UFPB-UAB-MRS-Alagoa Grande

ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS DE DIVERSOS POLOS DA UAB ASSISTIRAM AULAS PRESENCIAIS NA UFPB, EM JOÃO PESSOA

Os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da UFPB, na modalidade a distância, agora vão ter duas aulas presencias por semestre. No dia 22 de fevereiro, estudantes de diversos polos  da UFPB, do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) se deslocaram para a capital paraibana, para assistir aulas presenciais, pela manhã e à tarde.
Devido a solicitação do transporte ter chegado na secretária de educação da prefeitura de Alagoa Grande, com pouca antecedência, negaram o apoio aos estudantes do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS). O professor Rafael Rodrigues, que está dando um reforço da parte prática da Física grátis, para os estudantes do curso de matemática, na sexta-feira, à tarde, ficou sabendo que os estudantes estavam sem o apoio da prefeitura e, imediatamente, foi falar com o secretário de transporte Adriano, que ficou de providenciar uma combe, para sair de frente a prefeitura. O estudante Ednaldo, no dia 22, às 7h, telefonou para o professor Rafael dizendo que ainda não tinha o transporte da prefeitura e dos nove alunos tinha somente 4, para viajar até João Pessoa. Neste caso, o professor Rafael decidiu levar e trazer  os 4 estudantes do curso de  Licenciatura em Ciências Naturais do polo MRS-UAB.


Deveria ter uma parceria de setores do comércio de Alagoa Grande, para colaborar com pequenas exigências da UFPB: papel, manutenção do espaço físico, transporte, etc.

Veja algumas imagens dos estudantes Sueldo Martins, Jacqueline Silva, Aparecida e Edvaldo, assistindo aulas na UFPB, em João Pessoa. As aulas foram ministradas no Centro de Educação.
                                             Sueldo, Jacqueline, Edvaldo e Aparecida.
                                           Momento da chega no campus I da UFPB.

                                                            Estudantes do Conde

 Veja mais imagens, clicando em
 

Inscrições para Educação a Distância da UFPB começam nesta quinta, 2 de dezembro


Processo Seletivo 2014 – UFPB Virtual



O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, ganhou dois novos cursos: computação e Espanhol. Inscrições de 2 a 10 de janeiro de 2014. Ao ler esta matéria seja um multiplicador da informação. A professora Roseana Palmeira, coordenadora do polo MRS-UAB vai ficar no polo aguardando as pessoas interessadas em fazer uma visita.



Tutor Vitor de Ciências Biológicas, coordenadora Roseana, tutora Fabiana de Letras-Libras, na entrada do polo MRS-UAB, no CAIC.


A Coordenação de Escolaridade da UFPB, (Codesc), torna público o Processo Seletivo - 2014 para ingresso nos cursos de graduação no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, modalidade de educação a distância.


 


  A inscrição poderá ser efetuada das 9 horas do dia 2 até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de janeiro, exclusivamente através do sítio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). A taxa de inscrição é de 30 reais. O estudante matriculado, em 2013, em escola da rede pública de ensino poderá se inscrever com isenção da taxa de inscrição.


 


O candidato que pleitear a isenção da taxa de inscrição deve fazer a entrega da documentação comprobatória, até 10 de janeiro nos Polos de Apoio Presencial da UAB. O candidato que não dispuser de equipamento próprio para efetuar a sua inscrição pela Internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados nos Polos. A relação das cidades e seus respectivos Polos estão relacionados no edital. Ao inscrever-se, o candidato deverá optar por um único curso da oferta de vagas.

Para baixar o Edital acesse: www.ufpb.br/prg.

  Link para inscrição no vestibular da UFPB virtual 2014





O polo está funcionando com um curso de graduação  do IFPB,  9 cursos de graduação e um de pós-graduação da UFPB Virtual.  14 tutores, Fábio Marques e Vanlex de Matemática, Kilma, Edinalva e Isabel de  pedagogia,  Gustvo (Guto) Letras-Português, Fabiana de letras-libras, Eliane de Ciências Naturais, Vitor e Kalina de Ciências Biológicas, Natali e Rayani de Ciências Agrárias, Marcos Aurelio de Administração Pública e  Vamberto Luis (Vambertinho), sob a coordenação da professora Roseana Palmeira,  com uma auxiliar de biblioteca, Gorete, duas secretárias Camila e Patricia, uma auxiliar de serviço Lourdemise.
No ano passado, aconteceu uma oficina de reutilização de pneus, coordenada pela professora  Celena Rocha do IFPB, durante a 2a. jornada acadêmica do polo MRS, em agosto 2013, algumas pessoas da comunidade realizaram um trabalho que deixou mais bela a  entrada do polo MRS-UAB, em Alagoa  Grande. 



 Link,

 

Saiu o edital para o ingresso na UFPB Virtual, para 2014, será através do ENEM 2013

Ingresso nos cursos de graduação da UFPB Virtual será realizado através do Enem. O vestibular 2014 tem vagas também para o polo MRS-UAB, em Alagoa Grande.


A forma de ingresso na UFPB Virtual, a partir de 2014, ocorrerá exclusivamente através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2013.
Em dezembro, será lançado o edital com as vagas disponíveis e o candidato terá que se inscrever no curso e polo que desejar.
OBS: Outra forma é através do Ingresso de Graduados. Para isto, é preciso estar atento ao edital, sempre aberto a cada semestre.

Processo Seletivo 2014 – UFPB Virtual

A Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através da Coordenação de Escolaridade CODESC, torna público o Processo Seletivo – 2014, para ingresso nos cursos de graduação da UFPB, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, modalidade de educação a distância, regulamentado pelas Resoluções Nº 001/2013 e Nº 047/2013, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para conferir o edital completo
 

 

PARA FAZER O VESTIBULAR DA UFPB VIRTUAL 2014 O CANDIDATO DEVE PRIMEIRO SE INCREVER NO ENEM ATÉ O DIA 27

AS PROVAS DO VESTIBULAR DA UFPB VIRTUAL SERÃO SUBSTITUÍDAS PELO ENEM


Em entrevista ao programa da TV Cabo Branco, bom dia Paraíba, na terça-feira, 21, o coordenador geral da UFPB Virtual, Jan  Edson, informou as recentes mudanças para o ingresso nos cursos de graduação da UFPB Vitual, dentro do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). No próximo vestibular da UFPB Virtual, em 2014, será considerado a nota do ENEM,  cujo edital deste vestibular está previsto para ser publicado em dezembro deste ano. Isto não significa que a UFPB Virtual aderiu ao SISU.



Os candidatos deverão se inscrever também no processo seletivo da UFPB Virtual e serão chamados de acordo com a sua classificação no ENEM. Este novo formato será semelhante ao  sistema de ingresso de alunos para os cursos de graduação da UFCG.




ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO



Nos vestibulares anteriores todos os alunos foram obrigados a pagar uma taxa de inscrição no valor de 30 reiais. Agora, com a mudança para o ENEM, vejo uma vantagem para os candidatos,  pois o ENEM garante  a isenção da taxa de inscrição para os alunos de escolas públicas, afirmou o professor Rafael Rodrigues,  primeiro coordenador do polo Manuel Rodrigues da Silva da UAB, em Alagoa Grande e um dos incentivadores da UAB no âmbito do estado da Paraíba

Link para esta postagem,

 

 Cursos de especialização a distância fazem processo seletivo

Adendo do blog rafaelrag. O polo MRS-UAB em Alagoa Grande oferece 50 vagas para o curso de pós-graduação da UFPB, campus I de Especialização em Gestão Pública Municipal.
l
Serão feitos  em parceria com a Coperve, constando de prova objetiva a ser aplicada em 16 de junho de 2013 e de prova de títulos; inscrições pela internet.

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), órgão da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB), está com inscrições abertas até segunda-feira (27) no sitewww.coperve.ufpb.br para os Processos Seletivos dos cursos de especialização, na modalidade de educação a distância.

O Curso de Especialização em Gestão Pública, do Edital Nº 01/2013 CEGESP, está sob a responsabilidade do Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFPB. São oferecidas 210 vagas, distribuídas pelos seguintes Polos/Cidades: Campina Grande (40), Conde (50), Cuité de Mamanguape (30), Duas Estradas (40), João Pessoa (50).

Já o Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal do Edital Nº 02/2013 CEGPM, está sob a responsabilidade do Departamento de Economia do CCSA/UFPB. São oferecidas 350 vagas, distribuídas pelos seguintes Polos/Cidades: Alagoa Grande (50), Cabaceiras (50), Campina Grande (70), Coremas (50), João Pessoa (80), São Bento (50).

Os Processos Seletivos, responsabilidade das respectivas Comissões de Seleção, serão executados em parceria com a Coperve, constando de prova objetiva a ser aplicada em 16 de junho de 2013 e de prova de títulos.

Link desta postagem,

POLOS PARAIBANOS DA UAB SERÃO AVALIADOS PELO MEC NESTA TERÇA



CONSULTOR DA DED/CAPES VISITa O POLO MANUEL RODRIGUES EM ALAGOA GRANDE, nesta terça-FEIRA, 21 DE MAIO




O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoa Grande será avaliado hoje no final da manhã. A coordenadora do polo, Roseana Palmeiras e a secretária de educação do município, professora Mônica, estarão presentes para responder algumas perguntas do consultor da  DED/CAPES, Carlos Sedraz.


Amanhã será a vez do polo da UAB em Araruna, informou a professora Lúcia de Brito Araújo, coordenadora daquele polo, por telefone, ao professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador do polo MRS-UAB e um dos incentivadores da UAB no âmbito do estado da Paraíba. Este polo vem funcionando provisoriamente em parte de uma escola municipal de Alagoa Grande e a população vive na expectativa da construção de um edifício próprio, cujo terreno foi doado na gestão do ex-prefeito Bosco Júnior. Mas, há quem diga de que esta informação não procede porque o atual gestor do município, prefeito Bôda, não recebeu um documento sobre esta doação, o que existe são doações de terreno para algumas pessoas de Alagoa Grande, afirmou o prefeito Bôda.



O polo MRS da UAB em Alagoa Grande ficou de fora do vestibular da UFPB 2013 por causa de pequenas pendências previamente anunciadas pelo professor Rafael Rodrigues desde 21 de novembro de 2012, resultado de uma reunião com representantes da UFPB Virtual com o professor Marcelo, coordenador acadêmico da UAB, na UFCG
Os polos de Itabaiana e Araruna também  ficaram sem vagas para ambos períodos 2013.1 e 2003.2. Foram 14 polos paraibanos  com conceitos  aptos para o período 2013.1 e 12 polos para 2013.2. O vestibular da UFPB Virtual 2013 foi dia 3 de março. No caso de Araruna , um dos fatores que resultou na punição do MEC foi a falta de acessibilidade a cadeirantes.


 Fica a pergunta por que os poderes públicos de Alagoa Grande não cumpriram com as exigências do MEC para o polo MRS-UAB tornar-se apto ao vestibular 2013?

Link para esta postagem completa,

 

 

 

AS AULAS PRESENCIAIS DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO POLO MRS-UAB, NESTE SÁBADO, 4 SERÃO EM MARI

A PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE
DISPONIBILIZARÁ UM  TRANSPORTE  

No dia 2 de maio de 2012, à noite, a professora Roseana Palmeiras dos Santos, coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, recebeu um comunicado para ser repassado a alguns alunos do curso de Licenciatura em  Ciências Naturais da UFPB, dizendo que as aulas presenciais serão no polo de Mari, pela manhã e tarde deste sábado, 4. Ela aparece na foto abaixo cumprimentando o professor kristoferson por ter concluído o seu curso pela UAB, polo Campina Grande e  por ter sido nomeado professor da rede estadual de ensino, aprovado em um recente concurso público.

O professor Kristoferson Ferreira Araújo do colégio estadual PHB de Alagoa Grande, esteve visitando o polo MRS-UAB acompanhado de sua esposa Ana Lucia Martins, aluna do curso de Licenciatura em  Ciências Naturais. 

A professora Mônica, secretária de educação do município, informou para o professor Rafael Rodrigues,  por telefone  que um ônibus ou Van sairá neste sábado, 4,  de frente a prefeitura de Alagoa Grande, às 7h, para transportar os alunos do curso de Ciência Naturais até o polo da UAB em Mari-PB.



                                 Professor Rafael, Ana Lúcia, Kristoferson e filha do casal.


Link:

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2013/05/as-aulas-presenciais-do-curso-de.html

Professora Mônica visitará o polo MRS da UAB em Alagoa Grande, nesta quarta-feira, 6 de março de 2013





A professora Mônica, secretária de educação do município, reconhece a importância do parlamento cidadão do GEMAG-Grupo de Estudos Multidisciplinar de Alagoa Grande, que visitou o polo no último sábado e fez várias observações. Ela falou que nesta quarta-feira, 6, às 15h, fará uma reunião com o professor Rafael Rodrigues e a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, para saber tudo sobre as reais condições da infraestrutura do polo.  Adiantou que o prefeito Bôda vem cobrando dela para resolver o mais rápido possível as pequenas pendências do polo MRS deixadas pela gestão anterior.



No último sábado, 2, pela manhã, estavam no polo MRS a nova secretária Patricia Araújo




 e o novo tutor presencial do curso de ciências naturais, Danilo





 Veja mais fotos da visita de alguns membros do parlamento cidadão do GEMAG.


                                    Marcelo Félix, Marlene Brito, Bibiu do Jatobá e professor Rafael

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2013/03/professora-monica-visitara-o-polo-mrs.html

Reitora Margareth da UFPB indicou o novo Coordenador Geral de Ensino à Distância da UFPB, fevereiro de 2013

Novo Coordenador da UFPB-UAB
O professor Jan Edson Rodrigues, coordenador do Curso de Licenciatura em Letras-português da UFPB Virtual,  aceitou o convite da Reitora Margareth da UFPB para ser o novo Coordenador Geral de Ensino à Distância da UFPB do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A ex-coordenadora da UFPB Virtual, professora Renata Patrícia continuará  trabalhando na equipe. O primeiro coodenador da UFPB Virtual foi o professor Lucídio dos Anjos.




No dia da primeira aula presencial do Curso de Letras no polo MRS-UAB, em Alagoa Grande, em 20 de março de 2012 o professor  Rafael Rodrigues (UFCG, Campus Cuité), um dos incentivadores da UAB na Paraíba, foi convidado para fazer a apresentação da equipe do curso de Letras e, inclusive, da coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS), professora Roseana Palmeiras.



Esteve presente também naquela aula inaugural a coordenadora de tutores, Greiziane Frazão, os tutores presencial e à distância do curso de Letras, Gustavo Alexandre (conhecido por Guto) e Benhu, respectivamente. Entre os alunos destacamos a amiga Gildênia de Alagoa Grande, o professor Dedinha, (ex-candidato a prefeito de Juarez Távora nas eleições 2012),  blogueiro Cristiano Alves (Alagoinha)  e o soldado da polícia militar, Genildo de Alagoa Grande. Naquele dia o laboratório de informática do polo ficou  lotado.


 

 

 

 

O VESTIBULAR DA UFPB VIRTUAL SERÁ REALIZADO PELA TERCEIRA VEZ SEM ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO


AGORA É DEFINITIVO ALAGOA GRANDE FICOU DE FORA DO VESTIBULAR DA UFPB VIRTUAL 2013.

Finalmente a coperve divulgou o edital do vestibular da UFPB Virtual 2013  do sistema UAB, que estava previsto sair desde o dia 21 de janeiro. Atenção o candidato pode se inscrever até o dia 28 de janeiro e pagar a taxa de inscrição de trinta reais até o dia 4 de fevereiro. Esta mais uma vez não terá isenção, o que é lamentável, pois a maioria dos candidatos que querem fazer um dos cursos de graduação  da UFPB Virtual é de baixa renda.
Os estudantes deviam fazer  um movimento para reclamar a falta de isenção da taxa de inscrição do vestibular da UFPB Virtual.
O candidato que não dispuser de equipamento próprio para efetuar a sua inscrição pela Internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados nos Polos de Apoio Presencial da UAB. Apesar de não ter vagas para  Alagoa Grande o polo Manuel Rodrigues da Silva continua funcionando no CAIC em dois horários: de dia e à noite, 

Os estudantes já aprovados e estão estudando em um dos sete cursos de graduação da UFPB Virtual do polo MRS-UAB terão o apoio da prefeitura de Alagoa Grande quando for necessário, por exemplo, com o ônibus disponível para as aulas presenciais. Afirmou o prefeito Bôda que reivindicará a isenção da taxa de inscrição no próximo vestibular da UFPB Virtual.

Veja estas e outras informações no edital clicando em
http://www.coperve.ufpb.br/Uab/PSUAB2013/Edital002_2013_UAB.pdf

Para ver o cartaz clique em PROCESSO SELETIVO 2013 DA UFPB VIRTUAL 

Para o candidato fazer sua inscrição do vestibular da UFPB Virtual 2013 deve acessar o endereço eletrônico da COPERVE – www.coperve.ufpb.br

Link desta postagem



Processo Seletivo 2013 da UFPB Virtual abre inscrições nesta segunda-feira, 21 de janeiro



Adendo do blog rafaelrag. Até o momento o polo da UAB em Alagoa Grande está de fora do vestibular da UFPB 2013 por causa de pequenas pendências previamente anunciadas pelo professor Rafael Rodrigues desde 21 de novembro de 2012. Os polos de Itabaiana e Araruna também  ficaram sem vagas para ambos períodos 2013.1 e 2003.2. São 14 polos com conceitos  aptos para o período 2013.1 e 12 polos para 2013.2. O vestibular da UFPB Virtual 2013 será dia 3 de março. Fica a pergunta por que os poderes públicos de Alagoa Grande ainda não cumpriram com as exigências do MEC para o polo MRS-UAB torna-se apto ao vestibular 2013?
As inscrições para o PROCESSO SELETIVO 2013 DA UFPBVIRTUAL estarão abertas no período de 21 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013 no endereço eletrônico da COPERVE – www.coperve.ufpb.br
Estão sendo oferecidas 1.955 vagas em cursos na modalidade a distância: Licenciatura em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Computação, Letras, Letras/LIBRAS, Matemática e Pedagogia, bem como Bacharelado em Administração Pública. (ver quadro de vagas)

Link com a postagem completa,

Polo da UFPB Virtual em Taperoá, ofertará cinco cursos de graduação para 2013

O Polo Municipal de Apoio Presencial "Monsenhor Manoel Vieira", do programa Universidade Aberta do Brasil UAB, da cidade de Taperoá, ofertará cinco cursos de graduação pela UFPB Virtual para 2013, após reunião para oferta de vagas aprovada pela CAPES para os dois períodos letivos. Apenas os Polos com conceito AA, no total de 17 unidades, foram agraciados com a oferta. 
Adendo do blog rafaelrag.
Se sair o edital hoje, 3, Alagoa Grande ficará de fora porque ainda não artendeu a exigência da CAPES paraclimatizar o polo. Para ver a postagem completa favor clique em

VEM AÍ O VESTIBULAR 2013 DA UFPB VIRTUAL

Foto da entrada do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, em frente a Creche do CAIC, registrada pelo professor Rafael.
Apesar da UFPB Virtual está funcionando com sete cursos superiores no vestibular 2013 não terá vagas para o curso de Letras Libras. Há polos que serão punidos se não atenderem as exigências da CAPES, às vezes, são pequenos detalhes que podem prejudicar muitos alunos da região que ficarão sem ter mais uma chance em tentar ser aprovado no vestibular da UFPB Virtual, o que não queremos que aconteça  em Alagoa Grande. Afirmou o futuro prefeito Bôda, que está aguardando um relatório a ser apresentado pela professora Roseana, coordenadora do polo, prometido na semana passada em uma visita à residência de Bôda.

O POLO MRS-UAB DE ALAGOA GRANDE ESTÁ TEMPORARIAMENTE NA CATEGORIA NÃO APTO

Não confundir a avaliação do Curso com a avaliação do polo. No momento o polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da UAB em Alagoa Grande está com o conceito AP, o que significa se não passar para o conceito AA da Capes, não será considerado apto ao vestibular 2013 para os cursos da UFPB Virtual que será divulgado logo em breve. Desde o dia 21 de novembro que o professor Rafael e Guedes(autor do livro que faz referência também da importância da UAB e colaboradou voluntário, juntamente com o professor Rafael, com a doação do primeiro aparelho de ar-condicionado para o polo MRS-UAB) participaram de uma reunião sobre a UAB com representantes da UFPB e do MEC e ficaram sabendo desta pendência.

 Clique no link abaixo  para ver a matéria completa

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFPB obteve o conceito 4,0 pelo MEC

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da  UFPB, dentro do programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi avaliado pelo Ministério da Educação – MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Tendo sido consideradas categorias como organização pedagógica, corpo docente e instalação física, recebendo o conceito 4, numa escala que vai de zero  até 5.
Parabéns, pela atuação da equipe da UAB, no âmbito da UFPB, coordenada pela professora Renata Patrícia Lima Gerônimo Moreira Pinto, que tem tido muita dedicação dando continuidade ao excelente trabalho do professor Lucídio dos Anjos, primeiro coordenador da UFPB Virtual. Parabéns também para o professor Rafael Guerra, coordenador deste curso. Fico muito feliz em saber do resultado, sendo que o mais importante é ver que todos contribuíram para consolidar o curso de Ciências Biológicas da UFPB Virtual, afirma o Professor Rafael de Lima Rodrigues (primeiro coordenador da UAB no polo MRS).



Foto das equipes do polo MRS-UAB e do curso  Licenciatura em Ciências Biológicas com o coordenador deste curso Rafael Guerra da UFPB. Da esquerda para direita, tutoras presenciais Juliana e Jacinta, técnico de informárica Martin e o professor Rafael Guerra. A professora Roseana, coordenadora do polo MRS da UAB  é a primeira da direita para a esquerda. Nesta foto está faltando as secretarias do polo Paula, Vânia e Sandra da gestão Bosco Júnior, que viveram o dia a dia do polo. A única funcionária do polo MRS-UAB concursada é Maria Lourdernise, que é responsável pela limpesa. No vestibular da UFPB Virtual 2012, ela foi aprovada para o curso de Matemática da UFPB Vitual.
 
                                             Maria Lourdernise trabalha no polo MRS-UAB

 Secretárias Sandra (trabalha à noite) e Paula (trabalha à tarde) fazendo os cadastros dos feras do polo MRS da  UAB-UFPB.

Link desta postagem, em 7 de dezembro de 2012,

VAGAS PARA O VESTIBULAR 2013 DA UFPB DO SISTEMA DA UAB, COM DUAS ENTRADAS, 1 DE FEVEREIRO


O CANDIDATO TEM ATÉ O DIA 4 PARA PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO DA UFPB VIRTUAL







Professor Zeca e o professor Rafael unidos por mais apoio para educação.


A UFPB NÃO FOI RESPONSÁVEL POR NÃO TER OFERECIDO VAGA PARA O POLO MANUEL RODRIGUES DA SILVA (MRS) DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), POIS, FOI O MEC QUE FEZ A AVALIAÇÃO E PEDIU PARA O LABORATÕRIO DE BIOLOGIA SER CLIMATIZADO E OUTRAS PEQUENAS PENDÊNCIAS NÃO CUMPRIDAS PELA GESTÃO ANTERIOR.

NESTE CASO O MEC NÃO AUTORIZOU A UFPB  OFERECER VAGAS PARA O POLO MRS-UAB DE ALAGOA GRANDE. FICA A PERGUNTA POR QUE OS RESPONSÁVEIS PELA A MANUTENÇÃO DO POLO MRS NÃO FOI A RÁDIO LOCAL PIEMEONTE FM FAZER O REGISTRO?



O PROFESSOR RAFAEL ALERTOU A TODOS E, INCLUSIVE, A COORDENADORA DO POLO ROSEANA E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MÔNICA, ANTES DELA VIAJAR PARA O PARAGUAI. 

Link, para ver esta postagem completa,

Seleção Simplificada para Tutor em Ciências Biológicas a Distância, as inscrições se encerram na sexta, 7 de dezembro de 2012

 As vagas serão para Aulas práticas Presenciais do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância


Os tutores selecionados apoiarão os docentes da UFPB nos dias de aulas práticas. A Coordenação Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFPB, torna público que, até  07 de dezembro de 2012, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado com vistas à seleção de 05 (cinco) Tutores para aulas práticas presenciais para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB / UFPB Virtual. A função será desenvolvida em regime de vinte horas semanais de trabalho pelo qual receberão uma bolsa da CAPES/MEC (FNDE), no valor de R$ 765,00 mensais.

O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da UAB, em Alagoa Grande tem duas tutoras presenciais Jacinta e Juliana do curso de Ciências Biológicas.
Tutoras Jacinta e Juliana no polo MRS-UAB.
A tutora Juliana foi a primeira a ser nomeada para o polo MRS e esteve na homenagem do prefeito Bosco Júnior ao professor Rafael Rodrigues, com uma placa de honra ao mérito, pelo seu esforço em tornar esse sonho uma realidade, no dia da inauguração do polo em 9 de agosto de 2010.

Para acessar o edital completo para tutor a distância, CLIQUE AQUI


Blog rafaelrag

A UFPB VIRTUAL TEM 7 CURSOS DE GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) NO POLO MANUEL RODRIGUES DA SILVA(MRS), EM ALAGOA GRANDE.




Professor Rafael Rodrigues (primeiro coordencador do polo MRS-UAB), um dos responsáveis, incentivadores e divulgadores da UAB na Paraíba desde a sua primeira edição.

Outras infomações no Portal da UFPB com os Cursos da UAB, favor clique emUFPB Virtual - Universidade Federal da Paraíba Virtual ...
http://portal.virtual.ufpb.br/wordpress/
UFPB Virtual - Universidade Federal da Paraíba Virtual : Universidade Aberta do Brasil 

CONSULTOR FREDERICO TERMINOU NESTA SEXTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2011, A VISITA AOS POLOS DA UAB-UFPB E RETORNARÁ À BRASÍLIA PARA FAZER O SEU RELATÓRIO.

UAB: consultor Frederico da DED/CAPES visitou o Polo Manuel Rodrigues em Alagoa Grande, 28 de nov de 2011 



A Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil - UAB, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do consultor Frederico Batista Nepomuceno realizou uma vistoria na sede do Polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS), que iniciou às 14:40h e terminou às 17:20h com o objetivo de verificar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e, principalmente, vistoriar o andamento das instalações deste polo da UAB de Alagoa Grande-PB.
Na visita foi realizada uma reunião com o primeiro coordenador do polo, Prof. Dr. Rafael Rodrigues, onde contou com a participação do técnico de informática, Martin Guimarães e o secretário de Educação do Município, Prof. Marcus Alves Pedrosa. Estavam presentes também as três secretárias deste polo, Vânia (manhã), Paula (tarde) e Sandra (noite). 
O Prof. Rafael Rodrigues fez a divulgação ante e depois da vistoria nas Rádios Cultura e Rural de Guarabira e na Rádio Comunitária de Alagoa Grande, PIEMONTE FM.
Ao iniciar o preenchimento do formulário o consultor Frederico fez várias perguntas, o polo está ativo ou inativo? Respondemos está ativo, pois um CAPES havia sido informada antes. Ele perguntou quais são os cursos autorizados pela CAPES/UAB/MEC, qual o tamanho em metros quadrados de cada espaço Físico, laboratório de informática, biblioteca, sala de aula presencial, quantos microcomputadores tem nenhum laboratório de informática, o Prof. Marcus Alves respondeu tem 50, etc. Ao perguntar se o edifício sede do pólo é próprio veio uma dúvida respondemos não é próprio, ele é parte da Escola Municipal HADS. O Prof. Frederico fez uma correção dizendo neste caso o edifício é próprio.
O termo de compromisso
Em uma correspondência enviada pela CAPES para o Prof. Rafael, no início do mês de novembro foi solicitado o termo de compromisso assinado pelo prefeito João Bosco Carneiro Júnior, o mantenedor do polo UAB-MRS,  pois ainda não tinha chegado Brasília. Ao ser questionado por telefone pela Coordenação de Infraestrutura de polo da UAB, o Prof. Rafael respondeu dizendo talvez devido a greve dos correios ainda não tenha chegado na DED, em Brasília. O secretário de educação não quis entregar para o Prof. Rafael, dizendo que ele iria enviar. Na semana anterior a visita do consultor Frederico o Prof. Rafael solicitou o termo de compromisso assinado também ao secretário de educação, ele falou não que se preocupasse porque ele já tinha enviado.
No dia 28, na reunião com o consultor da CAPES, o Prof. Marcus Alves entregou o termo de compromisso, em mãos com data retroativa a 30 de agosto, para garantir o vestibular da UFPB Virtual 2012 no polo UAB-MRS, para os seguintes cursos de licenciaturas: pedagogia, matemática, letras libras, letras portugês, ciências biológicas, naturais e agrarias.
Na reunião ficou acordado que a questão da substituição do coordenador será feita entre o prefeito João Bosco Carneiro Júnior e a UFPB. O Prof. Rafael lembrou que a indicação dos nomes para coordenador é feita pelo prefeito e não tem nenhum problema se o Prof. Marcus Alves não concordou com os seus procedimentos e resolveu mudar o coordenador do polo MRS, pois ele pode colocar quem quiser na lista tríplice, os candidatos serão avaliados e o novo coordenador será aquele que  a comissão de seleção da  UFPB Virtual escolher. O Prof. Rafael irá parabenizar o novo coordenador e continuar colaborando voluntariamente, como sempre fez antes, durante e depois de ser o coordenador do polo. O que não pode é o polo ficar sem coordenador, como foi no ano passado, quando o Professor Rafael ficou como voluntário e esteve também juntamente com o Professor Marcus Alves participando de uma reunião com coordenadores e sercretários de educação dos polos da UFPB Virtual, inclusive, com representantes de outros polos.
O consultor Frederico da CAPES lembrou que ele veio com outros objetivos previamente definidos e fez uma vistoria das instalações polo,  laboratório de Biologia da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, sob a condição de em agosto de 2012, o mantenedor do polo construir o laboratório de Biologia no espaço físico do Polo.

Registramos aqui a gentileza da recém reeleita diretora Diana do PHB por ter doado vários livros de ciências exatas e da natureza para o polo UAB-MRS e por autorizar o uso laboratório de Biologia do PHB pelos universitários da UAB-MRS, em uma declaração entregue ao Professor Rafael Rodrigues, no dia 8 de agosto deste.

A SELEÇÃO DE  TUTOR PARA  O POLO UAB-MRS REFERENTE AO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB FOI REALIZADA NO ANO PASSADO, QUEBRANDO O PRECONCEITO.

O Professor Rafael informa também que a seleção para tutor do curso de Licenciatura em Pedagogia, que iniciou suas atividades em agosto de 2010, estava sem ser realizada porque o Professor Marcus Alves, secretário de educação, dizia receber informações da Reitoria da UFPB proibindo por ser um ano eleitoral. Mesmo sem ser coordenador oficial, o Professor Rafael foi a Reitoria da UFPB, em João Pessoa e recebeu a informação de que seria possível realizar esta seleção, após combinar com a coordenação do curso de licenciatura em Pedagogia e o prefeito João Bosco Carneiro Júnior, fez uma divulgação e conseguiu quebrar a barreira do preconceito com a UAB, após divulgar na rádio comunitária PIEMONTE (http://www.piemontefm.com.br/), conseguiu mais professoras para fazer do que o número de vagas ofertadas. Se inscreveram 12 candidatos e foram selecionados 6, sendo duas contratações imediatas, as professoras Kilma e Roseana.

Com a contratação de Eliane para o Curso de Ciências Naturais Renolda ficou na vez para ser chamada no início do próximo ano para o curso de Pedagogia. Eliane havia ficado em terceira colocada e Renolda em quarta, na lista de espera para o curso de Pedagogia. Se classificaram também Mariângela e Janiele. Esta seleção foi realiizada no polo da UAB-MRS, em 2 de novembro de 2010, por duas professoras da UFPB: Jayza Shelly de Morais Santos e França Marlene Helena de Oliveira.

O Professor Marcus Alves pagou o almoço para a banca examinadora desta seleção  de tutor, emprestou 4 ventiladores grandes. Estiveram presentes também o coordenador do polo, Professor Rafael Rodrigues, dois funcionários da UAB-MRS Vânia e Martin.

RESULTADO FINAL POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

Kilma Barbosa de Araújo Costa
Roseana Palmeiras dos Santos
Eliane Conceição Lima de Andrade
Carla Renolda de Morais Pereira Montenegro
Mariângela Gomes de Assis
Janiele de Alcantra Bronseado Silva

 NOVAS CONQUISTAS PARA O POLO

Por outro lado, o prefeito João Bosco Carneiro Júnior e o secretário Marcus Alves melhoraram as condições de trabalho no polo da UAB-MRS, uma semana antes do consultor  Frederico da CAPES chegar a Alagoa Grande, colocando mais um ar-condicionado na sala de aula presencial. O primeiro aparelho de ar-condicionado (18.000 BTU) foi doado por José Guedes (colunista do portal de notícia http://www.portalag1.com/) e o Professor Rafael Rodrigues. Três aparelhos dos mesmos foram colocados na sala de laboratório de informática, conseguindo também dentro do CAIC mais um espaço Físico, onde funcionará o laboratório de matemática, cujos materiais pleiteados e transportados pelo Professor Rafael, desde o dia 11 de abril de 2011, estavam na central de depósito da prefeitura. O que fez o Professor Rafael lembrar sempre ao secretário de educação na chegada do Consultor da CAPES o polo poderia ser punido se não fosse providenciado a instalação do laboratório de matemática.

NOVOS CURSOS

A vinda dos Cursos de Letras da UFPB foi mais uma reivindicação do Professor Rafael, registrada em vídeo no dia da aula inaugural. O Professor Marcus Alves dizia que esse ano viria o curso de Letras do IFPB (antiga escola técnica), após ele e o prefeito Júnior ter mantido contato com o IFPB.

No início deste ano encaminhamos juntamente com o prefeito Júnior uma solicitação a coordenadora geral da UAB-UFRN, com fotos da quadra do CAIC, para implementar o curso de Educação Física neste polo, foi aprovado no âmbito da instituição, informou a professora Carmem, coordenadora geral da UAB-UFRN.
O momento é de união de todos Alagoa-grandenses para conseguimos consolidar os 7 cursos de licenciaturas da UFPB que já existe no polo UAB-MRS e se possível a vinda de novos cursos superiores.




MAIS APOIO PARA A UAB-MRS EM ALAGOA GRANDE

A atual coordenadora geral da UAB no âmbito da UFPB é a professora Renata Patrícia Lima  G. M.  Pinto (renata@de.ufpb.br), que esteve em Brasília no mês de Julho para cobrar pela terceira vez uma senha SISUAB para o coordenador do polo, Professor Rafael Rodrigues, e só foi possível em 3 de agosto.

Gostaria de dizer que esse programa da UAB para ser consolidado precisa de apoio dos políticos para obter mais recursos do governo Federal, principalmente, prefeito, deputados federais e senadores da República.

 Como coordenador, algumas vezes, fiquei trabalhando na minha casa, no centro da cidade de Alagoa Grande, próximo ao polo UAB-MRS porque a sala da coordenação do polo além de ser muito pequena não era climatizada e todas as semanas, quando era necessário, colaborava, comprando o garrafão de água mineral de 20 litros, material de limpeza e papel para impressão, levando e trazendo todos os documentos do polo para a UFPB, em João Pessoa, viajando em seu carro toda semana com recursos próprios. Inclusive, já tinha dito se o prefeito não conseguir outra sala do CAIC para funcionar o laboratório de matemática, eu já tinha reservado um espaço no Térreo da minha residência para este laboratório e ficaria morando no primeiro andar. (Afirmou o professor Rafael Rodrigues).


Consultor Frderico e o Prof. Rafael, 28/11/2011

  • Frederico, Rafael, Marcus Alves e Martin, 28/11/2011


                                           Vereador Fabiano Luz acompanhou a vistoria do
                                               consultor Frederico, 20/11/2011

Tutoras Roseana e Mariany e o tutor Vanlex (em pé).
A professora Roseana é atual coordenadora do polo.
Vista nos fundos da Creche do CAIC, onde poderá
ser a nova sede do polo UAB-MRS, 28/11/2011.

LISTA DE ESPERA DO VESTIBULAR DA UAB-UFPB SAIU NO DIA 5 DE MARÇO DE 2012, E A SELEÇÃO PARA TUTOR DE LETRAS-LIBRAS


PROFESSOR RAFAEL ALERTA AOS CANDIDATOS NA LISTA DE ESPERA DO VESTIBULAR DA UAB-UFPB VIRTUAL 2012 PARA NÃO TEREM FALSAS EXPECTATIVAS

Vestibular

Universidade Aberta do Brasil

A professora Roseana Palmeiras, atual coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva(MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), informa que no dia cinco de março sairá a 2ª. Lista de classificados do vestibular da UAB-UFPB Virtual 2012, cujos candidatos estão na lista de não eliminados,

 O professor Rafael Rodrigues, da UFCG Campus Cuité-PB, alerta aos candidatos da lista de espera do Vestibular da UAB-UFPB para não se iludirem com falsas expectativas. Os alunos não eliminados que terão chances são aqueles que estão no máximo na posição 26, pois supondo que tenha sobrado as 13 vagas no primeiro cadastro, o que não aconteceu. Dos 13 candidatos classificados poucos poderão ter desistido  por algum motivo. Por exemplo, Fabiana de Lima Sales Bento, classificada em 19º para o curso de Pedagogia  será chamada somente se 6 candidatos dos 13 classificados nas vagas de demanda social desistirem ou poderá ter também desistência dos candidatos classificados para as vagas do PAR. Seria bom também se acontecesse a seguinte hipótese  para o não cadastro de candidatos:  4 candidatos da demanda social mais 2 candidatos do PAR, totalizando 6 e, por sua vez, Fabiana seria classificada na lista do dia 5.
Esperamos que tenha sido esclarecido as dúvidas de quem poderá ser chamado para fazer o cadastro  como fera da UAB. Para outras informações, favor ligar para o polo MRS-UAB que a coordenadora atenderá ou fazer uma visita para conhecer as instalações e as 3 secretárias, pela manhã, Vânia, à tarde Paula e a noite Sandra. Ainda poderá conversar com Martin,  técnico de informática do polo MRS e aluno do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias no polo da UAB, em Itabaiana-PB, com bastante conhecimento sobre o funcionamento deste programa da UAB que está dando certo em Alagoa Grande.
Segue algumas fotos de candidatos classificados fazendo o cadastro no polo MRS-UAB. Parabéns para todos!
Para ver o resultado do vestibular da UAB-UFPB Virtual, favor clique em

Professor Rafael cumprimentando os feras de Alagoinhas-PB, aprovados no vestibular UAB 2012.
 A coordenadora do polo MRS-UAB e a secretária Vânia recebendo na sala da coordenação o primeiro lugar em matemática, ALDALECIO VITAL PEREIRA, média 582,6, natural de Alagoinha-PB. Parabéns.

 Secretárias Sandra (trabalha à noite) e Paula (trabalha à tarde) fazendo os cadastros dos feras do polo MRS da  UAB-UFPB.
Secretária Paula e Mariany, tutora do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias.

                      A tutora Kilma de Pedagogia e o técnico Martin no laboratório de informática.
Tutores Lenivaldo (C. Naturais), Vanlex (matemática) e o professor Rafael.
                       A funcionária do polo MRS_UAB Maria Lourdernise foi aprovada para o curso de Matemática.
Gildênia Cabral de Alagoa Grande aprovada para Licenciatura em Matemática, acompnahada de seu esposo Guimualdo.
Filha do professor Josildo de Guarabira foi aprovada para o curso de Licenciatura em matemática.
Tatiana Santana da Silva da Rua José Araújo, Alagoa Grande,  com sua irmã conferindo o resultado do vestibular no PC do professor Rafael Rodrigues. Ela foi aprovada para matemática, participou das aulas de revisão em janeiro e fevereiro na Escola Estadual Apolônio Zenayde, promovida pelo GEMAG sob a coordenação do professor Rafael. Este ministrou aulas grátis de Física dos 3 anos do ensino médio, Kristoferson com matemática e Ricardo com Química.
 GEMAG-GRUPO DE ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DE ALAGOA GRANDE
Coordenadora Roseana Palmeiras  com o professor Rafael. Ela também está de Parabéns por ter sido aprovada para o curso de Pedagogia, polo Campina Grande. 





 Renan, filho do professor Rafael, observando os homens limpando o mato ao lado da creche do CAIC, em frente ao espaço físico do polo MRS-UAB.
 
FALTOU CANDIDATO DE ALAGOA GRANDE PARA A SELEÇÃO DE TUTOR DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS 


Lamento informar que a Coordenadora Roseana não recebeu nenhuma inscrição de candidato de Alagoa Grande para a vaga de Tutora de Letras Libras.  Faltou divulgação na Rádio Cominitária? O professor Rafael voluntariamente divulgou nas rádios da região: PIEMONTE FM, Jornal de Verdade da Rádio Cidade de Esperança, Campina Grande FM e 2 vezes na rádio Cultura e Rural  de Guarabira. Por que Marcus Alves, secretário de Educação do município, não solicitou para o  secretário de comunicação do município de Alagoa Grande, Robson Filho, divulgar  esta e outras notícias do polo da MRS-UAB para os conterrâneos? Ou os professores graduados em Letras com Habilitação em Libras de Alagoa Grande não tem interesse?  Esta será mais uma seleção de tutor que participarão somente candidatos de fora, o que não é recomendável pelo MEC. Indaga professor Rafael. Quando eu era o coordenador deste polo comuniquei ao prefeito Bosco Júnior a pouca divulgação dos sete cursos de graduação da UFPB em Alagoa Grande através da secretaria de divulgação do município e, inclusive, certa vez na presença de Robson Filho e a falta de divulagação  continua. Por que nem o prefeito nem os seus secretários não mencionam o nome do polo MRS-UAB e o nome da atual coordenadora em suas raras vezes quando se referem a este programa da UAB nas rádios da região?

UMA ALTERNATIVA PROVÁVEL

A professora Jacinta de Alagoa Grande, esposa do engenheiro agrônomo Gilberto Rodrigues,  recentemente selecionada para ser tutora do curso de Ciências Biológicas possui também  habilitação em Libras. Se não for aprovado nenhum candidato ela poderá ser removida para ser tutora de Letras Libras e deixando uma vaga em aberto para o curso de Ciências Biológicas, que tem candidato interessado em Alagoa Grande. 
       



Professoras Jacinta e Juliana, tutoras do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Polo MRS-UAB-UFPB Virtual
Rua Francisco Carlos da Silva, S/N – Conj. Cehap I-CAIC
CEP: 58.388-000
Telefone: (83) 3273.1299
E-mail: polouabalagoagrande@gmail.com
Coordenadora: Roseana Palmeira dos Santos
Celular do Polo: (83) 9908.0076
Link para esta postagem,

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2012/03/lista-de-espera-do-vestibulara-da-uab.html

Celular do professor Rafael, 99553930-tim e 91838699-claro


 

Um comentário:

  1. Professor Rafael, quando haverá nova seleção para coordenador do polo uab de alagoa grande? Nosso Polo precisa de melhorias, a começar pela coordenação. Precisamos de alguém mais presente e que proporcione um clima mais agradável, sem autoritarismo. Nós, alunos, reivindicamos mudanças ! Acredito que alguns tutores também...

    ResponderExcluir