terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Polo Universitário da UAB de Alagoa Grande-PB, tendo cursos de Graduação da UFPB, IFPB e UEPB

Alagoa Grande ganhou, enfim, a sua universidade com cursos gratuitos  e já contribuiu para a formação de diversos profissionais qualificados.

Registramos a reunião do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) via UFPB,  na casa legislativa, para discutir como trazer os cursos da UAB para Alagoa Grande. O polo MRS iniciou suas atividades em 1 de setembro de 2010 e já realizou a formatura de diversos  graduados da UFPB.

Matéria relacionada
Cidade, Jornal Correio da Paraíba, quinta-feira, 12-01-2006

Grupo mobiliza Brejo para criação de pólo da Universidade Aberta Municípios podem fazer parceria com Governo Federal e oferecer cursos de graduação
FERNANDO DE OLIVEIRA
Naquela éoca, nenhum município paraibano enviou projetos para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), projeto do Governo Federal que tem o objetivo de, através de uma parceria com instituições federais de ensino superior (Ifes) e centros federais de educação tecnológica (Cefets), oferecer cursos de graduação a distância em todas as cidades do país. No Brejo, uma reunião promovida pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares de Alagoa Grande (Gemag) pretende alertar professores, secretários de educação e prefeitos da região para a importância do projeto e iniciar a mobilização para criação de um pólo da UAB em Alagoa Grande.

Participaram da reunião autoridades de vários municípios, dentre eles, Juarez Távora, Alagoinha, Alagoa Grande e Pilões. "Iremos estar reunidos para preparar projetos de criação de pólos de apoio presencial para os cursos de graduação que desejamos ter na região, assim como descrever a infra-estrutura necessária", explicou Rafael.

O professor lembra que participar da UAB pode ser uma forma de resolver o problema do acesso ao ensino superior. "No Brasil, apenas 10% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior. Isso acontece, também, porque apenas 3.941, dos 5.560 municípios brasileiros possuem turmas. Esta nova Universidade veio para resolver este problema e, por isso, estamos envidando estes esforços no sentido de alertar para a sua importância", disse.
Leia mais

O polo universitário de Alagoa Grande Manuel Rodrigues da Sila(MRS) do sistema de universidade aberta do Brasil(UAB) de Alagoa Grande foi incaugurado em 9 de agosto de 2010. O primeiro coordendaor foi o professor Rafael Rodrigue(UFCG, campus Cuité), naquela época ele trabalhava na UFPB, no então ampus V de Cajazieras.

O polo MRS poderia ter tido 3 coordenadores, no entanto, até o momento tem somente dois. A professora Roseane Palmeiras ainda continua sendo a coordenadora do polo MRS-UAB, desde 2012, sendo a segunda e última, totalizando somente 2 coordenadores de polo em Alagoa Grande. A professora Gorett Menezes poderia ter sido a primeira coordenadora, escolhida pelo MEC, mas o prefeito Bôda desistiu da UAB em 2007, mesmo sabendo que o projeto elaborado pelo professor Rafael Rodrigues, professora Mônica Calvacante e a professora Gorett tinha sido aprovado pelo MEC.

O professor Rafael Rodrigues, pioneiro na divulgação da UAB na Paraíba, conseguiu o apoio do ex-prefeito prefeito Bosco Júnior e juntos realizaram o sonho dos jovens alagoagrandenses, em 2010.

Após sua aula inaugural, no dia 09 de agosto, na gestão do ex-prefeito Bosco Júnior e o secretário de educação Marcus Alves, iniciou o funcionamento do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoa Grande-PB, com as aulas presenciais dos cursos de licenciaturas em Pedagogia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais, cada turma tinha professores das redes públicas de Ensino e estudantes concluintes do ensino médio. Em março de 2011, a UFPB autorizou mais dois novos cursos de Licenciaturas em Matemática e Ciências Agrárias. Em 2014, o polo MRS ganhou mais dois novos cursos de graduação da UFPB: Lienciatura em Letras Espanhol e Ciência da Computação. Depois foram autorizados mais 3 cusos de Letras: Libras, Português e Inglês.
 
Atualmente, no plolo MRS-UAB  de Alagoa Grande são dez cursos de graduação de qualidade da UFPB, na modalidade semi-presencial, um da UEPB, Licenciatura em Geografia e um do IFPB, bacharelado em Administação pública.

Vídeo de divulgação.

https://youtu.be/U3W3przN_T8?si=9Cw9-nBcO03LIPWZ


O alagoagrandense engenheiro mecânico Roberto de Lima Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues da Silva  (MRS), em memória, veio de Manaus, onde há 33 anos trabalha,  visitar o polo MRS do sistema de universidade aberta do Brasil (UAB), no CAIC, em Alagoa Grande, que leva o nome de seu pai.   A professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo MRS, falou para o professor Rafael Rodrigues, 1o. coordenador do polo MRS, que em 2016 este polo  teve pouco apoio da secretária de educação do município, que inclusive, para fazer a reposição de 15 lâmpadas passou mais de 5 meses, tendo ocorrido a formatura dos estudantes do polo MRS, quase no escuro.  
Veja como foi o processo seletivo de 2022.2,  para o polo MRS-UAB-UFPB.

Homenagem Póstuma

O polo foi denominado de Manuel Rodrigues da Silva (MRS), que faleceu aos 84 anos, em 27 de junho de 2010, pai do professor Rafael Rodrigues, uma justa homenagem, alagoagrandense respeitado, pai de família exemplar, que dedicou grande parte de sua vida na formação de seus filhos e conseguiu ver os seus 4 filhos (Rafael-Bacharelado em Física, Rivaldo-engenharia mecânica e bachalerado em Física, Roberto-engenharia mecânica e Gorett-ciências da computação) formatos em cursos de graduação da UFPB. O Sr. Manuel teve a felicidade de ver também o seu filho Rafael fazer o mestrado na UFPB, doutorado na UFRJ (1992) e pós-doutorado no CBPF (2002).

 O ex-prefeito Bosco Júnior entregou uma placa em homenagem ao professor Rafael Rodrigues, por sua dedicação no desenvolvimento da educação do município de Alagoa Grande. 






                                      Professor Edson do curso de Matemática da UFPB
                        Professor Lucídio do curso de Ciência da Computação da UFPB
Leia mais


https://rafaelrag.blogspot.com.br/2017/02/inauguracao-da-universidade-aberta-do.html

Em 2016 tinha  9 cursos de graduação da UFPB em Alagoa Grande: Ciências da Computação, Naturais, Biológicas, Agrárias, Matemática, Pedagogia, Letras Libras, Português e Espanhol. O ingresso foi através do ENEM 2016.  

  Registramos no dia 13 de setembro de 2016, a visita das estudantes do Quilombo Caiana dos Crioulos, Josilene, Sandra e Adriana ao Polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da  Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, nesta terça-feira, 13 de setembro. A coordenadora do polo MRS, professora Roseana Palmeiras, informou o horário de funcionamento do polo MRS é o seguinte: pela manhã, das 8h às 11:30h; à tarde, das 13h às 15h e à noite, das 18h às 21h.  A estudante do 1o. ano do PHB Alessandra Sousa acompanhou também as estudantes quilombolas.

                                                              Coordenadora Roseana Palmeiras.


        Professor Rafael acompanhou a visita ao Polo MRS das estuantes quilombolas Josilene, Sandra(Kassandra) e sua irmã Adriana.

Leia mais

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2016/09/estudantes-quilombolas-visitam-o-polo.html

Blog rafaelrag

3 comentários:

  1. Carolaine Germano. Sabe dizer se no Polo de Alagoa Grande vai ter especialização em Educação?

    ResponderExcluir
  2. Coordenadora do polo MRS-UAB, Roseane Palmeiras. Em breve haverá Especialização em Educação do Campo e Ensino de Ciências e matemática no polo MRS-UAB de Alagoa Grande.

    ResponderExcluir
  3. Eu perguntei aos deputados federais Wellington Roberto e a Agnaldo Ribeiro por que eles não ajudaram a construir uma biblioteca decente para o polo universitário de Alagoa Grande. Ele disseram que não sabiam da existência do polo MRS-UAB.

    ResponderExcluir