domingo, 17 de maio de 2015

Promotor João Benjamim apresenta projeto do Ministério Público em Aalagoa Grande de Combate a Droga. Atenção aos Usuários de Drogas e à Família

Juiza Dra. Francilucy Rejane de Souza e o o jovem promotor Dr. João Benjamim Neto

Adendo do Blog rafaelrag. Parabéns para o promotor João Benjamim Delgado Neto pelo belo projeto, que servirá de modelo no brejo Paraibano. “Atenção aos Usuários de Drogas e à Família”.

A Promotoria de Alagoa Grande realizou, na última quarta-feira, 13 de maio, uma audiência para apresentar às autoridades e à sociedade o projeto do planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba “Atenção aos Usuários de Drogas e à Família”. O promotor de Justiça João Benjamim Delgado Neto, que presidiu a audiência, explicou que o objetivo do projeto é fortalecer a rede de tratamento aos usuários de drogas e a seus familiares, por meio de capacitações dos membros da rede, de fiscalização nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e incentivo à implantação de tratamento envolvendo a comunidade e a família.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Cíveis e da Família, Paula Camillo, um das gestoras do projeto estratégico, explicou as atividades que serão desenvolvidas no plano. O projeto é coordenado pelos Caops Cíveis e Família e da Saúde, que tem à frente a promotora Adriana Amorim. Já a coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz, destacou a importância de fortalecimento da rede.
Para a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), de Alagoa Grande, Rita Luziete de Lima, existe a necessidade de fazer um mapeamento dos casos para haja fortalecimento da política pública preventiva.


Recomendação

Durante a reunião, o promotor entregou ao prefeito de Alagoa Grande, Hildon Navarro, e aos secretários de Saúde e Assistência Social uma recomendação para que, no prazo de 90 dias, providenciem, a logística necessária com a finalidade de encaminhar os profissionais de saúde e da rede de atendimento psicossocial do município para realizar capacitação junto ao IFPB sobre tratamento comunitário de usuários de álcool e drogas.
Foi recomendado ainda que, no prazo de 30 dias, sejam tomadas as providências necessárias para implantação do fórum permanente de voltado à adoção de estratégias de atuação em casos específicos. Esse fórum deve ser composto por representantes do Ministério Público, Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Cras, Creas, Caps, Conselhos Tutelar e Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e fará o mapeamento dos usuários a ser feito pelos agentes comunitários de saúde.

Blog rafaelrag com o Ministério Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário