terça-feira, 4 de dezembro de 2018

É hora de união das mulheres do quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, em prol da pavimentação em asfalto da estrada quilombola

Há muito tempo que existe uma desunião das principais mulheres líderes da comunidade remanescente do quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande. Isto tem reflexos negativos para o desenvolvimento dos aspectos culturais e sociais da comunidade quilombola.

Os prefeitos sempre tem dado apoio ou a Dona Edite ou a Cida. Esta atualmente é a presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos e está recebendo apoio do prefeito Sobrinho.
                             Foto registrada no dia 2 de novembro de 2018
O atual deputado Bosco Júnior desde que foi prefeito tem dado apoio a Dona Edite. Acontece que é preciso fazer um trabalho para unir a comunidade quilombola, que tem tido muito prejuízo.  Realmente, Vejo uma falha nas gestões dos prefeitos de Alagoa Grande em não ter incentivado esta importante união.

Este ano, não foi diferente, no dia 20 de novembro, Dona Edite foi homenageada pela escola quilombola, contando com o apoio dos assessore do deputado Bosco Júnior. No dia 25, Cida comandou a festa da consciência negra na comunidade quilombola, contando com o apoio do prefeito Sobrinho. O curioso que nenhum político de Alagoa Grande compareceu a comemoração da consciência negra neste quilombo.
Patrícia da SDH-PB recebendo o pleito de Cida de Caiana dos Crioulos, acompanhada do prefeito Sobrinho, Fernando e Ítaro durante a reunião do ODE 2017, em Esperança-PB.

Veja como foi o encontro de Cida,deputado Bosco Júnior e o prefeito sobrinho,a quem interessar clique em
https://rafaelrag.blogspot.com/2017/05/prefeito-sobrinho-convida-o-governador.html .

Quando foi a última vez que ambas cirandeiras fizeram uma ciranda juntas, Cida e dona Edite? Ou quando foi que teve um movimento unificado em prol da pavimentação em asfalto da estrada quilombola, ligando Alagoa Grande a Massaranduba, passando pelo quilombo Caiana dos Crioulos? Em 1947, o ex-governador Oswaldo Trigueiro iniciou esta importante obra e não concluiu. Veja o vídeo. 
O professor Rafael conversou com o escritor Guedes Guimarães sobre esta lacuna na cultura do município de Alagoa Grande.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário