sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O filósofo e professor fala da importância de os adultos servirem de exemplo para crianças e jovens

Adendo do blog rafaelrag. No processo de ensino-aprendizagem deve ter uma parceria entre a escola e os pais, através de reuniões periódicas com a presença do responsável pelo aluno.

A Educação é fundamental na formação da personalidade e do caráter de um indivíduo. Falo isso a partir de minha experiência pessoal, com meus pais, na minha Educação formal e no que ofereço ao meu filho. A importância de servir como modelo aos seus filhos vem muito mais do que se faz do que daquilo que se fala. Meu pai, por exemplo, era uma pessoa muito calada. Mas sua seriedade e integridade moral teve um impacto enorme em mim. Agora, tento fazer a mesma coisa pelo meu filho, que está com 14 anos.

Também é necessário ter em casa um bom ambiente de estudo. Meu pai sempre estudou muito, por iniciativa própria, já que sua profissão (engenheiro) nem exigia muito isso dele. Um ambiente assim possibilita também que a criança esteja envolvida com livros desde pequena. Fora de casa, tive a sorte de ter tido professores dedicados que me motivaram a melhorar intelectualmente. Tanto na escola pública quanto na universidade. Agora, tento retribuir isso sendo um professor estimulante para meus alunos.


No entanto, vemos que hoje em dia a Educação não é mais prioridade. O consumo, festas, tudo isso desvia o valor que deveríamos dar ao ensino. E falta de recurso não é desculpa. Mesmo para pais que têm dificuldades financeiras, eles podem recorrer às bibliotecas e escolas públicas. Devem reforçar em seus filhos a importância do estudo, principalmente na fase formadora da personalidade, que vai de pequenininho até aproximadamente 18 anos.

José Raimundo Maia Neto é professor da Universidade Federal de Minas Gerais e atua na área de História da Filosofia Moderna, com pesquisas sobre correntes céticas. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Filosofia pela Washington University in Saint Louis. É um dos palestrantes do Ciclo Mutações: Elogio à Preguiça, que acontece até o dia 27 de outubro em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
blog rafaelrag com professor Damásio de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário