No dia 3 de novembro, o professor Rafael Rodrigues acompanhou sua filha na delegacia de Policia Civil de Campina Grande para ela fazer um BO devido ter perdido sua carteira de identidade e sendo exigência para fazer o ENEM.
Neste domingo (5) será realizado o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, para o qual se inscreveram mais de 3,9 milhões de estudantes em todo o país.
O exame é uma das principais portas de entrada no ensino superior por meio da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser usado para ter acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos). Suas notas também são usadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas Brasil afora.
Por sua importância, todos os participantes precisam se atentar às exigências e aos horários para que consigam realizar as provas sem problemas e se concentrem apenas nas questões.
Leia mais
Nesse primeiro dia serão aplicadas a prova de Redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira –Inglês ou Espanhol-, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além de outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Na redação, o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
ChatGPT, etarismo e clima: veja possíveis temas da redação do Enem 2023
Neste ano, cerca de 50 mil inscritos no Enem que foram alocados em locais a mais de 30 km das suas casas terão a oportunidade de fazer as provas em outra data, nos dias 12 e 13 de dezembro.
Esses inscritos prejudicados deverão submeter seus pedidos para a análise página do participante, onde haverá uma aba específica para isso. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.
Veja, abaixo, as principais informações para o primeiro dia de prova.
QUAL É O HORÁRIO DA PROVA?
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da prova às 13h30 (horários de Brasília).
QUAL É O TEMPO DE PROVA?
Neste primeiro domingo, a prova será das 13h30 às 19h (20h para participantes com tempo adicional e 21h para aqueles que farão a videoprova em libras).
Serão corrigidas somente as redações transcritas para a folha de redação e as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras.
QUAL DOCUMENTO PRECISO LEVAR?
Nos dias de provas serão aceitos documentos de identificação originais e com foto. A novidade este ano é que o Inep aceitará os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
São documentos impressos válidos:
– Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados
– Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade
– Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação.
O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA?
– Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente
– Documento de identificação válido (físico ou digital)
– Cartão de confirmação de inscrição
– Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
O QUE NÃO PODE LEVAR NO DIA DAS PROVAS?
Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:
– Declaração de comparecimento impressa
– Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
– Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos; Livros, manuais, impressos e anotações
– Protetor auricular; Relógio de qualquer tipo
– Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar
– Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico
– Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
– Bebidas alcoólicas
– Drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco
– Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
* CLAUDINEI QUEIROZ (SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário