Veja um vídeo com a quilombola Ednalva Rita, presidente da associação quilombola de Caiana dos Crioulos, cantando com sua filha e o esposo Abdo, no restaurante quilombola Rita de Chicó, em Alagoa Grande, nesse tempo de pandemia do novo Coronavírus. Ela disse que sofreu muito com o preconceito e racismo, principalmente na época em que estudava no ensino médio, em escolas estaduais, no centro da cidade de Alagoa Grande, distante 14km do Quilombo Caiana dos Crioulos.
Hoje, 5 de Junho, é o dia Mundial do Meio Ambiente, um dos temas, que será destaquee no programa informativo GEMAG, nesta sexta-feira, 5, das 12h às 13:30h, na rádio PeimonteFM.
Veja o vídeo com a família de Ednalva, em quarentena em Caiana dos Crioulos.
Veja Três Matérias relacionadas.
Professor Rafael e a professora Dourinha e Ednalva Rita.
Link desta matéria,
Veja agora Ednalva Rita se emocionando ao falar do racismo e preconceito, na época da visita do escritor Laurentino, colocou a história de Caiana dos Crioulo no seu livro sobre escravidão.
LInk,
No dia 20 de novembro, é comemorado o dia da consciência Negra, em homenagem ao aniversário da morte do guerreiro Zumbi do Quilombo Zumbi dos Palmares de Pernambuco. Zumbi é o símbolo do movimento negro de resistência. O dia 20 de novembro, é feriado São Paulo e no Rio de Janeiro. Outra data importante na história do movimento negro foi a lei Áurea, decretando o fim da escravidão, assinada pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888. Depois de muito tempo, deixaram de comemorar porque a lei Áurea foi a consequência do movimento negro contra a escravidão e não um toque de mágica da princesa Isabel.
Linkn,
Veja o vídeo.
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário