A primeira comprovação do efeito Doppler foi obtida pelo cientista alemão Christoph B. Ballot, em 1845, em um experimento com ondas sonoras.
Em ondas eletromagnéticas, esse mesmo fenômeno foi descoberto de maneira independente, em 1848, pelo francês Hippolyte Fizeau. Por esse motivo, o efeito Doppler também é chamado efeito Doppler-Fizeau.
CARACTERÍSTICAS
O comprimento de onda observado é maior ou menor conforme sua fonte se afaste ou se aproxime do observador.
No caso de aproximação, a freqüência aparente da onda recebida pelo observador fica maior que a freqüência emitida. Ao contrário, no caso de afastamento, a freqüência aparente diminui.
Um exemplo típico é o caso de uma ambulância com sirene ligada que passe por um observador. Ao se aproximar, o som é mais agudo e ao se afastar, o som é mais grave. De modo análogo, ao trafegar em uma estrada, o ruído do motor de um automóvel que vem em sentido contrário apresenta-se mais agudo enquanto ele se aproxima, e mais grave a partir do momento em que se afasta (após cruzar com o observador).
Nas ondas luminosas este fenômeno é observável quando a fonte e o observador se afastam ou se aproximam com grande velocidade relativa. Neste caso, o espectro da luz recebida apresenta desvio para o vermelho (quando se afastam) e desvio para o violeta (quando se aproximam).
Medição de velocidades
O efeito Doppler permite a medição da velocidade de objetos através da reflexão de ondas emitidas pelo próprio equipamento de medição, que podem ser radares, baseados em radiofreqüência, ou lasers, que utilizam freqüências luminosas.
Muito utilizado para medir a velocidade de automóveis, aviões, bolas de tênis e qualquer outro objeto que cause reflexão, como, na Mecânica dos fluidos e na Hidráulica, em partículas sólidas dentro de um fluido em escoamento.
Em astronomia, permite a medição da velocidade relativa das estrelas e outros objetos celestes luminosos em relação à Terra. Essas medições permitiram aos astrônomos concluir que o universo está em expansão, pois quanto maior a distância desses objetos, maior o desvio para o vermelho observado.
Na medicina, um ecocardiograma utiliza este efeito para medir a direção e velocidade do fluxo sanguíneo ou do tecido cardíaco.
O efeito Doppler é de extrema importância quando se está comunicando a partir de objetos em rápido movimento, como no caso dos satélites.
Solução
Dados:
f = 106 Hz (frequência no SI) e λ= (comprimento de onda)?
ν = λ f(Equação fundamental da onda)
b) Qual é o período dessa onda eletromagnética?
4) Numa harpa uma das cordas tem massa igual a 0,15 kg e comprimento 120 cm.
a) Dizer a natureza, o tipo e a velocidade na atmosfera da onda sonora.
b) Qual a densidade linear nessa corda?
c) Sendo 20 m/s a velocidade de propagação dos pulsos transversais que percorrem essa onda, determine a tração na mesma em Newton.
5) Em um lago, o vento produz ondas periódicas que se propagam com velocidade de 200 cm/s e uma frequência de 0,2 Hz.
a) Determine a freqüência de oscilação de um barco, quando este se movimenta em sentido contrário ao da propagação das ondas com uma velocidade de 800 cm/s.
b) Calcule o período de oscilação desse barco.
6) Um pulso isolado, cuja forma de onda é dado pela função h(x - 5 t) é mostrado na
figura à seguir para t = 0 , onde x é dado em centímetros e t é dado em segundos.
a) Qual a velocidade de propagação deste pulso?
b) Qual o sentido de propagação deste pulso?
c) Trace o gráfico h(x - 5 t) como uma função de x para t = 2s .
d) Trace o gráfico h(x - 5 t) como uma função de t para x = 10cm .
7) Um pulso isolado, cuja forma de onda é dado pela função h(x - 5 t) é mostrado na figura à seguir para t = 0 , onde x é dado em centímetros e t é dado em segundos.
a) Qual a velocidade de propagação deste pulso?
b) Qual o sentido de propagação deste pulso?
c) Trace o gráfico h(x - 5 t) como uma função de x para t = 2s .
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8) Mostre que y(x,t) = A sen(k x - w t) pode ser reescrito nas seguintes formas alternativas:
a) y(x,t) = A sen[k (x - v t)]
b) y(x,t) = A sen[2π (x / λ - f t)]
c) y(x,t) = A sen[w (x / v - t) ]
d) y(x,t) = A sen[2π [x / λ - t / T)]
9) Questão do ENEM 2018: interferência construtiva e destrutiva de ondas
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