quinta-feira, 1 de agosto de 2024

UFCG vai implantar Rede Wi-Fi institucional nesta quinta

Solenidade de lançamento será online e transmitida pela TV UFCG a partir das 10h.


Será lançada nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, a rede Wi-FI da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A solenidade será online e transmitida pelo canal TV UFCG no Youtube a partir das 10h.

A primeira fase do projeto vai beneficiar os seguintes setores do campus sede: setor B (Bloco BG e área de convivência), setor C (Bloco CAA, Biblioteca Central e áreas de convivência), Restaurante Universitário (RU) e o Centro de Eventos Rosa Tânia. Cada pessoa poderá ter até dois dispositivos conectados simultaneamente à rede.

“Mais um passo significante na modernização tecnológica da nossa instituição. As ações e aquisições em Tecnologias da Informação e Comunicação também são destaques deste novo fazer administrativo. A implantação da rede Wi-Fi UFCG é um marco expressivo por atender uma demanda histórica da nossa comunidade”, celebrou o reitor Antônio Fernandes.

Cadastro

Para ter acesso à rede Wi-Fi UFCG, a comunidade acadêmica deverá acessar o Portal de Sistemas Integrados (PSI) e, no campo Acesso Wi-Fi CAFe, criar uma senha. Lembrando que, por motivos de segurança, não será permitido usar mesma senha do PSI e Sistema Eletrônico de Informações (SEI), nem a senha dos Sistemas Integrados de Gestão (SIGs).



Confira aqui o passo-a-passo.



Além do acesso à rede Wi-Fi UFCG, a mesma senha dará acesso a Rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e Eduroam (Education Roaming).



“A CAFe é uma infraestrutura de autenticação federada para instituições de ensino e pesquisa brasileiras, na qual seus membros podem acessar serviços avançados e recursos digitais compartilhados, nacionais e internacionais, de maneira segura e prática", explica a Ianna Kobayashi, diretora do Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da UFCG.



Já o Eduroam é um serviço global de Wi-Fi acadêmico, confiável e distribuído em todo o mundo. Ele permite que membros da comunidade acadêmica, como estudantes, pesquisadores e professores, se conectem à internet em qualquer campus ou instituição afiliada, apenas usando suas credenciais de acesso institucional.



Investimentos em TIC (2021 a 2024)



Desde 2021, a UFCG vem investindo em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com a adoção, neste ano, dos sistemas SIGs da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2022, com investimento aproximado de R$ 5 milhões, foram adquiridos os equipamentos do Datacenter para abrigar os sistemas de processamento, transmissão e armazenamento de dados da instituição. Os equipamentos foram entregues em abril de 2023 e sua implantação foi realizada nos meses seguintes.



Para dar suporte ao novo Datacenter, foi criada uma infraestrutura de telecomunicações de rede passiva da malha óptica - o backbone ou “espinha dorsal”, que fornece o suporte central para que múltiplas redes se conectem e conversem umas com as outras. O novo Backbone óptico da UFCGnet foi projetado pela Prefeitura Universitária (PU) juntamente com STI e a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), substituindo uma estrutura defasada com fibras ópticas de 30 anos.



Para atender os requisitos de Segurança da Informação e Comunicação, também foi feito investimento com aquisição de uma solução corporativa em firewall, dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.



De acordo com o secretário de Planejamento e Orçamento da UFCG, Vinícius Moreira, este é um momento muito especial para a instituição. “É uma entrega que vai melhorar o dia a dia da nossa comunidade. Era algo que parecia trivial, mas que teve que passar por um conjunto de etapas e investimentos para que pudéssemos vencer essa lacuna de 20 anos", observou.



Segundo ele, a implantação da rede foi um trabalho em conjunto com o apoio da Reitoria e envolveu servidores da Seplan, do STI e da Prefeitura Universitária. "Nós esperamos que a comunidade acadêmica aproveite e faça bom uso do serviço” destacou, adiantando que os próximos passos é que a Rede Wi FI seja ampliada para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e para os campi fora de sede.



(Ascom UFCG)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário