sexta-feira, 29 de maio de 2015

Bolsistas criam sistema para apoiar ações científicas em escolas públicas

A plataforma não está relacionada diretamente com o tema do doutorado, mas sim à condição de bolsista da Capes
Um grupo de bolsistas de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) decidiu criar uma plataforma online para apoiar atividades de desenvolvimento científico em escolas públicas brasileiras. Trata-se da +Science, em que professores da rede pública de ensino enviam propostas de desenvolvimento de projetos e o grupo seleciona um doutorando para colaborar com as atividades de pesquisa. “É uma maneira de inserção e integração da ciência no cotidiano dos jovens estudantes”, explica Esequiel Mesquita, um dos idealizadores da plataforma e bolsista da Capes no doutorado em Engenharia Civil na Universidade do Porto, em Portugal.
Segundo o Esequiel, a plataforma não está relacionada diretamente com o tema do doutorado, mas sim à condição de bolsista da Capes. “A idéia da criação da +Science surgiu mediante as expressões populares que aconteceram no Brasil nos últimos meses, em que a população brasileira mostrou que quer uma mudança efetiva na forma como algumas coisas acontecem em nosso país. Eu e um grupo de amigos, que conheci por ocasião do doutorado no exterior, todos bolsistas da Capes, discutimos bastante sobre qual seria o nosso papel e que tipos de respostas nós poderíamos dar para a sociedade, uma vez que nossas bolsas de estudo são pagas pelos impostos arrecadados no nosso país”, explica.
Além de Esequiel, Carolina Caretti, doutoranda em Literatura pela Universidade Estadual Paulista, Eimard Nascimento, doutorando em Matemática pela Universidade de Aveiro, em Portugal, e Cristiano Reis, doutorando em Engenharia de Biossistemas pela University of Minnesota, nos Estados Unidos, formam a equipe gestora da plataforma.
Já são 44 pesquisadores voluntários cadastrados e duas escolas cearenses participando: a Escola de Ensino Médio de Irauçuba, em Irauçuba, e a Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno, no Trairi. Além disso, três escolas do Rio Grande do Sul entraram em contato para mais informações sobre o projeto.
Os pesquisadores voluntários são alunos brasileiros de doutorado distribuídos por diversas instituições, como Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Paraná, Dublin Institute of Technology, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Florida Institute of Technology, Aix-Marseille Université, Cornell University, University College Dublin, dentre outras.
Responsabilidade social
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O bolsista destaca o caráter de responsabilidade social da ferramenta. “De maneira nenhuma nós concordamos em estarmos sendo investidos pelo povo brasileiro sem que haja uma forma de contribuição efetiva para o desenvolvimento da ciência em nosso país durante este período. Para nós esta é uma questão que vai muito além das nossas responsabilidades enquanto profissionais em formação, é mesmo uma questão cívica. Nós acreditamos que a educação é a base mais forte em que um país pode apoiar-se para crescer e compartilhamos a ideia de que, para que a educação melhore, cada um de nós deve assumir sua responsabilidade diante do contexto social e fazer a sua parte”, define Esequiel, natural da cidade de Irauçuba, no Ceará.

De acordo com a equipe gestora da plataforma, um dos objetivos da +Science é fazer uma ponte entre os ensinos superior e médio públicos e gratuitos. “Uma vez que, em muitos casos, os pesquisadores de pós-graduação seguem seus caminhos profissionais na pesquisa acadêmica ou em empresas privadas, o que tangencia uma atuação direta no ensino público”, explicam, por meio de nota. Os estudantes pretendem integrar pesquisadores financiados por órgãos governamentais às iniciativas surgidas nas escolas públicas, “de modo a não perder de vista que um dos pilares sobre o qual se assenta a universidade pública brasileira é a extensão, elemento indissociável da pesquisa e do ensino acadêmicos.”
Retorno à sociedade

Todo o trabalho é voluntário e, inicialmente, o ganho aos participantes se dá na forma de experiência ao orientarem os projetos, pois muitos dos participantes ainda não contam com vivência efetiva com o ensino. “A escola é a práxis, é onde o lema ‘Pátria educadora’ ganha corpo, onde o destino social e profissional dos jovens é muitas vezes definido. Além disso, este tipo de vivência também nos aproxima da rede pública do ensino e, fundamentalmente, acho que nos ajuda a cumprir um papel essencial para o desenvolvimento do Brasil: a integração dos jovens com a ciência”, destacam.

Os gestores da +Science afirmam ter consciência de serem privilegiados por poderem contar com apoio governamental para as pesquisas e, por isso, querem dar esse retorno à sociedade. A plataforma foi a forma encontrada para retribuir à população a confiança investida por meio das bolsas concedidas pelas agências de fomento. Esequiel também foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) durante a graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
“O Brasil tem um número cada vez maior de mestres e doutores, com pesquisas e produções científicas gerando impacto na indústria, na medicina, por exemplo, mas isto não necessariamente tem reflexos no ensino público, pois é pequeno o número de profissionais que se voltam para a atuação nas salas de aula. Produzir ciência e cultura com recursos públicos nos faz pensar que, de alguma maneira, o retorno à sociedade deve existir e que, se tal retorno for feito de maneira direta, toda a nossa trajetória terá valido muito mais a pena”, explicam.
Estudos no exterior

De acordo com Esequiel a oportunidade de realização do doutorado no exterior é uma iniciativa vitoriosa. “Já começamos a colher os frutos desse investimento, de promover a internacionalização da pesquisa brasileira e na formação de jovens pesquisadores de alto nível. Para nós bolsitas, é extremamente importante esta iniciativa da Capes, pois, além de termos uma boa formação enquanto pesquisadores e da nossa inclusão em centros de excelência em áreas que ainda não estão consolidadas no Brasil, vivenciamos diariamente as boas práticas da pesquisa científica e que, sem dúvida, serão bastante úteis para o desempenho da nossa futura função como agentes de desenvolvimento no Brasil, quando regressarmos do doutorado”, conclui.

Como participar

Os professores interessados devem preencher o formulário online com os dados da escola, grupo de alunos envolvidos e principais interesses científicos, juntamente com uma breve proposta de projeto de pesquisa, com no máximo três páginas, contendo título, grupo de trabalho (alunos e outros professores), área de concentração, introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados, e a bibliografia.

Os estudantes de mestrado e doutorado interessados devem preencher o formulário PhD Action com seus dados acadêmicos e principais áreas de atuação. Para realizar a inscrição é necessário confirmar a disponibilidade de 1h semanal para apoiar os grupos de pesquisas das escolas públicas brasileiras.
Acesse o site da +Science.

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