III encontro de Física e matemática (III FISMAT). Segue no final desta postagem o link da segunda mesa redonda de hoje.
Amanhã, dentro da programação do III FISMAT da UFCG, campus Cuité, teremos a segunda aula do minicurso sobre mecânica quântica, no bloco I, sala I01.
Este minicurso acontece das 8h às 12h. Quem assistir a segunda aula e a primeira aula gravada e disponibilizada no blog ciências e educação pode receber o certificado.
Hoje, 17, acontecerá a primeira mesa redonda sobre currículo, diversidade e formação de professores de curso de graduação.
Veja parte da primeira aula do minicurso tópicos de Física: estados coerentes, supersimetria e teoria de grupo aplicado a Física.
Veremos a equação de Schrödinger e os níveis de energia para o oscilador quântico massa -mola.
Veja a programação completa. https://rafaelrag.blogspot.com/2025/06/iii-fismat-iii-encontro-de-fisica-e.html?m=1
Função de onda em uma dimensão.
Segue o link da segunda mesa redonda do III FISMAT, tendo a participação do professor Miranda.
https://www.youtube.com/live/B83BIRQowxs?si=LbYHnlO5tL3Y5Kd4
Interpretação Probabilística de Max Born(1927)
Na mecânica quântica, a probabilidade de encontrar uma partícula em uma determinada posição ou estado é calculada usando a função de onda (ψ), solução da equação de Schrödinger.
A probabilidade de encontrar uma partícula em uma posição entre x e x+dx é dada pelo módulo ao quadrado da função de onda:
P(x) =|Ψ(x)|2
Essa expressão é conhecida como densidade de probabilidade.
Função de Onda.
A função de onda ψ(x) é uma função matemática que descreve o estado quântico de uma partícula. O módulo ao quadrado da função de onda |Ψ(x)|2 representa a densidade de probabilidade de encontrar a partícula em uma determinada posição x.
Exemplo 1)- Partícula em uma Caixa: Uma partícula confinada em uma caixa unidimensional pode ser descrita pela função de onda ψ(x) = √(2/L) sin(nπx/L), onde L é o comprimento da caixa e n é um número quântico. A densidade de probabilidade de encontrar a partícula em uma posição x é
P(x) = |Ψ(x)|2= (2/L) sin^2(nπx/L).
Exemplo 2) Oscilador Harmônico: como vimos anteriormente, a função de onda do oscilador harmônico quântico é Ψ(0)(x) = (mω/πℏ)^(1/4) exp(-mωx2/2ℏ). A densidade de probabilidade de encontrar o oscilador no estado fundamental é
P0(x) = |Ψ(0)(x)|2= (mω/πℏ)^(1/2) exp(-mωx2/ℏ).
Blog rafaelrag
👍
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirOk
ResponderExcluir