sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Inauguradas novas instalações do Hospital Universitário de Cajazeiras




Solenidade aconteceu na manhã desta sexta, dia 10

Com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kebler Morais, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 10, as novas instalações do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras.

Em solenidade, no Auditório do Centro de Formação de Professores (CFP), a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, apresentou o histórico, de criação e federalização, e o plano de reestruturação da unidade hospitalar.

Considerando o HUJB um embrião que se desenvolve, a superintendente falou dos desafios a serem enfrentados (Plano Diretor), entre eles, a absorção e fixação de médicos, ampliação dos leitos e serviços, a definição do papel da unidade na Rede de Atenção à Saúde e à integração docente, iniciando um processo de ensino e pesquisa integrado.

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, exaltou a memória do médico Júlio Bandeira, "que, além de fundador, era um morador do hospital - tamanha sua dedicação ao projeto". Também falou da consolidação e ampliação das parcerias entre a prefeitura e a UFCG; e, também, de ações conjuntas com o governo federal em atenção à saúde.

O diretor do CFP, Antônio Fernandes, expressou o contentamento por ter participado do processo de criação do curso de Medicina que resultou no HUJB, juntamente com o então reitor Thompson Mariz; o atual, Edilson Amorim;  os ex-diretores Fábio de Freitas e Cezário Almeida; e o primeiro diretor do hospital, Francisco Figueiredo. Encerrando, agradeceu à Ebserh e afirmou que ainda é preciso muito fazer e que muito pedirá "porque somos bons sonhadores e teimosos".
 Leia mais

Kleber Morais afirmou ao prefeito que o pedido de Cajazeiras era também o seu pedido e que o seu apoio era incondicional. Como também se comprometeu em trabalhar para ampliação do HUJB, afirmando que os hospitais universitários têm olhar diferenciado do ministro da Educação "o que permitirá o desenvolvimento acelerado desse embrião", citando a superintende.

O reitor, ao fazer um breve histórico, lembrou que por um ano o Colegiado Pleno foi impedido de discutir a contratualização com a Ebserh, o que prejudicou o cronograma de tantas realizações num cenário econômico mais promissor. Também registrou ações de um reitor visionário, Thompson Mariz, e de um "terrorista do bem", Francisco Figueiredo, na luta pela federalização.

Edilson Amorim agradeceu a ex-prefeita Denise Oliveira pelo comprometimento na gestão da folha de pagamento dos servidores temporários por dois anos. E solicitou à Presidência da Ebserh a retomada da agenda para construção do hospital geral de Cajazeiras que "ficou na sombra" mesmo sendo incluído no programa orçamentário Mais Médicos 2014.

Encerrou afirmando sentir-se realizado por ter participado do planejamento do projeto, quando vice-reitor, e de tê-lo executado ao longo do seu reitorado com Vicemário Simões.

Após a exibição de um vídeo documental, houve o descerramento da placa inaugural e visita às novas instalações.

Novas Instalações

O processo de reestruturação do HUBJ custou cerca de R$ 4 milhões e sua área foi expandida em quase 1600 metros, totalizando uma área de 3.476,73 metros. A ampliação permitiu a criação dos novos setores de Obstetrícia e Ginecologia, bem como do Setor de Pediatria. Além disso, também foram criadas uma Farmácia e um novo almoxarifado.

O HUJB abrange cerca de 175 mil pessoas de 15 municípios pertencentes à Nona Gerência Regional de Saúde do Estado da Paraíba.

Blog rafaelrag com Marinilson Braga - Ascom/UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário