quarta-feira, 3 de abril de 2024

Bolsista quilombola paresenta Seminário do PIBIC na na UFCG, campus Cuité


Seminários do PIBIC na  UFCG, campus Cuité, aconteceram ontem,   terça-feira, 2, pela manhã e à tarde.

A bolsista quilombola de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande  Ednalva Nascimento do curso interdisciplinar de Educação do Campo de Sumé  apresentou os seus estudos do projeto de iniciação científica  PIBIC, fez a sua defesa na UFCG, campus Cuité, ontem, às 15h, sobre Supersimetria(SUSY) em mecânica quântica(MQ) não-relativística, sob a orientação do professor Rafael Rodrigues.

Ednalva explicou que em seu curso de educação do campo, ela estudou somente as disciplinas Física Geral I, II e II porque fez a opção da área de exata e da Natureza e nos dois últimos anos estudou também Biologia e química. Mas, nunca tinha estudado mecânica quântica e devido a gravidez o professor Rafael teve a gentileza de ir tirar dúvidas na casa dela. Ela levou sua filha para segura o bebê e fez a sua apresentação de uma introdução a SUSY MQ. 

O novo bolsista será Francisco do curso de Licenciatura em Física de Cuité porque Ednalva vai concluir o seu curso no próximo mês de maio e teve que ser substituída, a partir deste mês. Ela pretende acompanhar o cronograma desse projeto, que a partir do mês de abril, acontecerá o trabalho pesquisa sobre aplicações de SUSY MQ.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou a programação do Seminário de Avaliação Parcial dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

O Seminário está acontecendo entre os dias 21 de março e 19 de abril, nos sete campi da UFCG: Campina Grande, Cuité, Sumé, Sousa, Cajazeiras, Patos e Pombal. Na ocasião, serão avaliados projetos Pibic, Pibic-Af, Pivic, Pibiti/Piviti e Pibic Ensino Médio, com vigência 2023-2024.

Confira aqui a programação completa.






Veja mais imagens.
Ednalva tirando dúvidas sobre mecânica quântica, na sala do professor Rafael, na UFCG, campus Cuuté.



















Professsor Rafel mostrando o maior espetáculo ao arl ivre da Paraíba, a paixão de Cristo, ao lado do Olho d'água da Bica,  na UFCG, campus Cuité.


Blog rafaelrag

Um comentário: