Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
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Aula 21-Instrumentação I-UFCG-2022.2- Frequência do diapasão e a Onda Estacionária. Professor Rafael, nesta sexta, 2
Até o momento, na disciplina de Instrumentação I-UFCG-2022.2,ministrada pelo Professor Rafael (UFCG, campus Cuité) foram propostos 10 experimentos, incluindo o projeto 10 desta aula:
1) Verificação experimental do MRUV.
2) Lançamento de Projétil.
3) Verificação experimental do Princípio Fundamental da Dinâmica.
4) Medida do coeficiente de atrito estático.
5) Período do Oscilador massa-mola, para pequenas oscilações.
6) Medida da aceleração da gravidade, usando um pêndulo simples.
7) Princípio de conservação da energia.
8) Medida da aceleração da gravidade, usando fluido.
9) Pêndulo de Torção.
10) Verificação experimental da frequência de um diapasão, proposto nesta sexta-feira, 2 de maio.
Segue também a lista 6 com exercícios em PDF sobre ondas.
A altura do som está relacionada com a frequência, ou seja, se a frequência for grande significa som alto. O volume está associado a amplitude da onda. A Intensidade da onda sonora grande significa som forte, amplitude grande e volume alto. Quando o som é fraco, a amplitude é pequena e o volume fica baixo. Veja os dois vídeos.
Dando continuidade ao conteúdo de onda, ministrado pelo Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta sexta-feira, 2 de junho, com destaque para a frequência em ondas estacionárias.
Questão do ENEM 2013. A Ola Mexicana.
As ondas estacionárias podem ser reproduzidas em uma corda com uma das extremidades fixa. O objetivo principal é determinar a frequência própria de um diapasão.
Os matemáticos D'Alambert, Lagrange, Bernoulli e Euler deduziram a velocidade de uma onda na corda, sendo dada por
v=(𝟊/𝞵)¹/²
sendo 𝟊 a tensão na corda e
𝞵=m/L
a densidade linear.
Considere uma corda com as das extremidades fixas. O comprimento da corda é um numero inteiro vezes meio comprimento de onda, o seja,
A frequência é o inverso do período T, f=1/T. A equação da velocidade de uma onda é dada por
v=𝜆/T= f𝜆,
vemos que a velocidade é igual a frequência vezes o comprimento de onda.
Verificação experimental da frequência de um diapasão.
Veja o vídeo de um experimento para medir a frequência de um diapasão, apresentada para os estudantes da antiga disciplina de instrumentação II do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, ministrada em 2019 pelo professor Rafael.
O professor Rafael divulga que a olimpíada brasileira de Física para escolas públicas (OBFEP), que está com inscrições abertas para a edição 2023 até o dia 6, seja um multiplicador dessa informação.
Aula 15 - Planejamento das construções de kits de cinemática e dinâmica. Contém a lista de projetos.
No vídeo da aula 18, a primeira hora é sobre resoluções de exercícios sobre o oscilador massa - mola. A segunda hora é sobre o conceito, classificação e tipo de onda. O que distingue onda de particula são as propriedades de interferência e difração.
Ok
ResponderExcluirAlana Souza Rodrigues. OK
ResponderExcluirOk, Arthur Arruda
ResponderExcluirOk, Moisés Emanuel
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