quinta-feira, 22 de junho de 2023

Aula 24- Prática de Ensino em Ciência da Natureza II-Plano de aula baseado no PCNs, professor Rafael, nesta quinta, 22

Última semana  de aula do periodo atrasado 2022.2 da UFCG.

O professor Rafael Rodrigues esteve em seu ambiente de trabalho, sala 11 do prédio dos professores da UFCG, campus Cuité, bloco F, para receber atividades dos estudantes, nesta quinta-feira, 22 de junho.

      Motor elétrico feito com material alternativo, tendo uma base de isopor.

Proposta de atividade Construção de uma aula fundamentada nos PCNs.

Fazer um plano de aula baseado em um dos temas propostos esse perídodo (radiação eletromagnética ou motor elétrico ou instalação  elétrica de uma residência) e uma das três opções de utilização da atividade experimental (demonstração, clássico/tradicional ou aberto) fundamentada nos PCNs. 

A ideia é apenas  testar a utilização das competências e habilidades estruturadas pelos PCNs para a construção de propostas de aulas. Essa proposta deve ser enviada por email até o horário da aula dessa  sexta-feira, 23. 
Leia mais


A proposta é de construção de apenas uma aula na perspectiva do PCN. Vocês precisam informar qual/quais habilidades pretendem desenvolver e apresentar um breve plano de aula na perspectiva de tentar desenvolver a(s) habilidade(s) e competência(s) escolhidas. Provavelmente muitos de vocês já leram o PCN, se ainda não, seria muito importante ler. Isso vai ajudá-los no curso e na preparação das atividades. Segue link completo para o PCN + de Física: 


Ou apenas o resumo (o mesmo entregue por email) relacionado às competências e habilidades para os que já estão bem familiarizado com o tema: Representação e Comunicação 

•Reconhecer e utilizar adequadamente na forma oral e escrita símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem Científica 

•Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas. 

•Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de C&T veiculados através de diferentes meios. 

•Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências. 

• Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de C&T Investigação e Compreensão 

•Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la. 

•Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações. 

•Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados 

•Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos. 

•Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento. Contextualização sócio-cultural 

•Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social. 

•Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea. 

•Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social. 

•Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania.

Aulas anteriroes.

Aula 21-Comportamento da luz como sendo composta de partícula com comportamento de onda, considerando o efeito fotoelétrico.

Na aula 22  da disciplina de prática de ensino em ciência da natureza II, sobre demonstração de robótica, gravada na sala do professor Rafael Rodrigues, na UFCG, campus Cuité-PB. Participaram o professor Eduardo da escola estadual PHB de Alagoa Grande-PB e o estudante Damião Melo.


Nesta aula 23,  16 de junho, da disciplina de Prática de Ensino em Ciência da Natureza II, cada estudante deve esolher o seu tema, dentro do conteúdo programático...Segue os critérios de cada uma das 3 notas.
Blog rafaelrag

2 comentários: