quinta-feira, 25 de abril de 2019

Disciplina de Instrumentação II do Curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, período 2019.1. Onda estacionária.

Neste vídeo, o professor Rafael divulga também a olimpíada brasileira de Física (OBF)  2019, veja o link para inscrição, 
https://sec.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2019/forms/fase1/formi/ Basta o INEP, nome do diretor da escola e de um professor representante.

Entrevista do professor Rafael Rodrigues no bom dia Paraíba sobre a OBF.
https://rafaelrag.blogspot.com/2015/04/inscricoes-na-olimpiada-brasileira-de.html?m=1

Veja a aula do professor Rafael Rodrigues na disciplina de Instrumentação II do Curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, período 2019.1, sobre Onda estacionária. Ele fez um vídeo de sua aula, iniciando com as ondas produzidas por um passarinho, que posou na janela para tomar um banho com a água do ar condicionado.



As ondas estacionárias podem ser reproduzidas em uma corda com uma das extremidades fixa. O objetivo principal é determinar a frequência própria de um diapasão.

Os matemáticos D'Alambert, Lagrange, Bernoulli e Euler deduziram a velocidade de uma onda na corda, sendo dada por
v=(𝟊/𝞵)¹/²

sendo 𝟊 a tensão na corda e 𝞵=m/L a densidade linear.








A frequência é o inverso do período T, f=1/T. A equação da velocidade de uma onda é dada por v=𝜆/T= f𝜆, vemos que a velocidade é igual a frequência vezes o comprimento de onda.



 Veja mais imagens.



















Matéria relacionada,

Blog rafaerlag

Nenhum comentário:

Postar um comentário