sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ricardo empossa Thompson Mariz na Secretaria de Planejamento e Gestão

O governador Ricardo Coutinho empossou,  na tarde desta quinta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, o engenheiro Thompson Mariz como secretário de Estado do Planejamento e Gestão. O ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) assume a pasta em substituição a Gustavo Nogueira, que entregou o cargo na última terça-feira.
O governador Ricardo Coutinho destacou que Thompson Mariz é um grande quadro administrativo e acadêmico que comandou de forma competente o processo de criação e estruturação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “Tinha que buscar uma pessoa que pensasse o Estado semelhante com o meu e que tivesse uma folha extensa de serviços prestados ao Estado. Tenho certeza que, assim como Gustavo Nogueira, ele vai prestar um serviço importante para o futuro da Paraíba e dos paraibanos”.
Ricardo Coutinho também agradeceu o empenho do ex-secretário Gustavo Nogueira, que, segundo ele, “entende como ninguém os avanços conquistados nestes três anos e dois meses de governo que colocam a Paraíba numa situação muito melhor do que em 2011.
Thompson Mariz disse que o seu maior desafio será implementar  o projeto do Eixo Integrado de Desenvolvimento elaborado pelo ex-secretário Gustavo Nogueira, lançado neste mês, que trata das grandes questões de logística, orçamentária e dos setores estratégicos para alavancar o desenvolvimento da Paraíba. “Vamos trabalhar na elaboração de bons projetos para buscarmos recursos em Brasília dentro do plano estratégico já estabelecido pelo Governo do Estado”, afirmou, agradecendo a confiança do governador Ricardo Coutinho e dizendo esperar estar à altura do governo e dos paraibanos.
Em seu discurso, o novo secretário de Planejamento traçou  um paralelo do desafio que enfrentou para estruturar e interiorizar a Universidade Federal de Campina Grande em 1992, partindo praticamente do zero e numa situação de greve e falta de infraestrutura, e do desafio de substituir um dos melhores administradores do Estado que é Gustavo Nogueira na Secretaria de Planejamento e Gestão. “Estou entrando num governo com uma máquina azeitada,  operoso e comandado pelo melhor governador dos últimos anos. É um desafio extraordinário que me motiva muito”, declarou.
A solenidade de posse contou com as presenças do vice-governador Rômulo Gouveia; da 1ª dama do Estado, jornalista Pâmela Bório; da deputada estadual Eva Gouveia; dos deputados estaduais Hervázio Bezerra e Doda de Tião, dos secretários de Governo, Adriano Galdino, e de Desenvolvimento dos Municípios, Manoel Ludgério; dos vereadores de Campina Grande, Vandinho AragãoNapoleão Maracajá, Inácio Falcão, Joia Germano e Lula Cabral e do reitor da UFCG, Adilson Amorim.
Currículo
  – Thompson Fernandes Mariz, filho de Isaac Mariz Nobre e Francisca Fernandes Mariz, é natural de São João do Rio do Peixe (antiga Antenor Navarro), Paraíba, e é graduado e mestre em Engenharia Química, Área de Processos Químicos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Engenharia Química, Área de Gestão e Planejamento Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande.
Foi consultor do CNPq e coordenador de Projetos de Pesquisa; autor de vários artigos científicos no Brasil e no exterior; proferiu mais de uma centena de palestras em diversas instituições brasileiras.
Foi o fundador e primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Materiais da UFPB, em Campina Grande; foi vice-diretor e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB (CCT/UFPB); pró-reitor para Assuntos do Interior da UFPB. Foi eleito vice-reitor da UFPB e designado reitor pro tempore da recém-criada UFCG, em abril de 2002.
Thompson Mariz foi eleito o primeiro reitor da UFCG, para o mandato de 22 de fevereiro de 2005 à 21 fevereiro de 2009 e reeleito pela comunidade universitária em novembro de 2008.
Integrou o Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba, Conselho Deliberativo do Sebrae-PB, Conselho Estadual de Combate à Fome e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba, Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Conselho de Implantação do Instituto Nacional do Semi-Árido, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e presidente da Comissão de Recursos Humanos da Andifes, entre outros conselhos acadêmicos, tais como o Conselho Universitário e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB.
Foi agraciado com os títulos de cidadão das cidades de Cajazeiras, Sousa, Pombal, Cuité, Sumé, Monteiro, Triunfo, Santa Helena, Nova Floresta, Itabaiana, Itaporanga e Campina Grande. Recebeu os títulos de cidadão benemérito das cidades de Cajazeiras, Sumé e Pombal e recebeu a Medalha Epitácio Pessoa, comenda outorgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, e a Medalha Tiradentes, comenda outorgada pela Loja Maçônica Regeneração Campinense.
Foi eleito presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, além de ter sido novamente nomeado para o Conselho Estadual de Educação. Atualmente é diretor executivo do Citta (Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo), diretor geral do Cedac (Centro de Desenvolvimento e Apoio Comunitário), membro do Conselho do Hospital da FAP e Assessor Especial do Reitor da UFCG, sem nenhum ônus pelo exercício dessas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário