terça-feira, 25 de setembro de 2012

10 coisas que você deve aprender antes de deixar a universidade

Blog do professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité, capa deste Blog)

Estudantes universitários tendem a se preocupar excessivamente com a formação teórica e acabam se esquecendo que a faculdade também pode ensinar lições de vida. Confira uma lista com as 10 coisas que você precisa aprender antes de se formar e garanta o sucesso em todos os aspectos da sua vida

Grande parte dos estudantes universitários frequenta a faculdade com o objetivo único de adquirir conhecimentos sobre a profissão escolhida. De fato, esse é o objetivo principal de um curso universitário, mas é interessante que o aluno fique atento a outros tipos de conhecimento durante a faculdade. Essas lições simples e valiosas podem ser aprendidas durante a rotina de estudos e ajudam a garantir o sucesso em todos os aspectos da vida.

Confira quais são as 10 lições que você precisa saber antes de terminar a sua graduação.

1. Conheça a sua situação financeira

É comum contar com a ajuda dos pais para arcar com todas as despesas durante a graduação. Entretanto, ao terminar o curso e se inserir no mercado de trabalho é necessário ter a consciência de que você deve assumir as suas próprias dívidas. Para que esse processo não seja doloroso, o ideal é que você tenha consciência das dívidas que está contraindo. Embora as dicas para esse tipo de problema sejam óbvias, muitos estudantes só se dão conta disso depois de estarem completamente endividados, portanto, procure estabelecer prioridades e economize uma quantidade fixa por mês.

2. Encare os seus problemas

Contar com ajuda é fundamental na hora de encontrar a solução para um problema, mas isso não quer dizer que você deve deixar que outras pessoas o resolvam. Nessa época da vida, por mais que você se considere independente, pode ser difícil para a sua família aceitar isso e, dessa maneira, eles vão querer interferir nas suas decisões. Não encare isso de maneira negativa, mas saiba que deixar outras pessoas resolverem o seu problema não ajudará no seu desenvolvimento. É preciso saber separar os conselhos da comodidade de ter seus problemas resolvidos por outras pessoas.

3. Aceite trabalhar com o que você não gosta

Você pode ter escolhido a profissão dos seus sonhos, mas a universidade vai mostrar a você que nem todos os lados dela são divertidos como você acreditava. Talvez exista um procedimento ou outro que você não goste de fazer, mas isso não é motivo para que você deixe-os de lado. Lembre-se de que na vida ninguém faz apenas o que gosta. Invista mais esforço e dedicação nas tarefas que você considera desinteressantes, dessa maneira você ganha habilidade e consegue resolvê-las de maneira rápida, o que dará a você mais tempo para trabalhar com o que realmente o atrai.

4. Assuma riscos calculados

Entrar no mercado de trabalho, aceitar ou recusar empregos, decidir por uma ou outra empresa. Essa será a sua vida depois da universidade, você precisará aprender a lidar com isso. Nesse momento é necessário aprender a calcular os riscos daquilo que você está assumindo. Antes de escolher um cargo, por exemplo, pense em todo o trabalho que aquilo irá demandar e qual o retorno disso para você. Talvez receber um salário um pouco menor não seja um problema já que você trabalha perto de casa e não gasta com transporte. O que você precisa entender é que nenhuma situação tem apenas um lado positivo ou negativo. Aprenda analisar todos os lados de uma situação.

5. Ironia e sarcasmo não ajudam

Em algumas situações apelar para o sarcasmo ou a ironia parece a única solução, mas tenha certeza de que isso não contribui para a construção do seu ponto de vista. Utilizar esse tipo de recurso dá às pessoas a impressão de que você não tem argumentos suficientes para defender as suas teses, sem falar na imagem infantil e mimada que você transmite. Aprenda que nem sempre as pessoas vão concordar com você e tenha em mente que isso não dá o direito de desvalorizar os comentários delas. E, além disso, nem todas as pessoas vão entender o seu sarcasmo, o que vai acabar fazendo com que você seja considerado idiota.

6. Evite as más influencias

É claro que se você tem opinião e valores próprios não será influenciado por qualquer que seja o pensamento ou comportamento, mas as pessoas ainda levam a sério conceitos do tipo “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Isso significa que você deve pensar na imagem que quer transmitir e fazer o possível para se cercar de pessoas que compartilhem desse objetivo.

7. Dedique tempo para fazer o que você ama

O período da universidade pode ser bastante intenso, com compromissos acadêmicos e o início da sua vida profissional. Entretanto, por mais apressada que seja a sua rotina, procure dedicar algum tempo para fazer o que você realmente gosta. Quando você se depara com uma grande quantidade de tarefas, tende a adiar aquilo que mais gosta, o que acaba fazendo com que você perca a motivação e o foco. Já se você tem um tempo para si e para os seus hobbies, se sentirá muito mais relaxado e capaz de se envolver com as obrigações.

8. Assuma suas culpas

Falhar é comum. Você pode não gostar da sensação, mas irá passar por ela uma hora ou outra. E isso vai acontecer mais de uma vez, portanto, é melhor que você se acostume e aprenda com isso. É muito fácil culpar outras pessoas, recursos, situações e eventos, mas isso não irá ensinar nada a você. Procure aceitar os seus erros e falhas e usá-los como maneira de desenvolver o seu lado profissional. Jogar a culpa em outras pessoas só vai ensinar você a agir como uma pessoa covarde.

9. Tenha mais de um plano

Ter apenas um caminho em mente pode ser altamente destrutivo, portanto, nunca invista todos os seus esforços e recursos em uma única coisa. Como você já sabe, as coisas têm chance de dar errado, e você não pode correr o risco de ficar sem nada caso isso aconteça. Portanto, tenha em mente sempre mais de uma possibilidade para a sua vida. Pense em diferentes locais nos quais gostaria de trabalhar, em que tipo de funções gostaria de exercer, em quais países gostaria de morar, etc. Você pode organizar todas essas listas por preferência e, dessa maneira, saberá para onde se voltar caso tenha de eliminar uma das opções.

10. Não procrastine

Pode ser muito difícil antecipar os seus compromissos e não deixar nada para cima da hora. Mas na medida em que você conseguir, trabalhe com dias de antecedência. Isso não se aplica só aos trabalhos da faculdade, mas a toda a sua vida. Pague as suas contas com dias de antecedência, não espere uma doença para só então procurar um médio. Se você antecipa as situações tem mais chances de se sair bem delas.

(Universia)
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário