quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Reunião da Reitora Terezinha Domiciano com parlamentares paraibanos em Brasília reforça compromisso com a UFPB

Em viagem institucional, Reitora Terezinha Domiciano participou ainda da reunião da Andifes.


A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, segue uma importante agenda de compromissos institucionais em Brasília. Na quarta-feira (19), a Reitora participou de duas importantes reuniões com lideranças paraibanas no legislativo nacional. Com a senadora Daniella Ribeiro, foram tratados temas de interesse institucional referentes às pautas das mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. Duas ações se destacaram como encaminhamento: a primeira trata da proposta de criação de Salas Lilás para todos os campi da UFPB. Sala Lilás é o nome comumente dado ao ambiente privativo e individualizado necessário para o atendimento de mulheres vítimas de violência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A exigência desse ambiente foi definida pela Lei nº 14.847/2024, e o Ministério da Saúde instituiu uma nota técnica para orientar os gestores para o cumprimento da lei.

Outro compromisso firmado com a senadora Daniella Ribeiro foi no sentido de trabalhar conjuntamente para a criação de uma infraestrutura inclusiva na UFPB para estudantes, mães e pais, responsáveis por crianças menores de idade. Essa é uma pauta fundamental para garantir não apenas o ingresso de estudantes com filhos pequenos no ensino superior, mas sobretudo a permanência e a conclusão dos cursos, impactando positivamente na diminuição dos índices de evasão, um objetivo estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028, aprovado pela atual gestão.

A Reitora Terezinha esteve também com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em um encontro que contou, entre outros, com o presidente da Andifes, o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo. Entre os temas debatidos, destaca-se o papel do legislativo nas discussões sobre o processo de nomeação dos reitores das universidades federais, no sentido de respeitar a decisão da comunidade acadêmica na escolha legítima de seus representantes na gestão universitária, a exemplo do que ocorre nos Institutos Federais de Ensino. A Reitora Terezinha enfatizou que, durante o governo anterior do presidente Jair Bolsonaro, foram 25 universidades federais que sofreram intervenções e não tiveram a nomeação dos mais votados pela comunidade acadêmica. Na Paraíba, tanto a UFPB quanto a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), as duas universidades federais no estado, padeceram dessa intervenção.

Reunião extraordinária da Andifes



Ainda na quarta-feira (19), a Reitora Terezinha participou da 178a reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em que foram debatidos os temas dos processos de ingresso nas universidades federais e os processos de avaliação institucional. 

A reunião da Andifes continua nesta quinta-feira (20), em que está prevista uma apresentação do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. A pauta do dia contém ainda informes sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) e a apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade Compra Institucional (PAA-CI), por Roseli Zerbinato, da Coordenação-Geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Por fim, a pauta segue com informes dos colégios e fóruns setoriais que compõem a Andifes, além de informes gerais no encerramento da reunião.

* * *
Texto: Marcel Vieira
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB


Blog rafaelrag .


Nenhum comentário:

Postar um comentário