Adendo do blog rafaelrag. O amigo, professor Dr. LuizAlberto Terrazos Javier, antes de ser aprovado em um concurso público da UFCG, campus Cuité, realizou pesquisa em um estágio de pós-doutorado, sob a coordenação do professor Dr. Rodrigo Capaz da UFRJ. Este participou da análise e interpretação dos dados baseado no estudo recente de
nanotubos isolados, com base
em modelos teóricos.

Em ciência de materiais, uma das técnicas fundamentais para caracterizar diferentes estruturas é a determinação da absorção óptica. Fazer essa medição em nanoestruturas individuais é complicado devido à baixa sensibilidade das técnicas tradicionais em nanosistemas isolados.
Experimentos conduzidos por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley atingem sensibilidade necessária para estudo de nanotubos isolados.
O trabalho conta com a participação de Rodrigo Capaz, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na interpretação dos resultados experimentais. A nova pesquisa demonstrou que é possível determinar a seção de choque de absorção em uma faixa espectral larga usando técnicas de manipulação da polarização da luz.
Eles realizaram medidas individualmente em 50 nanotubos de carbono em laboratório, e coube a Capaz participar da análise e interpretação dos dados, com base em modelos teóricos.
“Pudemos sistematizar a dependência dos resultados obtidos com o diâmetro e a quiralidade dos nanotubos, estabelecendo assim fórmulas empíricas que podem ser aplicadas para qualquer nanotubo de carbono”, afirma o pesquisador da UFRJ.
O artigo foi publicado nos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), publicação da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
Para ler o artigo completo, clique aqui (para assinantes) e aqui (acesso livre).
Assessoria de comunicação da SBF
Salvador Nogueira
Tel: +55 11 99178-9661
E-mail: comunicacao@sbfisica.org.br
Twitter: http://twitter.com/sbfisica
Facebook: http://www.facebook.com/sbfisica
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário