A secretária de educação Jacinta Duarte recebendo as professoras para a jornada pedagógica. Depois da palestra da professor Socorro Trindade aconteceram as oficianas no CAIC.
Recepção aos participantes, que precisavam fazer o seu cadastro.
Hoje, 17 de fevereiro, aconteceu a palestra da professora Socorro Trindade no segundo dia da Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino de Alagoa Grande-PB. O tema da Palesta foi desafio na aprendizagem. Primeiro os particpantes escutaram o Hino Nacional e o Hino da Alagoa Grande. O palestrante seria professor aposentado da red estadual de ensio do Rio de Janeiro, Antônio Neto, que devido não está se sendo bem ele pediu para ser substituído.
A professora Socorro iniciou avaliando a proibição do uso do celular em sala de aula. Ela falou sobre o desafio da aprendizagem. Os estudantes já chegam na escola, desde a época da cresche, com conhecimento. É preciso de um trabalho com todos os professores do 1o. ano ao nono do ensino fundamental para incentivar a leitura compartilhada, os professores precisão de uma formação pegaógica continuada. A própria escola deve planejar as atividades da formação dos profesores.
Ela usou os slides do professor Antônio Neto. Do ponto de vista do resutado educaçional:
Indicadores educacionais em queda após a pandemia.
O acumulo de locunas ao longo dos anos.
Impactos nos processo de ensino e aprendizagem.
O distanciamento enttre estudantes na mesma turma.
Retenção e abandono.
Em Alagoa Grande de 2021 a 2023 o INDEB teve uma elevação. Mas, ainda continua baixo. Veja a classificação geral.
Alagoa Grande, 4,9. Agreste 5,0. Paraíba 5,3. Nordeste 5,4. Brasil 5,8.
Na opinião do professor Rafael esse índices indicam que é preciso mehorar a educação da Paraíba.
Do ponto de vista estrutural:
Desafios rmuneração e investimento.
Deficiência na infraestrutura escolar.
Politicas públicas educaionaisfrágeis.
Reduzido investimento na formação dos profesorese na gestão escolar.
A professora Socorro fez uma boa palestra, a pandemia do novo coronavírus mostrou como o nosso sistema educacional é falho. Ela falou que não passa mais dever de casa para os estudantes porque os pais não acompanham os seus filhos.
Neste ponto, sobre o dever de casa, o professor Rafael Rodrigue(UFCG, campus Cuité) tem uma opinião diferente. O correto é passar dever de casa e orientar os pais. A dificulade maior na aprendizagem é o desintieresse dos pais em casa poque não sabe o que fazer. Bastava pedir para eles perguntarem aos seus filhos se fizeram as atividadeas da escola. O meu pai era semi-analfabeto, mas todos os dias ele perguntava para a minha mãe se o filho já fez o dever de casa? Quando minha mãe falava que não. Ele perguntava onde o filho estava para ir buscar para estudar em casa.
Compareceram a secretária de educação Jacinta Duarte, a diretora da escola quilombola Firmo Santino da Silva, Ednalva Nascimento, diretora da escola da Paquivira Edilene Nascimento, professora Simone Santino da escola de Caiana do Agreste, professor Sr. Rafael Aguiar da escola do distrito de Zumbi, professora Betânia Correia, Lucinha, Ediane, Jânio Brito, Ariosvaldo, professoras Carminha e seu filho Alex da escola da Usina.
Veja o vídeo que o professor Rafael gravou com o seu celular durante 53 minutos.
A escola está para ensinar e quem educa é a família.
O pai precisa fazer a seguinte perunta todos os dias: o filho já fez o dever de casa?
Professora Edilene da serra de Paquivira. Momento maravilhoso 👏🏻👏🏻
ResponderExcluirFilmei 55 minutos a palestra da professora Socorro Trindade sobre desafio na aprendizagem, para muitos professores e professoras. Seria uma oportunidade para a graduada quilombola Daiane participar também.
ResponderExcluir