sexta-feira, 30 de junho de 2023

Física ao Vivo. O MNPEF e o potencial transformador do ensino de Física no país

Chegou  a vez da Professora Dra.  Iramaia de Paulo, da UFMT, falar sobre "O Mestrado Nacional Profissional do Ensino Física (MNPEF) e o potencial transformador do ensino de Física no país".



Veja o vídeo, gravado no último dia 14 de Junho. Acesse agora em:

https://www.youtube.com/watch?v=0LOv5HqcasA 





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Os números do MNPF


Muito relevante a apresentação de dados sobre o MNPEF. Gostaria de contribuir com um depoimento pessoal. A ideia de Mestrado Profissional surge articulada ao movimento internacional do professor investigador e da valorização do conhecimento da prática docente. Tive a oportunidade de atuar num Mestrado Profissional tão logo ele foi implementado. No entanto, considero que o advento do MNPEF significou, de certo modo, uma "contra-revolução" na valorização desse conhecimento da prática, uma vez que ele se instituiu, a partir da perspectiva "conteudista" secundarizando, de um lado, a prática do professor e, de outro, a teoria educacional. Se institui em total confronto aos resultados de pesquisa que apontam a necessidade da formação continuada estar articulada aos problemas pedagógicos concretos vivenciados pelo professor. E, finalmente, a uniformização e centralização de um programa de pós-graduação é algo que se indispõe com a relevância da diversidade da produção acadêmica e das concepções sobre a educação em ciências. Há um anacronismo entre as linhas de pesquisa do programa, suas referências teóricas e a contemporaneidade dos temas e orientações da investigação em Ensino de Física e, mais amplamente, da Educação e seus inúmeros dilemas apontados no início da apresentação.
Depoimento de @marcosleodoro2257  

Muito interessante esse assunto e importante parano ensino de física.

@josianypereira3795

Blog rafaelrag

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