terça-feira, 2 de julho de 2024

AS RELAÇÕES ENTRE O RURAL E URBANO E A VILA SÃO JOÃO

 


A história geográfica humana do Brasil, é a história da interação dos espaços urbano e rural, suas relações, sua ocupação, povoamento e suas relações econômicos-sociais e políticas.

Nossa urbanização é um processo continuo, crescente, desigual e excludente. A riqueza cresceu, mas a miséria cresceu muito mais no processo de modernização conservadora.  

 “Entre 1940 e 1980, dá-se verdadeira inversão quanto ao lugar de residência da população brasileira. Há meio século atrás (1940), a taxa de urbanização era de 26,35%, em 1980 alcança 68,86%.”  (In: Miton Santos, 1993, p. 29).

Leia mais


Ocorreu um forte movimento de urbanização depois da segunda guerra mundial.   

Santos (1993, p.33) afirma que:

 “O Brasil moderno é um pais onde a população agrícola cresce mais depressa que a população rural.” E continuando, ele diz: 

“A população agrícola torna-se maior que a rural exatamente porque uma parte da população agrícola formada por trabalhadores do campo estacionais (os boias frias) (J. Graziano da Silva, 1989) é urbana pela sua residência. Um complicador a mais para nossos velhos esquemas cidade-campo.”  


Segundo Lobato Corrêa (1989, p. 20): 

“A complexidade da ação dos agentes sociais inclui práticas que levam a um constante processo de reorganização espacial que se faz via incorporação de novas áreas ao espaço urbano,”

“Em Alagoa Grande, o povoado Rabo da Gata tem uma origem histórica. O proprietário rural Severino Ramalho tinha uma propriedade chamada Jacu, distante três quilômetros do centro da cidade.” (MELO, 2019, p. 51).

Segundo Melo (idem, ibidem):

“Severino Ramalho incentivou a construção de casas de morada, no local onde antes só existia um caminho, e organizou a construção de uma estrada e uma futura avenida bem larga para a época no local que se tornou uma povoação que levaria o nome popular de Rabo da Gata, por causa da distância da cidade de Alagoa Grande. Posteriormente, com a urbanização o local passou a se chamar de Vila São João.” 

Houve a incorporação de área rural a área urbana e o processo de urbanização espacial com a incorporação da área rural do Rabo da Gata (atual Vila São João) ao espaço urbano.    

Foi uma conversão da terra rural em terra urbana, no processo de transformação do espaço rural em urbano. 

Mesmo com a passagem para o urbano, o espaço rural continua com atividades econômicas e com características da ruralidade, com produção agrícola e trabalhadores agrícolas. 

Segundo Santos (1993, p. 50), 

 “Com a modernização agrícola, o consumo produtivo tende a se expandir e a representar uma parcela importante das trocas entre os lugares da produção agrícola e as localidades urbanas.” 

A história geográfica do Brasil é a história da interação dos espaços urbano e rural, suas relações , sua ocupação, povoamento  e  suas relações econômicos-sociais e políticas.

A urbanização é um processo continuo, crescente, desigual e excludente. A riqueza cresceu, mas a miséria cresceu muito mais no processo de modernização.  


  Fonte: Seminário Temático IV, UEPB, Martinho Ramalho de Melo. Licenciatura em geografia, período 2024.1, apresentação em 17/05/2024

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário