terça-feira, 27 de junho de 2023

MEC publica resultado da Chamada Regular do SiSU 2023.2


Candidatos classificados na UFCG devem realizar o envio da documentação online para cadastramento (registro acadêmico) de 28 de junho às 12h do dia 4 de julho. Candidatos cotistas PPI e/ou PcD, deverão fazer a entrega presencial da documentação às comissões de validação nos dias 29 e 30 de junho, antes do cadastramento.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta terça-feira, dia 27, o resultado da Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), edição 2023.2.

Confira aqui o resultado.

No total, a UFCG está ofertando 1.535 vagas, sendo 760 para ampla concorrência e 775 reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), distribuídas entre 35 cursos nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos e Pombal.

Veja aqui o Quadro de Vagas por curso, campus e modalidade de concorrência.

Lista de Espera


Os interessados em participar da Lista de Espera do SiSU 2023.2 devem manifestar interesse, no site do SiSU até o dia 4 de julho.

Após a conclusão do cadastramento referente à Chamada Regular do SiSU 2023.2 na UFCG, havendo vagas remanescentes, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) publicará na página da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) um edital contendo orientações necessárias ao acesso de candidatos da Lista de Espera do SiSU 2023.2 aos cursos de graduação da UFCG.

Cadastramento

Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato convocado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga.

Os candidatos classificados na Chamada Regular para cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) no período de 28 de junho às 12h do dia 4 de julho, por meio de formulário online. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos, no mesmo período de envio da documentação.

No caso de documentação irregular, a coordenação do curso informará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, da impossibilidade de proceder ao cadastramento, para que o mesmo possa regularizar a situação, com envio da documentação solicitada para o e-mail da coordenação do curso.

A relação de documentos para cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Anexo IV do Edital e na página da Comprov. O não envio da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga na UFCG.

O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso no dia 5 de julho, até às 14h, por meio do Sistema Eletrônico de Recurso. Os resultados dos recursos serão divulgados até às 10h do dia 6 de julho, no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

Acesse aqui o Edital do Processo Seletivo SiSU 2023.2 na UFCG.

Todas as publicações relativas ao processo seletivo estão reunidas na página da Comprov.

Dúvidas

Em caso de dúvidas técnicas sobre o envio da documentação, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE). O ticket deve ser enviado até às 18h de 28 de junho a 4 de julho, contendo, claramente e de forma específica, o detalhamento do problema a ser reportado.

Esclarecimentos sobre a lista de documentos devem ser tirados com a Coordenação de curso. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação.

Já dúvidas sobre o edital do processo seletivo, devem ser tiradas com a Comprov, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Cotas e comissões de validação obrigatória

Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena serão submetidos à Comissão de Validação, conforme edital de convocação publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE). A entrega de documentação, nesse caso, será feita de forma presencial, no período de 29 a 30 de junho.

O candidato que possuir homologação de autodeclaração PPI e/ou PcD realizada em processo seletivo nos últimos 5 anos, no âmbito da UFCG ou de outra instituição pública, poderá apresentá-la em substituição aos documentos que forem exigidos em edital de convocação para esta finalidade.

O não comparecimento ou indeferimento das Comissões de validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do processo seletivo para acesso aos cursos de graduação da UFCG no referido processo.

Bonificação Estadual

Desde a edição do SiSU 2023.1 na UFCG, a instituição adotou a possibilidade de inclusão do bônus na nota para estimular o acesso de estudantes paraibanos a cursos de graduação. Com isso, passaram a ter direito a um bônus de 10% ou 5%, candidatos nascidos no Estado da Paraíba ou que tenham estudado integralmente o Ensino Médio em escolas regulares, públicas e/ou privadas, ou obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou, ainda, supletivo, no Estado da Paraíba.

Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto da Bonificação Estadual, quanto da política de reserva de vagas definida pela Lei de Cotas, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

Matrícula e início das aulas

A matrícula em disciplinas é obrigatória para todos os alunos ingressantes no período letivo 2023.2 e a data para sua realização acontecerá no dia 27 de novembro, de forma online e sob a orientação da respectiva Coordenação de curso, conforme o Calendário Acadêmico 2023.2.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 4 de dezembro.

(Ascom UFCG)

Blog rafaelrag

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