No ensino tradicional alienante que forma robôs humanos, a diferença consiste em que no trabalho com língua que visa ao ensino de normas gramaticais , ou seja, na forma tradicional do ensino da aula de português, é um ensino mecânico, repetitivo, onde o aluno atua de forma passiva, apenas decora, escreve o que a professora diz, sem ter autonomia; e no ensino que provoca uma reflexão sobre a linguagem, se discute, interage, o aluno participa, faz perguntas, questiona, é sujeito do ensino e é estimulado ao aprendizado que o estimule a atuar como cidadão na vida social.
O homem utiliza a língua para as suas atividades na sociedade e se comunica por enunciados, utilizando-se dos diversos gêneros textuais. Ao invés de se trabalhar a língua na perspectiva da gramática, de forma mecânica, deslocada de sua inserção do contexto da vida socioeconômica; deve-se utilizar a linguagem como interação, nos seus diferentes usos e funções nas práticas sociais, criando-se as condições para a formação do cidadão com sua competência discursiva.
O ensino moderno laico, cria as condições para formar cidadãos e eleitores conscientes, críticos, autônomos, questionadores, independentes e com opinião própria.
O principio da gestão democrática do ensino e da autonomia das instituições propiciam este ambiente.
O verdadeiro e autêntico cidadão não é analfabeto funcional e nem analfabeto politico.
(Martinho Ramalho)
O ANALFABETO POLITICO
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.( poeta alemão Bertoldo Brecht).
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário