domingo, 29 de março de 2015

PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA DA UEPB REALIZAM PALESTRAS NO QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS

Adendo do blog rafaelrag. A principal fonte de renda do quilombo Caiana dos Crioulos vem da agricultura de subsistência. Falta investimento na infraestrutura, água potável nas torneiras, saneamento básico, área de lazer, asfaltar a estrada que liga o quilombo ao centro da cidade de Alagoa Grande, em um trecho de 13km. Os principais  problemas com a saúde que vemos naquela comunidade são os seguintes: consumo de álcool, hipertensão e os problemas mentais. São raros os casos de paciente com a doença da anemia falciforme. Um fato lamentável que aconteceu na gestão de Bosco Júnior se repete na atual gestão do prefeito Bôda: Cida falou que tem uma filha formada no Curso Técnico de Enfermagem e, depois de dois anos,  foi afastada de seu trabalho no posto de saúde de Caiana dos Crioulos.    

Adendo do blog rafaelrag. A principal fonte de renda do quilombo Caiana dos Crioulos vem da agricultura de subsistência. Falta investimento na infraestrutura, água potável nas torneiras, saneamento básico, área de lazer, asfaltar a estrada que liga o quilombo ao centro da cidade de Alagoa Grande, em um trecho de 13km. Os principais  problemas com a saúde que vemos naquela comunidade são os seguintes: consumo de álcool, hipertensão e os problemas mentais. São raros os casos de paciente com a doença da anemia falciforme. Um fato lamentável que aconteceu na gestão de Bosco Júnior se repete na atual gestão do prefeito Bôda: Cida falou que tem uma filha formada no Curso Técnico de Enfermagem e, depois de dois anos,  foi afastada de seu trabalho no posto de saúde de Caiana dos Crioulos.    

Uma  equipe do curso de Farmácia da UEPB, realizou palestras no quilombo Caiana dos Crioulos, na sexta-feira, 27 de março, aniversário da cidade de Alagoa Grande.

Em Caiana Uma equipe do curso de farmácia da UEPB esteve realizando um dia de atividades relativas a pesquisa sobre a prevalência da anemia falciforme e o traço falciforme na comunidade de Caiana dos Crioulos. O evento aconteceu na sexta-feira, 27 de março,  e foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande. Na ocasião foram apresentadas pelo Professor Leonardo Soares e o Coordenador de Assistência Farmacêutica do município Vamberto Luis, juntamente com acadêmicos do curso de Farmácia da UEPB, palestras sobre saúde e qualidade de vida, hipertensão e diabetes, em paralelo ocorreu a dispensação de medicamentos do programa Hiperdia, com foco nos pacientes com hipertensão e diabetes.

A anemia falciforme é um tipo de anemia de origem genética que ocorre no Brasil e em todo o mundo, essa herança genética veio do continente africano através de mutação genética, ocorrendo uma maior prevalência na população negra, por isso a pesquisa na comunidade Caiana dos Crioulos.


















Blog rafaelrag com informações do blog do Rildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário