quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Governo do Estado autoriza construção de unidade de saúde

 

Foto: Francisco França/Secom-PB
O governador Ricardo Coutinho autorizou recentemente, no dia 02 de setembro, o início da construção da Unidade Mista de Saúde do município de Cacimba de Dentro. A obra, que chegou a ser iniciada em 2001, estava paralisada.
A unidade mista de saúde vai beneficiar mais de 18 mil pessoas dos municípios de Cacimba de Dentro, Arara, Damião, Araruna, Dona Inês, Tacima e Riachão. A obra está orçada em R$ 3.829.571,07, sendo mais R$1 milhão em equipamentos médico hospitalar. Acompanhado do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa e do deputado estadual Tião Gomes, o governador Ricardo Coutinho foi recebido pela população na entrada do município que o seguiu até o local onde será construída a unidade de saúde.
Ricardo Coutinho destacou que após a reivindicação nas plenárias do Orçamento Democrático e a realização de um estudo técnico, o governo resolver fazer a obra pela importância para a população que precisa realizar partos, atendimento pediátrico, exames e pequenas cirurgias. “Os trabalhos começam esta semana. Estamos organizando o sistema de saúde e qualificando os serviços para que o cidadão de Cacimba de Dentro não precise ir até Campina Grande, Guarabira ou João Pessoa para ser atendido em procedimentos que podem ser oferecidos no próprio município”, afirmou o governador.
O superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, disse que a obra está prevista para ser entregue em 2013. “O governador Ricardo Coutinho determinou o reinício da obra sem interrupções e a conclusão em seis meses”, garantiu Barbosa.
Foto: João Francisco/Secom-PB
A dona de casa, Maria das Graças Santos, disse que tem muita fé na palavra do governador e que agora os moradores não vão precisar viajar para buscar atendimento médico. “Foram muitas promessas ao longo do tempo e nada. Enquanto isso muitas pessoas morreram em busca de atendimento. Isto agora vai acabar”, afirmou a dona de casa.
Estrutura – A unidade mista de saúde terá 18 leitos, sendo seis de enfermaria, um de isolamento, um apartamento, dois para pré-parto e pós-parto, dois pós-operatório e seis de observação. Haverá ainda três salas de observação sendo uma pediátrica, além de sala de raios-X, curativos, sala de estabilização, sala de gesso, um laboratório e um centro cirúrgico.
A unidade de saúde atenderá nas especialidades de clínica médica, obstetrícia, cirurgia e pediatria. Ao todo 150 profissionais devem trabalhar no hospital que vai receber pacientes não só da cidade de Cacimba de Dentro, mas de todos que fazem parte da Região.

SECOM PB

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário