Percurso das caravanas, programação dos polos e solicitação das exposições foram pauta da 4ª reunião em Pernambuco
As Ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) já começaram em Pernambuco. Na maioria dos polos, as escolas estão trabalhando o tema “A Matemática está em Tudo” desde as primeiras reuniões de organização. Em outubro, eles farão a culminância dos trabalhos, com mostra de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas e outras atividades. As caravanas Ciência Móvel, Notáveis Cientistas de Pernambuco e Caravana da Astronomia completarão a programação, junto com as exposições “Jogos e Acasos”, que serão distribuídas entre 40 polos.
O percurso das caravanas também já está definido e contempla 14 instituições em doze municípios. As três caravanas estarão juntas em Porto de Galinhas, Ipojuca, onde haverá a abertura da SNCT. Além das caravanas, haverá apresentações culturais, exposição de Robótica, mostra de parceiros, entre outras atividades. “É importante que os vários polos do estado possam estar presentes e abrilhantar os momentos de abertura e encerramento da Semana”, ressaltou o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.
De Ipojuca, o Ciência Móvel segue para o Recife (PCR); a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco vai para Araçoiaba e a de Astronomia, para Paulista. A segunda parada do Ciência Móvel será no IFPE Caruaru; a dos Notáveis no IFPE Recife e a da Astronomia, em Angelim. Destes locais, a primeira caravana parte para Altinho e a Caravana da astronomia vai para Itacuruba.
Leia mais
Nesta data, 26 de outubro, a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco participa de uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa, quando serão apresentados os três cientistas que passam a integrar os homenageados do projeto. São eles: Suely Lins Galdino, Farmacologista (1954 – 2012); Nelson Nogueira Saldanha, Jusfilósofo (1933 – 2015); e Zeferino de Jesus Barbosa Rocha, Psicanalista (1928 – 2016). A sessão acontece na manhã do dia 26, no plenário da Assembleia.
Na sexta-feira (27), as caravanas seguem, respectivamente, para Pesqueira, Arcoverde e Itaíba; e se encontram no encerramento, em Afogados da Ingazeira. “Aqueles que não conseguimos contemplar neste período poderão ser contemplados nas semanas anteriores ou nas semanas seguintes, de forma que possamos atender a todos”, explica Roberta Cristina, da Gerência de Programas do Espaço Ciência.
A exposição “Jogos e Acasos”, que está sendo produzida pelo Espaço Ciência para distribuição entre os polos também foi pauta da reunião. Ela une jogos de estratégia e jogos de azar, que despertam o raciocínio lógico e levam as pessoas a refletir, de forma lúdica e interativa, sobre o que se chama de sorte e o estudo das probabilidades.
Serão distribuídas 40 exposições e mais de trinta polos já efetuaram sua solicitação. “É bom ressaltar que só receberão a exposição os polos que estiverem com eventos cadastrados no site da SNCT. Após as ações, os beneficiados deverão nos enviar um relatório com as atividades e atendimentos realizados com a exposição”, explica Roberta.
Para Antonio Carlos Pavão, é muito gratificante ver o quanto se tem avançado com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Os polos já estão trabalhando em suas escolas com o tema da matemática. Há muitas atividades interessantes programadas e nossa expectativa é que tenhamos uma SNCT ainda melhor que a do ano passado”, diz.
A próxima reunião está prevista para o mês de outubro, quando os polos poderão receber suas exposições.
Blog rafaelrag com o Portal do Espaço Ciências
Nenhum comentário:
Postar um comentário