Ontem, quarta-feira, 9 de junho, o professor Rafael Rodrigues levou as bolsistas Quilombolas de Caiana dos Crioulos Simone Santino(Curso de Educação do Campo) e Maria Vitória(curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos) para visitarem o IQUANTA da UFCG, campus sede, no bairro de Bodocongó em Campina Grande. Ambas quilombolas estudam na UFCG, campus Sumé. Elas viram também o novo Telescópio Uirapuru instalado na UFCG.
O professor Aércio de Lima, diretor do IQUANTA e o professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, neste período de recesso da UFCG, até o dia 20 de junho, irão concluir as redações e submeter a publicação de alguns resultados de seus trabalhos de pesquisa.
Solidariedade com os Quilombolas
A quilombola universitária Simone na oportunidade levou o seu notebook para ser consertado e, após mostrar para o professor Aércio, no IQUANTA, deixou com o técnico Edijaelson de Areia que trabalha em Campina Grande. O seu notebook foi comprado, há 9 meses atrás, pelo professor Rafael Rodrigues, em uma loja de Campina Grande e ainda está na garantia. Ela pagou com o dinheiro da bolsa quilombola, em dez parcelas de R$300, para o professor Rafael.
Novo Telescópio instalado na UFCG, em 19 de março desse ano, pertencente a unidade acadêmica de Física.
O Programa de Pós-Graduação em Física da UFCG conta com um novo laboratório, o Uirapuru. Trata-se de uma das cornetas piloto do rádio telescópio Bingo (outrigger) que será utilizada para medidas dos chamados Fast Radio Bursts (pulsos rápidos de rádio), de sinais de pulsares e futuramente para triangulação dos sinais das BAO e de outros fenômenos de rádio aferidos no Bingo. Começa uma nova era da radioastronomia no Brasil e na Paraíba.
Blog rafaelrag.
Nenhum comentário:
Postar um comentário