O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) tem divulgado em seu blog ciências e educação alguns boletins sobre a COVID-109, na Paraíba.
Pesquisador ainda considera temerário relaxamento do rigor das medidas tendo em vista o alto número de casos e a baixa cobertura vacinal.
Em Relatório de Pesquisa semanal divulgado ontem, segunda-feira, dia 5, o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), apresentou uma notícia positiva: as curvas gráficas de novos casos e de óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19 tiveram quedas expressivas em Campina Grande, João Pessoa e no Estado da Paraíba como um todo.
“É fato que as taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria estão diminuindo, hoje em 52% e 41% respectivamente, bem como os óbitos. Entretanto, considerando os novos decretos que flexibilizam bastante o funcionamento de várias atividades, é um temor relaxar o rigor das medidas neste momento, tendo em vista o número ainda alarmante de casos e a baixa cobertura vacinal: apenas 13,11% da população completamente vacinada” comentou o professor. “O alerta, então, busca evitar o efeito “decreto sanfona”, que frequentemente altera a flexibilidade das atividades econômicas, causando transtornos à população paraibana e colocando em risco a vida dos paraibanos”, completou.
Segundo o trabalho, estima-se que, até o próximo sábado, dia 10, o Estado contabilizará 409.880 casos, registrando 8.807 mortes. Já Campina Grande deve alcançar os 39.118, com 1.043 óbitos.
O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).
Acesse aqui para acessar o relatório na íntegra.
(Ascom UFCG, com dados da UAEI)
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário