quinta-feira, 29 de junho de 2023

Prorrogadas as Inscrições para o XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física - 2023




XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física - 2023
Laços e Nós do Ensino de Física
08, 09 e 10 de novembro de 2023
Prezados Sócios e Prezadas Sócias da SBF!

A Comissão Organizadora Nacional do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física comunica que as datas para inscrições de Trabalhos, Minicursos, Encontros, Mostras ou Exposições, foram prorrogadas.

- Novo prazo para submissão de trabalhos (comunicação oral e pôster): 15/07.

- Novo prazo para submissão de propostas de minicursos, encontros, mostras ou exposições: 15/07.

Para encaminhar seu trabalho ou proposta acesse a página do evento: http://www1.fisica.org.br/~snef/xxv/index.php/pt/

Acesse o site, se inscreva e divulgue o SNEF!
------------------------------------------------------------
A Comissão Organizadora Nacional do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física da SBF é composta por:

Comissão de Área: Pesquisa em Ensino (CAPEF)
Adriana Dickman (PUC Minas)
Arnaldo Vaz (Coltec-UFMG)
Eugenio Maria de França Ramos (UNESP)
Ivanilda Higa (UFPR)
Marta Maximo-Pereira (Cefet/RJ)

Secretaria para Assuntos de Ensino
Katemari Rosa (UFBA) - (Secretária de Ensino, Diretoria 2021-2023)
André Ferrer P. Martins (UFRN) (Nordeste)
Angelisa Benetti Clebsch (IFC) (Sul)
Elrismar A. Gomes Oliveira (UFAM) (Norte)
Marina Valentim Barros (UFCAT) (Centro Oeste)
Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF) (Sudeste)


Leia mais

XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física - 2023

Laços e Nós do Ensino de Física

Sócias e sócios da Sociedade Brasileira de Física (SBF) são pessoas para quem ensinar Física é um privilégio: gente que costuma compartilhar com estudantes e colegas seu prazer de procurar entender a natureza, as propriedades gerais da matéria, as relações da ciência com a cultura e suas implicações com a vida em sociedade. Graças à realização periódica do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), desde 1970, construímos laços entre nós.

Foi em uma de suas edições que nós – estudantes, professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores – entramos nessa sociedade e nos identificamos como membros de uma comunidade científica, com laços profissionais e pessoais que nos trazem memórias afetivas.

Desde a última edição presencial do SNEF, em 2019, nós do ensino de Física vivemos muitos e graves desafios – epidemiológicos, governamentais e educacionais. Tanto que o SNEF 2021 foi realizado totalmente on-line. Com isso, grupos de ensino e de pesquisa que poderiam assumir a organização de uma edição do SNEF como tradicionalmente acontece, não puderam aceitar o convite.

Para garantir a tradição e realizá-lo de forma presencial, os membros da Comissão de Área de Pesquisa em Ensino de Física (CAPEF) e da Secretaria para Assuntos de Ensino da SBF propuseram a realização do XXV SNEF, em 2023, excepcionalmente em rede. Assumiram a Comissão Organizadora Nacional (CO) e chamaram instituições para sediar o SNEF e compartilhar sua organização por meio de Núcleos de Referência (NR), reunindo pessoas que investigam os processos de ensino-aprendizagem de Física e das Ciências, que inovam o ensino e atuam na formação de novos profissionais da área.

A ideia foi unir esforços e dividir a tarefa de criar um evento presencial, como oportunidade de diálogo, de troca, de celebrar e fazer balanços de nossa luta contra a COVID-19 e a favor da educação, da ciência e da democracia, para não perdermos nossa coesão, nem nos dispersar. Daí propormos a realização desse evento – representativo de nosso compromisso com a Física e seu ensino – simultânea e presencialmente em várias cidades.

Dessa maneira, cada participante poderá vivenciar o programa e a infraestrutura tradicional de um SNEF graças à atuação da equipe que assumir o Núcleo de Referência na localidade mais próxima ou mais adequada para si.

A colaboração entre CO e NRs pode estreitar os laços entre participantes do evento em sessões de comunicação oral e de pôsteres, minicursos, espaços de confraternização, troca de experiências e de conhecimento.
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário