Como fazer um relatório técnico?
Veja como fazer uma pesquisa acadêmica em 7 passos.
Um estudo ou pesquisa acadêmica é um relatório formal que contém uma ideia original (tese) e evidências que comprovem a tese (pesquisa)
Há muitas ações envolvidas no desenvolvimento de uma pesquisa. Para começar, você precisa achar sua tese, procurar fontes nas bibliotecas e ler os livros. Tudo isso deve ser feito antes de começar a escrever. Se você obtiver o panorama daquilo que deve ser feito, com certeza não se sentirá tão intimidado. Tarefas complicadas sempre parecem mais fáceis se as organizamos por etapas ou passos. Siga esses passos para simplificar a tarefa:
1) Saiba a matéria
O passo mais importante para escrever esse trabalho é ter uma tese sólida para se basear, e isso não pode ser feito sem que você saiba o mínimo necessário sobre o assunto. Uma vez que você souber qual é seu tema, faça uma pesquisa geral para saber o que se destaca no assunto.
2) Ache os fatos que provam sua tese
Encontre fontes confiáveis para a pesquisa. Para organizar suas anotações, nomeie tópicos e diferentes assuntos, você pode até fazer um índice. Se tiver dúvidas sobre a relevância de algum dado, separe-o.
Leia mais.
3) Faça um esboço
Depois de reunir todas as suas anotações, organize-as para colocá-las na melhor ordem possível dentro do trabalho. Use essa ordem básica para criar um esboço. Não se esqueça de começá-lo com uma seção de introdução e finalizar com uma conclusão.
4) Preencha com conteúdo
Pense em seu esboço como um esqueleto: é apenas a estrutura de sua pesquisa. Agora é a hora de acrescentar conteúdo a essa estrutura. Em cada tópico, adicione exemplos e argumentos que sustentem essas afirmações, tendo o cuidado de relacionar suas fontes.
5) Escreva a primeira versão
Depois de organizar a estrutura e esboço, é hora de transformar aquelas anotações em verdadeiros parágrafos. Se tiver problemas com algum parágrafo ou seção, deixe-a para mais tarde e tente refazê-lo mais tarde.
6) Ouça a opinião dos outros
Sua primeira versão não será perfeita, nem deveria, afinal, é apenas a primeira versão. Alguns professores oferecem uma revisão dessa primeira versão e apontam possíveis erros ou lacunas. Se seu professor não faz isso, pergunte para seus pais ou alguém que entende do assunto para revisar o texto.
7) Revise o conteúdo
Depois de receber as observações dos seus parceiros ou professores, revise e o texto e faça as alterações necessárias. Cada versão que você fizer será melhor que a anterior, então quanto mais você revisar o material, melhor será o resultado final.
Como preparar um projeto de pesquisa de iniciação científica da UFCG?
Comunicamos que já estão disponíveis os editais de seleção para os programas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFCG - PIBIC/CNPq-UFCG, PIVIC/UFCG e PIBITI/CNPq-UFCG.
O PIVITI é o Programa de Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Com os mesmos padrões do PIBITI, o PIVITI acolherá os projetos qualificados que não forem contemplados com bolsa no PIBITI, possibilitando que estes projetos sejam realizados e certificados no âmbito dos programas institucionais da UFCG com reconhecimento do CNPq.
Normas e Editais
Destacamos a importância da observação das normas e editais, no que tange o cumprimento dos requisitos para participação nos programas, elaboração do projeto, submissão e documentação necessária.
Sobre o projeto
Sendo o principal objetivo dos programas o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Os projetos deverão ser elaborados pelo candidato a orientador, considerando-se que:
- Trata-se de um projeto específico de pesquisa que será desenvolvido pelo aluno de graduação;
- O projeto PIBIC/PIVIC deverá obrigatoriamente pertencer a uma linha de pesquisa existente no grupo de pesquisa do orientador;
- No caso de PIBITI/PIVITI, o projeto deverá estar claramente relacionado a atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação do orientador.
O projeto deverá ter no mínimo 07 (sete) e no máximo 14 (quatorze) páginas de tamanho A4, escrito com a fonte Times New Roman tamanho 12 pt e espaçamento entre linhas de 1.5, margens 2.0cm, com a seguinte estrutura:
- Introdução (situar o leitor e identificar o problema);
- Objetivos gerais e específicos;
- Justificativa da pesquisa e Relevância do projeto (relevância e motivação benefícios da pesquisa para a Ciência, Sociedade, Universidade);
- Estado da Arte/Referencial Teórico;
- Metodologia e viabilidade;
- Cronograma de Atividades (O orientador deverá elencar as atividades a serem realizadas nos 12 meses, compreendidos entre agosto do ano corrente a julho do ano subsequente, inclusive. Considerando a carga horária semanal de 20 h para o aluno);
- Referências (referências atualizadas)
Avaliação do orientador
Todos os candidatos a orientador deverão encaminhar para o e-mail pesquisa@ufcg.edu.br, até a data limite para inscrição, conforme descrito nos editais, a Ficha de Avaliação do Curriculum Vitae do Professor – CVP. Esta ficha trata-se de um formulário em formato do Excel (.xls) onde o candidato deverá informar seus indicadores de produtividade referente aos últimos 03 (anos), comprovados no Currículo Lattes do CNPq.
Blog rafaelrag (Universia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário