Q=va= a(2g'h)1/2 =a (2g')1/2 (h)1/2 Eq(3).
Portanto, usando os dados experimentais da tabela preenchida por cada estudante, construindo um gráfico da vazão Q versus a raiz quadrada de h, (h)1/2 obtém-se uma reta. Esta reta será aquela que passa mais próxima possível dos pontos experimentais. Escolhendo dois pontos em cima da reta, vemos que o coeficiente angular será dado pelo quociente entre a variação da vazão pela variação da raiz quadrada da altura, ou seja,
C= (Q_2-Q_1)/[(h_2)1/2-(h_1)1/2] Eq(4)
C=a (2g')1/2 .
No regime estacionário, a vazão de entrada é igual a vazão de saída.
Consideraremos um fluido incompressível(densidade constante ou massa específica constante) e sem viscosidade(sem atrito).
Será visto também o conceito de Trabalho Termodinâmico. Este é um dos temas de Física do segundo ano.
O tema principal da aula de hoje será como medir a aceleração da gravidade, usando o escoamento e um fluido incompressível(densidade constante e sem viscosidade(atrito). A água entra em um recipiente por cima e sai por um orifício feito na lateral do recipiente. A área da base do recipiente é A e a área do orifício cilíndrico é a, sendo que A>>a. Lembre-se que >> significa muito maior do que.
Trabalho Termodinâmico
Esta live foi transmitida direto da serra de Paquivira via satélite. A qualidade do sinal de transmissão não é boa. Esse é um dos problemas das aulas remotas, nem sempre a qualidade das da imagem é de boa visibilidade e nem sempre os estudantes do interior tem internet de boa qualidade.
Vamos estudar essa semana Calorimetria, Trabalho termodinâmico e as leis da termodinâmica. Iniciaremos a aula de hoje fazendo uma revisão da aula anterior.
Calor é energia em trânsito, partindo de um corpo com temperatura maior para outro corpo com temperatura menor. Quanto atingir o equilíbrio térmico o calor cessa. A unidade de calor mais usada é a caloria(cal), que está relacionada com joule(J) por 1cal=4,18J.
O calor sensível está relacionado com a variação de temperatura:
ΔQ=mcΔT,
m sendo a massa da substância, c é o calor específico e ΔT é a variação de temperatura.
O calor Latente L é aquele necessário para uma certa substância sofrer uma mudança de fase, por exemplo, quando água atinge os 100 graus celsius ela passa do estado líquido para o estado de vapor.
ΔQ=mL.
Unidade: cal/grau celsius
a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.
b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura;
ENEM 2013. Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas:
a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e
b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilíbrio térmico com o ambiente. Termômetro
A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi
a) igual no aquecimento e igual no resfriamento.
b) maior no aquecimento e igual no resfriamento.
c) menor no aquecimento e igual no resfriamento.
d) maior no aquecimento e menor no resfriamento.
e) maior no aquecimento e maior no resfriamento.
Repostas das questões do ENEM no final desta postagem.
\documentclass[preprint,aps]{revtex4}
\begin{document}
\centerline{ \bf Instrumenta\c{c}\~ao I e Física Geral e Experimental I-UAFM-CES-UFCG- Roteiro do Experimento }
\noindent{Pofessor: Rafael de Lima Rodrigues \hrulefill PER\'IODO 2022.2}
\noindent{Aluno(a): \hrulefill {\bf Boa Sorte.} Per\'\i odo 2023.1.}
\noindent 1) Escoamento de L\'\i quido. Procedimento experimental. Encher
o tubo cil\'\i ndrico de \'area da base $A$ com \'agua a uma altura qualquer.
Regulando a sa\'\i da de \'agua da torneira, procurar manter o n\'\i vel de \'agua
estacion\'ario (isto \'e,
a \'agua entra no tubo pela torneira (mangueira), com a mesmaa vaz\~ao que
saiu pelo orif\'\i cio de \'area $a$, mantendo a altura $h$ constante.
Pegar a \'agua que saiu pelo furo com a caneca, marcando o tempo, medir
seu volume na bureta. Repetir cinco vezes, para cicno alturas quaisquer,
o mesmo procedimento. Utilizando o paqu\'\i metro(ou uma r\'egua), medimos o di\^ametro interno do tubo (digamos, $D=2R=4,70cm$)
e o di\^ametro do orif\'\i cio (exemplo, $d=2r=0,10cm)$. Leia mais
\begin{center}
\begin{tabular}{||lllll||lr||} \hline
$N_i$\vline $h(cm)$\vline & $\sqrt{h(cm)}$ \vline & $\Delta V(cm^3$
\vline & $\Delta t(s)$\vline & $Q\left(\frac{cm^3}{s}\right)$\\
\hline
$N_1$ \vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline \\
\hline
$N_2$ \vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline\\
\hline
$N_3$ \vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline \\
\hline
$N_4$ \vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline \\
\hline
$N_5$ \vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline & {}\vline \\
\hline
\end{tabular}
\end{center}
Com $N_i$ sendo a ordem das medidas.
Lembre-se que a vaz\~ao $Q=\frac{\Delta V}{\Delta t}=v_a
a=a\sqrt{2gh},$ para $\left(\frac{a}{A}\right)^2<<1.$
Esbo\c{c}ar, em papel milimetrado, um gr\'afico $Q$x$\sqrt{h}.$
2) \noindent {\bf Quest\~oes} a) Quando voc\^e esbo\c{c}ou o gr\'afico
$Q$x$\sqrt{h}$ deu uma reta? Em caso afirmativo, que conclus\~ao se pode tirar?
b) A partir do gr\'afico obtido, determinar a
acelera\c{c}\~ao da gravidade? A acelera\c{c}\~ao obtida
experimentalmente \'e maior ou menor que a te\'orica, quando se
imagina nulo o atrito? c) Utilizando o valor encontrado para a
acelera\c{c}\~ao experimental calcule o erro relativo, comparando com o valor
de grande precis\~ao
$g= 978\frac{cm}{s^2}$.
%\vspace{1.0cm}
%
\noindent 3) Varia\c{c}\~ao da press\~ao com a profundidade. Determine o
alcance em fun\c{c}\~ao da profundidade h, quanto
maior a profunidade maoir ser\'a o alcance. Neste caso, devemos considerar
tamb\'em o desn\'\i vel entre o recipiente com \'agua e o local onde a
\'agua ser\'a jogada.
A equa\c{c}\~ao do alcance \'e
obtida através das equa\c{c}\~oes da cinem\'atica de Galileu, o movimento
na horizontal n\~ao sofre o efeito da gravidade, ou seja,
$x=v_xt,$ onde a vlocidade foi calculada na qust\~ao anterior. O tempo
pode ser calculado atrav\'es da equ\c{c}\~ao hor\'aria do movimento na
vertical.
Esolhendo a orienta\c{c}\~ao positiva para baixo: $y=y_0+v_{0y}t+
\frac 12 gt^2.$
\end{document}
Na aula do período 2017.1, usamos a equação de Torriceli para obtermos a velociadade, quem interessar, clique emhttps://rafaelrag.blogspot.com.br/2017/09/determinacao-da-aceleracao-da-gravidade.html
Ok.
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