sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Aula 01-2023.2-Introdução à Pesquisa em Física, ministrada pelo professsor Rafael, nesta sexta, 2


Discussão   do conteúdo Programático e Avaliação. Ferramentas para busca de informações científicas. 

Discussão em sala de aula. Ensinar Física para que? Qual Física? Para quem? Como ensinar? PCEM e PCN+. 

EMENTAO que é Ciência? Aspectos éticos da ciência. Ferramentas para busca de informações científicas. Principais linhas e tendências de investigação em física. Métodos de pesquisa. Etapas do processo de pesquisa. Planejamento e execução de projeto de pesquisa em física.

Neste primeiro dia de aula da disciplina Introdução à Pesquisa em Física, ministrada pelo professsor Rafael, será sobre os modelos de projetos de pesquisa na UFCG.

Como elaborar um Projeto científico?

Como orientação para os estudantes das disciplinas que exigem um relatório técnico científico, o professor Rafael Rodrigues decidiu escrever uma síntese da estrutura de um projeto. Nas disciplinas de instrumentação em ciência da Natureza e suas tecnologias do curso de licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, é solicitado ao estudante elaborar um projeto do kit(Experimento). Após a execução do experimento com materiais alternativos é feito um relatório.





Se ele não fez o projeto, deve escrever o relatório completo. Se ele fez o projeto, ao fazer o  relatório basta fazer uma descrição experimental e colocar os resultados, tabelas, gráficos e a conclusão.

O que é um projeto científico? Um projeto é a previsão planejada de algo a ser executado. O projeto científico é baseado na pesquisa de temas da ciência.

O ato de pesquisar não é simplesmente a aplicação de uma técnica científica. Se faz necessário da elaboração de um projeto, para que o trabalho seja feito de maneira organizada, ganhando em vários aspectos: o tempo, recursos, etc.

Para elaborar um projeto devemos responder as seguintes perguntas:

Fazer o que?(Tema) Para que?(Objetivos) Para quem?(Clientela) Como fazer?(Metodologia) Quanto tempo gasto?(cronograma) Quanto custa?(Orçamento) Consultar o que? (Bibliografia)

Portanto, em um projeto científico temos as seguintes etapas:

1-Explicar porque irá fazer o projeto
2-Fundamentação teórica
3- Objetivos
4- Materiais utilizados
5- Metodologia
6- Cronograma
7- Orçamento
8- Bibliografia

Neste plano de estudo está incluído as hipóteses e a meta a ser cumprida, o plano detalhado da pesquisa visando alcançar os objetivos traçados.

Na UFCG todos os anos abre editais para inscrições nos projetos de pesquisa do PIBIC/PIVIC e PIBITI/PIVITI deverãoi obrigatoriamente pertencer a uma linha de pesquisa existente no grupo de pesquisa do orientador;

Sobre os projetos de Graduação e Pós-graduação.

Sendo o principal objetivo dos programas o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Os projetos deverão ser elaborados pelo candidato a orientador, considerando-se que:

Trata-se de um projeto específico de pesquisa que será desenvolvido pelo aluno de graduação;
O projeto PIBIC/PIVIC deverá obrigatoriamente pertencer a uma linha de pesquisa existente no grupo de pesquisa do orientador;
No caso de PIBITI/PIVITI, o projeto deverá estar claramente relacionado a atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação do orientador.

O projeto deverá ter no mínimo 07 (sete) e no máximo 14 (quatorze) páginas de tamanho A4, escrito com a fonte Times New Roman tamanho 12 pt e espaçamento entre linhas de 1.5, margens 2.0cm, com a seguinte estrutura:

Introdução (situar o leitor e identificar o problema);
Objetivos gerais e específicos;
Justificativa da pesquisa e Relevância do projeto (relevância e motivação benefícios da pesquisa para a Ciência, Sociedade, Universidade);
Estado da Arte/Referencial Teórico;
Metodologia e viabilidade;
Cronograma de Atividades (O orientador deverá elencar as atividades a serem realizadas nos 12 meses, compreendidos entre agosto do ano corrente a julho do ano subsequente, inclusive. Considerando a carga horária semanal de 20 h para o aluno);
Referências (referências atualizadas).


Anteprojetos para curso de Pós-graduação


A seleção para mestrado é composta de:
1) Prova de conhecimentos específicos de acordo com o programa escolhido;
2) Prova de interpretação e/ou tradução de texto em língua inglesa, versando sobre temas biológicos (uso de dicionário permitido);
3) Avaliação do Anteprojeto de Dissertação, do histórico escolar e do Currículo Lattes;
4) Entrevista pública com a Comissão de Seleção, na qual o candidato será arguido sobre seu anteprojeto de pesquisa e assuntos correlatos.

A seleção para doutorado é composta de:
1) Avaliação do Projeto de Tese quanto a sua pertinência, originalidade e exequibilidade;
2) Avaliação do histórico escolar e do Curriculum Vitae do candidato quanto a sua formação acadêmica e produção bibliográfica;
3) Entrevista pública com a Comissão de Seleção, na qual o candidato será arguido sobre seu projeto de pesquisa e assuntos correlatos.
A lista com os documentos necessários para inscrição está disponível no respectivo Edital.

PIBICEM

Os projetos destinados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) são ofertados também todos os anos.

Os interessados em participar do programa devem ser docentes ou técnico-administrativos da UFCG com titulação mínima de mestre e serem pesquisadores com produções científicas ou artístico-culturais divulgadas em veículos especializados cadastrados em um currículo atualizado na Plataforma Lattes. Além disso, também devem estar cadastrados em um grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 Proposta de Mudança da pós-graduação  Brasileira.

O pesquisador da UFMG, Luciano Mendes de Faria Filho, fala sobre a necessidade de reforma no modelo da pós-graduação no Brasil.




Blog rafaelrag

2 comentários: