São ofertadas 1.535 vagas, em 35 cursos da instituição. Classificados na Chamada Regular devem fazer o envio online da documentação exigida de 28 de junho às 12h do dia 4 de julho. Candidatos cotistas PPI e/ou PcD deverão fazer entrega presencial da documentação às comissões de validação nos dias 29 e 30 de junho.
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou, na última sexta-feira, dia 16 de junho, o Edital do Processo Seletivo SiSU 2023.1, contendo orientações necessárias ao acesso de candidatos classificados na Chamada Regular para seus cursos de graduação no 2° semestre letivo do ano. Os procedimentos serão realizados de forma presencial (para quem irá passar pelas comissões de validação) e online (para todos).
As inscrições do SiSU 2023.2 seguem até a próxima quinta-feira, dia 22, na página do SiSU.
No total, estão sendo ofertadas 1.535 vagas, sendo 760 para ampla concorrência e 775 reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), distribuídas entre 35 cursos nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos e Pombal. Os campi Sumé e Sousa só ofertam vagas no primeiro semestre do ano.
Leia mais
Veja aqui o Quadro de Vagas da UFCG, por curso, campus e modalidade de concorrência.
O resultado da Chamada Regular será divulgado pelo SiSU, no portal do Sistema, do Ministério da Educação (MEC), no próximo dia 27 de junho.
Bonificação Estadual
Desde a edição do SiSU 2023.1 na UFCG, a instituição adotou a possibilidade de inclusão do bônus na nota para estimular o acesso de estudantes paraibanos a cursos de graduação. Com isso, passaram a ter direito a um bônus de 10% ou 5%, candidatos nascidos no Estado da Paraíba ou que tenham estudado integralmente o Ensino Médio em escolas regulares, públicas e/ou privadas, ou obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou, ainda, supletivo, no Estado da Paraíba.
Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto da Bonificação Estadual, quanto da política de reserva de vagas definida pela Lei de Cotas, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.
Cadastramento
Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato convocado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula em disciplinas. O cadastramento é o procedimento por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga.
Os candidatos classificados na Chamada Regular para cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) no período de 28 de junho às 12h do dia 4 de julho, por meio de formulário online. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos, no mesmo período de envio da documentação.
No caso de documentação irregular, a coordenação do curso informará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, da impossibilidade de proceder ao cadastramento, para que o mesmo possa regularizar a situação, com envio da documentação solicitada para o e-mail da coordenação do curso.
A relação de documentos para cadastramento por modalidade de concorrência está disposta no Anexo IV do Edital e na página da Comprov. O não envio da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga na UFCG.
O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso no dia 5 de julho, até às 14h, por meio do Sistema Eletrônico de Recurso. Os resultados dos recursos serão divulgados até às 10h do dia 6 de julho, no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).
Cotas e comissões de validação presencial
Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI) deverão fazer entrega presencial da documentação às comissões de validação nos dias 29 e 30 de junho. O procedimento será detalhado em edital de convocação a ser publicado na página da Comprov.
O candidato que possuir homologação de autodeclaração PPI e/ou PcD realizada em processo seletivo nos últimos 5 anos, no âmbito da UFCG ou de outra instituição pública, poderá apresentá-la em substituição aos documentos que forem exigidos em edital de convocação para esta finalidade.
O não comparecimento ou indeferimento das Comissões de validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do processo seletivo para acesso aos cursos de graduação da UFCG no referido processo.
Matrícula e início das aulas
A matrícula em disciplinas é obrigatória para todos os alunos ingressantes no período letivo 2023.2 e sua realização acontecerá no dia 27 de novembro, conforme o Calendário Acadêmico 2023.2, de forma online e sob a orientação da coordenação de curso. As aulas estão previstas para iniciar no dia 4 de dezembro.
Acesse aqui o Edital do Processo Seletivo SiSU 2023.2 na UFCG.
Todas as publicações relativas ao processo seletivo estão reunidas na página da Comprov.
Dúvidas
Em caso de dúvidas técnicas sobre o envio da documentação, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE). O ticket deve ser enviado no período de 00h até às 18h de 28 de junho a 4 de julho, contendo, claramente e de forma específica, o detalhamento do problema a ser reportado.
Esclarecimentos sobre a lista de documentos devem ser tirados com a coordenação de curso. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação.
(Ascom UFCG)
Blog rafaelrag
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