quinta-feira, 16 de março de 2023

Aula 01-2022.2. Prática de Ensino de Ciências e Suas Tecnologias II- conteúdo programático, professor Rafael, nesta quinta, 15

 Ensinar Física para que? Para quem? Qual Física ensinar? Iremos montar kits e fazer apresentação de tópicos de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo, para serem apresentados em escolas estaduais do ensino médio. O novo ensino médio sofrerá modificações em 2023. Esta e outras normas do ensino fundamental e médio serão objetos de estudo nesta disciplina de prática de ensino de ciências e suas tecnologias II.

Os estudantes do ensino médio das escolas públicas brasileiras, estão  sendo prejudicados por falta de aulas práticas no ensino de Física. No caso da disciplina Física do 3o. ano do ensino médio, os tópicos sugeridos pelo professor Rafael serão os seguintes:  eletrostática com canudos de refrigerantes, gerador eletrostático, circuitos elétricos(corrente elétrica, voltagem ou ddp e resistência elétrica) e partícula carregada em um campo magnético. Motor elétrico. Transformação de energia eletromagnética em energia mecânica.


Professor Rafael Rodrigues, na sala 11 do ambiente de professores na UFCG,  campus Cuité-PB, nesta quinta-feira, 17, às 20h.

Dicas Importantes para quem está estudando para o ENEM.

Resolver questões de provas anteriores, a partir do ENEM 2009, é uma das dicas. Quanto mais o estudante treina, mais se familiariza com o tipo de questão do ENEM. A coordenadora do pré-vestibular Charles Darwin, em Vila Velha (ES), Heloísa Mannato sugere:

— O ENEM não cobra tanto os detalhes de memorização, é mais uma questão de compreensão e de raciocínio lógico. Aconselhamos os alunos a resolverem essas questões para que possam ir se aprimorando.

Administrar o tempo é outro ponto chave diante de uma prova extensa. No primeiro dia, os estudantes terão quatro horas e meia para responder 90 questões. No segundo dia, além das 90 questões, será aplicada a prova de redação e o tempo aumenta para cinco horas e meia.

Para não correr o risco de deixar questões sem resposta por falta de tempo, a sugestão é que os estudantes resolvam as provas de exames anteriores cronometrando o tempo para treinar. O ideal é gastar, em média, três minutos para responder cada questão. Embora essa seja a média recomendada, o comum é que o tempo passe por ajustes, à medida que uma questão demande mais tempo e outras tenham solução mais rápida.

Aulas Remotas de Introdução à Física ministradas pelo Professor Rafael


A aula remota de introdução à Física acontece iniciou no dia 11 de setembro, das 14:30h às 17h, tendo como conteúdo programático da cinemática escalar em mecânica clássica a aplicações de campo magnético, no nível do ensino médio. No final da primeira aula o professor Rafael apresentou sua primeira proposta de experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento retilíneo uniforme variado(MRUV). Ele utilizou uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante.

  Carga elétrica, eletroscópio de duas folhas, eletricidade com canudos de refrigerante, ei de força elétrica para partículas....




As aulas da disciplina Instrução à Física, para quem quiser estudar os tópicos de Física das 3 séries do ensino médio, estão no blog ciências e educação..

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário