DE TERMODIN MICA
      Abilio Bittar; Paulo Henrique Dias Menezes
      Sala: A-306
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4EBW - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA: UM OLHAR NO ESTUDO NAS MEDIDAS DE TEMPO
      Gilmax José de Lima; Carla Valéria Ferreira Tavares; Heydson Henrique Brito da Silva
      Sala: A-306
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4ECV - EXPLORANDO A GEOLOGIA DE MARTE: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA A PARTIR DE MINERAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO
      Robson Teixeira da Silva; Reginaldo Oliveira Corrêa Junior; José Fernando Pereira Leal
      Sala: A-306
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4EDC - VOCÊ É O QUE VOCÊ COME: A CALORIMETRIA E O CONCEITO DE ENERGIA NO DIA A DIA
      Vitor Hora Dos Santos; SANDRO FERNANDES; Guilherme Jacomo Vanzan; Beatriz Costa Ferreira da Silva; Deise Miranda Vianna; VITORVANI SOARES
      Sala: A-306
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4EDP - METODOLOGIA ABP NO ENSINO DE ACÚSTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
      Flaviano da Silva Felix; Eduarda Beatriz de Lima Teixeira; Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho
      Sala: A-306
    • PO01.7
      15:30 - 15:45
      4EHE - EXPLORANDO O MAGNETISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES PARA ESTIMULAR A CURIOSIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
      Fianma Gabriela Piter da Silva Gomes; Andrea da Silva; ELTON CASADO FIREMAN; Jaqueline Santos Vargas Plaça
      Sala: A-306
    • PO01.8
      15:45 - 16:00
      4EHV - TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA REVISÃO DE TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA
      Fernando Augusto Silva; Frederico Ayres de Oliveira Neto
      Sala: A-306
    14:00
    16:00
    CO29
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4EDR - O USO DO CELULAR EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE FÍSICA
      Adenauro Martini; Josemar da Silva de Oliveira; Renato Ribeiro Guimarães; Dulce Maria Strieder
      Sala: A-401a
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4EDY - O jogo jenga como recurso para o ensino de física.
      Isabella Gomes Silva Honório; Giulia Ramos de Oliveira
      Sala: A-401a
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4EDZ - Estudo do movimento de queda-livre com o auxílio de um photogate, uma placa Arduino Uno e um smartphone.
      Bruno de Souza Faria; Waltercy Borges Guimarães; Tamires R. da Cruz; Luiz O.G. dos Reis; Lara L.M. Azeredo; Helio Salim de Amorim; Edson G. Guedes; Abdoral M. Falcão Jr.; Caroline R. dos Santos
      Sala: A-401a
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4EEV - UMA ANÁLISE DA EDIÇÃO 2023 DO TORNEIO DE FÍSICA PARA MENINAS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRECONIZADOS NA TAXIONOMIA DE BLOOM
      João Victor Tavares; Jefferson Rafael de Oliveira Souza; Debora Coimbra
      Sala: A-401a
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4EFR - SEQUÊNCIA DE ENSINO INESTIGATIVO CONTRA AS FAKE NEWS
      Larissa de Freitas Frinhani; Deise Miranda Vianna
      Sala: A-401a
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4EFX - DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM DE SIMETRIA E LEI DE GAUSS
      Maurizio Santos Scuto; Daniela Szilard Le Cocq D Oliveira
      Sala: A-401a
    • PO01.7
      15:30 - 15:45
      4EG4 - RPG no Ensino de Física – Método de aplicação no ensino de Hidrostática e Hidrodinâmica
      FILIPE FELIX MOURA PATRIARCA MASCARENHAS
      Sala: A-401a
    • PO01.8
      15:45 - 16:00
      4EGJ - PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM FÍSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR
      RAFAELA FARIAS PEREIRA; Vanessa Carvalho de Andrade; William Acioli Freire de Gois; Ronni Geraldo Gomes Amorim; Michel Corci Batista
      Sala: A-401a
    14:00
    16:00
    CO30
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4E6X - FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA NA ABORDAGEM TEMÁTICA:UM PANORAMA À LUZ DE PAULO FREIRE
      Laíza Sturza Loy; Victória da Rosa Lopes Devantier; Caetano Castro Roso
      Sala: E
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4EAQ - ENSINANDO HISTÓRIA DA FÍSICA POR MEIO DA PESQUISA
      Francisco Halyson Ferreira Gomes
      Sala: E
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4EAR - A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
      Isabelly Maria Araújo Rodrigues; Dener da Silva Albuquerque
      Sala: E
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4EAZ - ANÁLISE DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES PARTICIPANTES DA ESCOLA SIRIUS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
      Vitor Acioly; Marcello Madeira; Gabriel Santos Fonseca; Danillo Scoralich; Jasmim Andrade Ezequiel; Francisco Levi Pereira Braga; Rubens Antônio da Silva; ANTÔNIO CARLOS FONTES DOS SANTOS
      Sala: E
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4EBG - O PROFESSOR DE FÍSICA CRÍTICO E O DISCURSO DO PROJETO PEDAGÓGICO: RELAÇÕES ENTRE A PESQUISA E O DOCUMENTO OFICIAL
      Augusto Cesar Araujo Lima; Fernanda Cátia Bozelli
      Sala: E
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4EBY - METODOLOGIAS ATIVAS E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO ENSINO DE FÍSICA
      Emily Cecilia Silva do Nascimento; Dener Da Silva Albuquerque
      Sala: E
    • PO01.7
      15:30 - 15:45
      4ENE - UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA DA ABORDAGEM PARA PROFESSOR EM FORMAÇÃO
      José Henrique Piãotquewicz; Ivanilda Higa; Karine Karsten
      Sala: E
    • PO01.8
      15:45 - 16:00
      4ENQ - O PAPEL DO ENSINO DE FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO CONTRA-HEGEMÔNICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
      Lais Rodrigues da Silva; Rodrigo Trevisano de Barros; Anna Carolina Rodrigues Yu
      Sala: E
    14:00
    16:00
    CO21
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4DXM - SERÁ QUE HÁ ESPAÇO PARA OS SABERES DA FÍSICA NOS WEBCOMICS?
      Edimara Fernandes Vieira
      Sala: A-301
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4E2J - ANÁLISE DO USO DO CHATGPT NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE FÍSICA DO ENEM 2023: UMA ABORDAGEM CRÍTICA E COMPARATIVA
      ARGEMIRO MIDONÊS BASTOS; Cássio Renato Santos; Elys da Silva Mendes; Emanuel Thiago de Oliveira Sousa; Nayara França Alves
      Sala: A-301
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4E2M - REALIDADE AUMENTADA: ENSINO DE FÍSICA COM FOCO NAS LEIS DE KEPLER
      ARGEMIRO MIDONÊS BASTOS; Hendrel Jonnys Feitosa da Silva
      Sala: A-301
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4EBQ - APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ÓPTICA GEOMÉTRICA UTILIZANDO A VIDEOANÁLISE NO ENSINO A DISTÂNCIA
      Lucas Mauricio Sigaud; Giovana da Silva Cardoso; Germano Maioli Penello; Wagner Moreira; Katherine Maslova; Vitor Luiz Bastos de Jesus
      Sala: A-301
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4EDN - Pulsares e o Ensino de Física: Uma Sequência Didática Imersiva para os Anos Finais do Ensino Fundamental
      Lucas Ferreira; Vanessa Carvalho de Andrade
      Sala: A-301
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4EEG - COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA
      ESTEFANO VIZCONDE VERASZTO; Eufrasio Pérez Navío; Antonio Medina Rivilla; Luciana Maria Estevam Marques; José Tarcísio Franco de Camargo
      Sala: A-301
    • PO01.7
      15:30 - 15:45
      4EMZ - Atuação e motivo de escolha dos professores que lecionam a disciplina de Cultura Digital
      Mauricio José Testa; Tiago Schipp; DIONI PAULO PASTORIO
      Sala: A-301
    • PO01.8
      15:45 - 16:00
      4EQZ - E-BOOK INTERATIVO DE CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
      Liliane Faria de Almeida Calatrone; Monica de Mesquita Lacerda
      Sala: A-301
    14:00
    16:00
    CO23
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4ECG - PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
      Aline Costalonga Gama; Judismar Tadeu Guaitolini Junior; Leonardo Pereira Gama
      Sala: A-305
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4EEJ - IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NO ENSINO DE FÍSICA: CALENDÁRIOS E O FERIADO DE 20 DE NOVEMBRO COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS
      Aline Costalonga Gama; Judismar Tadeu Guaitolini Junior; Leonardo Pereira Gama
      Sala: A-305
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4EEW - MICROAGRESSÕES E O IMPACTO NO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE FÍSICA DE GRADUANDAS E PÓS-GRADUANDAS EM FÍSICA: UM ESTUDO QUALITATIVO
      Bruna Dayana Lemos Pinto Ramos; Adriana Pereira Ibaldo; Agnaldo da Conceição Esquincalha
      Sala: A-305
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4EFS - UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO INCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM O USO DE MODELAGEM E IMPRESSORA 3D
      RAFAEL MORAES FERREIRA; Erica Cristina Nogueira
      Sala: A-305
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4EGN - Uma proposta lúdica utilizando o Relógio de Sol para formação de professores no Ensino de Física e Astronomia
      Bernardo Correa Massaud; Rafaela Ribeiro da Silva; Gabriel Fernandes Silva; Rodrigo Trevisano de Barros; Lais Rodrigues da Silva
      Sala: A-305
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4EHD - DESAFIOS E TRAJETÓRIAS: O LEGADO E A INVISIBILIDADE DAS CALCULADORAS NEGRAS NO ENSINO DE FÍSICA
      Rafaela Bianca Ferreira Moço; Priscila do Amaral; Andreia Guerra de Moraes
      Sala: A-305
    • PO01.7
      15:30 - 15:45
      4EMN - O ENSINO DE FÍSICA E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DOS SNEF
      Andressa Melo Jacques; André Ary Leonel
      Sala: A-305
    • PO01.8
      15:45 - 16:00
      4EPW - EXPERIÊNCIA PIBID NO IFB – OFICINA SOBRE O PODCAST FÍSICA AGORA E VIOLÊNCIA ESCOLAR
      Lucas Almeida Benevides; Amanda de Araujo Clifford; Vanessa Carvalho de Andrade; Marcos Ribeiro Rabelo de Sá
      Sala: A-305
    14:00
    16:00
    CO24
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4DRF - DIVERSIDADE DE GÊNERO NAS IMAGENS DAS TRÊS OBRAS MAIS ESCOLHIDAS DO PNLD 2021 DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
      Alysson Ramos Artuso; Mariana Purkota; Giovana Martins Claudino; NILSON MARCOS DIAS GARCIA; ALISSON ANTONIO MARTINS
      Sala: A-504
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4DRG - DIVERSIDADE DE COR, RAÇA E ETNIA NAS IMAGENS DAS TRÊS OBRAS MAIS ESCOLHIDAS DO PNLD 2021 DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
      Alysson Ramos Artuso; Giovana Martins Claudino; Mariana Purkota; NILSON MARCOS DIAS GARCIA; ALISSON ANTONIO MARTINS
      Sala: A-504
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4DS2 - Teatro no ensino de física: inclusão em cena?
      Thaís Mendonça Marques; Ana Beatriz Vaz de Azevedo; Artur Batista Vilar; Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima
      Sala: A-504
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4DSA - PROCESSOS DE PERMANÊNCIA, SELETIVIDADE E EVASÃO NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA
      João Paulo Ramos de Moraes; Carolina Rodrigues Souza
      Sala: A-504
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4DST - INCLUSÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO
      Carolina Moreira Mosqueira
      Sala: A-504
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4DY6 - CIRCUITOS IDEAIS, REDES DE DISTRIBUIÇÃO REAIS: DIFICULDADES DE APRENDIZADO E DE ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
      Luana de Menezes Bonfim; NATHAN CARVALHO PINHEIRO
      Sala: A-504

    • 15:30 - 15:45
      4DPS - Deslizamento e enchentes: Discutindo plano inclinado e racismo ambiental com quadrinhos
      EDUARDO OLIVEIRA RIBEIRO DE SOUZA
      Sala: A-504
    14:00
    16:00
    CO22
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4EAA - Análise do Processo de Absorção e Dispersão de Radiação Térmica com Microcontrolador Arduino e Sensores Ds18b20
      Thiago Auer Camilo de Jesus; Laércio Ferracioli; Carlos A. C. Passos
      Sala: A-302
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4EBX - A INTERFERÊNCIA DA TEMPERATURA NA FREQUÊNCIA DE AFINAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE SOPRO PERTENCENTE À FAMÍLIA DOS METAIS: UMA ABORDAGEM CORRELACIONAL QUANTITATIVA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA E DA ESTATÍSTICA.
      Ruth Gabrielle Rodrigues Matias; Weslei Silva de Araújo; Rogério Ferreira da Costa; Lucas Bernardes Borges
      Sala: A-302
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4EC2 - CORDEL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA DISCUSSÕES CTSA NO ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
      Francisco Emanoel de Souza; Flávia Polati Ferreira
      Sala: A-302
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4ECX - A ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ABORDAGEMCTSA
      José Euripedes Bezerra Brito; Marcelo Zanotello
      Sala: A-302
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4EDW - ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONTROVÉRSIA CONTROLADA: A CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS E A DESAPROPRIAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
      Rodrigo Caetano; Thomas B. Fejolo; Luiz Augusto de Carvalho Carmo
      Sala: A-302
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4EMS - ABORDAGEM CTS VISANDO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AS CONSEQUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS
      Laryssa Paiva Novelino Gama; ISA COSTA
      Sala: A-302
    14:00
    16:00
    CO25
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4DPE - Ensino de Física na Educação Não-Formal: Abordagens de Energia na Educação Museal
      Raquel Campos Martins; Thiago Zanon Denegri Lima; Guilherme Soares Campos; Luís Carlos Victorino de Oliveira
      Sala: A-505
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4DQP - ASTRONOMIA NA AMAZÔNIA: RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE CURRICULAR ELETIVA DE ASTRONOMIA NO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS
      Lucas Teixeira Picanço
      Sala: A-505
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4DRY - CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA EM UM MUSEU CIÊNCIAS: O FUNCIONAMENTO DE UM RADAR
      Isabela Felix Elizio Vieira; Matheus de Souza Abrantes; Amanda Santos SIlva; Simone Pinheiro Pinto
      Sala: A-505
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4DTV - FISBRINK: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA ITINERANTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
      Sophia Camargo Soares Pereira; JONNY NELSON TEIXEIRA
      Sala: A-505
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4DXB - PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA: MONTAGEM DE UM ESPECTROSCÓPIO DE BAIXO CUSTO
      Lorena de Camargo Muchak; Yan Henrique dos Santos; Álvaro Emílio Leite
      Sala: A-505
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4DXR - ENTRE VOZES E DISCURSOS: A INTERAÇÃO DIALÓGICA EM 'A DANÇA DO UNIVERSO' E A RELAÇÃO CIÊNCIA-IGREJA
      Yasmin Campos Sales; Guilherme da Silva Lima
      Sala: A-505
    • PO01.7
      15:30 - 15:45
      4EPA - ESTADO DA ARTE: como se encontram as obras de divulgação científica de Física Quântica no período de 2010 a 2022
      Gabriel Adriano de Jesus Reis; RAFAELLE DA SILVA SOUZA
      Sala: A-505
    • PO01.8
      15:45 - 16:00
      4EPR - INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA NA MEDIAÇÃO EM MUSEUS DECIÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E INTERATIVAS NOMUSEU DICA
      Pablo Gabriel Oliveira Araujo; Cecília Veras Paim; Silvia Martins; Matheus Barros
      Sala: A-505
    14:00
    16:00
    CO26
    • PO01.1
      14:00 - 14:15
      4E4N - ABORDAGEM NÃO-FORMAL PARA O ENSINO SOBRE OS RAIOS CÓSMICOS
      Letícia Carvalho; Marcus S. Carrião
      Sala: A-501
    • PO01.2
      14:15 - 14:30
      4E62 - INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O EPISÓDIO HISTÓRICO DA GOTA DE ÓLEO
      Jorge Augusto de Freitas de Oliveira; Larissa do Nascimento Pires; Felipe Damasio
      Sala: A-501
    • PO01.3
      14:30 - 14:45
      4ECH - INVESTIGANDO A ASTRONOMIA POR MEIO DO PLANETÁRIO ITINERANTE CÉU DO AGRESTE: UMA VISÃO DOS MONITORES
      Claudio Mateus da Silva; José França de Andrade; Thaiane Almeida de Melo; Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho
      Sala: A-501
    • PO01.4
      14:45 - 15:00
      4EDF - MOSTRAS CIENTÍFICAS ITINERANTES E ENSINO DE ASTRONOMIA: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DAS ESCOLAS
      SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI; Andréia Spessatto De Maman; Elise Cândida Dente; Cristine Inês Brauwers; Marli Teresinha Quartieri
      Sala: A-501
    • PO01.5
      15:00 - 15:15
      4EEX - ELABORAÇÃO E APRIMORAMENTO DE UM GUIA EDUCACIONAL PARA O GERADOR DE VAN DE GRAAFF NO PÁTIO DA CIÊNCIA.
      João Alberto Mendonça Longo; Henrique Gomes Arantes; Marcus S. Carrião
      Sala: A-501
    • PO01.6
      15:15 - 15:30
      4EMJ - CADA CIENTISTA, UMA HISTÓRIA: POTENCIALIZANDO O ENSINODE FÍSICA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
      CARINE PEREIRA BRAGA
      Sala: A-501
    16:30
    18:00

    • 16:30 - 18:00
      MR10 - Museus de Ciência na formação de professores de Física
      Sala: Auditório do Instituto de História

    • 16:30 - 18:00
      MR11 - TIC no Ensino
      Sala: Auditório Professora Violeta Campofiorito
    16:30
    18:00
    Relações interseccionais no Ensino de Ciências
    • PO01.1
      16:30 - 18:00
      4ERD - Uma descoberta científica não tem mérito a menos que possa ser explicada a uma garçonete: recortes de gênero no ensino de Física
      Rena de Paula Orofino
      Sala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (Bloco O)
    • PO01.2
      16:30 - 18:00
      4ERE - As implicações dos discursos e atitudes (anti)capacitistas para a inclusão de pessoas com deficiência em cursos de licenciatura de Física e Ciências
      Marcela Ribeiro da Silva
      Sala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (Bloco O)
    16:30
    18:00
    Museus de Ciência na formação de professores de Física

    • 16:30 - 18:00
      4ESJ - Museus de Ciência na formação de professores de Física: Por que ainda é tão insipiente entre nós?
      Douglas Falcão
      Sala: Auditório do Instituto de História (Bloco P)
    • PO01.1
      16:30 - 18:00
      4ESB - A Divulgação Científica, a Física e Formação de Professores
      Paulo Henrique Colonese
      Sala: Auditório do Instituto de História (Bloco P)
    16:30
    18:00
    Divulgação científica nas redes sociais
    • PO01.1
      16:30 - 18:00
      4ERY - A divulgação científica nas redes sociais
      RAFAELLE DA SILVA SOUZA
      Sala: Auditório Professora Violeta Campofiorito (Bloco E)
    • PO01.2
      16:30 - 18:00
      4ESD - Divulgação Científica nas redes sociais da Casa da Descoberta
      Erica Cristina Nogueira
      Sala: Auditório Professora Violeta Campofiorito (Bloco E)
    16:30
    18:00
    Ensino de Ciências no Ensino Fundamental
    • PO01.1
      16:30 - 18:00
      4ERZ - O Ensino de Física no Ensino Fundamental, uma vivência com alunos com deficiência visual e múltiplas deficiências a partir da Teoria da Atividade
      Sofia Castro Hallais
      Sala: Auditório Macunaíma (Bloco B)
    • PO01.2
      16:30 - 18:00
      4ERJ - ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA
      Priscila do Amaral
      Sala: Auditório Macunaíma (Bloco B)
    18:00
    19:30

    • 18:00 - 19:30
      AS00 - Assembleia Geral
      Sala: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

    Blog rafaelrag

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário