quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Professores da Paraíba participaram de encerramento do Programa Gira Mundo Finlândia

Os 20 professores da rede estadual selecionados no programa Gira Mundo Finlândia participaram no dia 25 de novembro de 2016, da cerimônia de encerramento da parte finlandesa do Programa que ocorreu no Castelo Medieval de Häme, na cidade de Hämeenlinna, na região sul do país. O evento contou com as presenças de professores e gestores da Häme University of Applied Sciences (HAMK), parceira do Governo da Paraíba na capacitação.
Para o professor de Química Gilmar Feliciano, um dos selecionados no programa, “em um período de 60 dias, 20 estranhos passaram a conviver intensamente, unidos por um forte elo: Transformar a educação de nossas escolas. Esse elo nos fez aprimorar aqui nossas práticas de sala de aula, nossa visão acerca de abordagens metodológicas, acerca de um novo currículo a ser desenhado para o aluno”, contou.
“Voltamos à Paraíba como agentes de mudança, os pioneiros que contribuirão para a ascensão do sistema de ensino público de nosso estado. Aqui pudemos viver o que, outrora, no Brasil chamávamos de sonho: Uma educação igualitária, de qualidade e pública e vamos multiplicar esse aprendizado para envolver mais professores da nossa rede. Isto representa um grande avanço para a nossa educação”, ressaltou o professor.

Matéria relacionada

Projeto de Intercâmbio Gira Mundo do Governo do estado da Paraíba Levará Estudantes de Escola Estaduais para Estudar em Escola do Canadá

Leia mais

Segundo a professora Camila Marinho, que leciona na cidade de Sumé (Cariri paraibano). O Gira Mundo Finlândia foi uma grande oportunidade para “nós professores da Paraíba de vermos na prática, como funciona um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Foram dois meses de muitos estudos no qual desenvolvemos competências que nos auxiliarão no nosso processo de ensino e aprendizagem”, explicou.
Para a professora Jessica Kelly Sousa Ferreira, que leciona a disciplina de Inglês na cidade de Mogeiro, “os professores do Estado da Paraíba, tiveram, sem dúvidas uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional. Esse programa se caracteriza como um divisor de águas entre o profissional que fomos, o que somos hoje e o que ainda podemos ser a partir de agora. A semente foi plantada”.
Ela acrescentou dizendo que, “Programas como esses são essenciais para a mudança que queremos ver na educação do Estado e do País. Sinto-me confiante e preparada para disseminar o que vimos e experienciamos na Finlândia. A mudança precisa do primeiro passo e eu estou feliz por protagoniza-lo. Jamais houve um investimento assim que acreditasse nos professores do Estado da Paraíba e que desse a oportunidade para que vinte professores atuantes nas mais diversas cidades pudessem ter contato com metodologias que os tornassem aptos a vislumbrarem novas oportunidades de efetivarem seu trabalho. Nós fazemos educação, nós somos a educação”. Enfatizou Jéssica.
A programação contou com a apresentação de um breve histórico da cidade de Hämeenlinna e do Castelo de Häme, de pronunciamentos da diretora da Faculdade de Educação para Professores do Ensino Profissional, Seija Mahlamäki-Kultanen, dos professores participantes do programa GMF e da professora tutora Essi Ryymin. Após o almoço e uma sessão de fotografias, a cerimônia foi encerrada por Maaret Viskari, coordenadora do programa na Finlândia.
A ação representa o encerramento do ciclo de imersão dos professores do estado da Paraíba no sistema educacional finlandês. A partir desta sexta-feira, os professores começam a retornar ao Brasil para aplicação do seu projeto de desenvolvimento, a fim de colocar em prática o aprendizado adquirido na Finlândia contextualizado à realidade de suas escolas na Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário