- Correio da Paraíba: Para salvar vidas, eles cultivam maconha
- Jornal Paraibano A União: 1 carro é emplacado a cada 2 minutos em JP
-Globo: Turquia sufoca golpe após 265 mortes
- Folha: Cresce otimismo com a economia, diz Datafolha
- Correio Braziliense: Por que o Brasil está vulnerável a atentados
- Diário de Pernambuco: Uma cidade feita para pessoas
-Jornal do Commercio: A Câmara e o desafio de resgatar a harmonia
- O Estado de São Paulo: Humor com Brasil melhora e investidor volta a apostar no País
- Valor Econômico: Maia promete votar veto de gastos
- Correio Braziliense: Por que o Brasil está vulnerável a atentados
- Diário de Pernambuco: Uma cidade feita para pessoas
-Jornal do Commercio: A Câmara e o desafio de resgatar a harmonia
- O Estado de São Paulo: Humor com Brasil melhora e investidor volta a apostar no País
- Valor Econômico: Maia promete votar veto de gastos
HOJE 17 : CUITÉ COMPLETA 248 ANOS E DE PRESENTE A INSERÇÃO NO MAPA DO TURISMO DE AVENTURAS
Cuité completa 248 anos de fundação, o que necessário avançar no seu desenvolvimento a começar pelo turismo regional. Com o novo Mapa do Turismo da Paraíba, o deputado Charles Camaraense disse que para avançar é preciso visualizar o turismo compartilhado, integrado na região e não criar competitividade entre municípios.
O Ministério do Turismo reduziu o Mapa de Turismo na Paraíba para 45 municípios dentro de novas diretrizes estão no mapa da Rota Aventuras nas Serras os municípios de Cuité, Nova Floresta e Araruna . Será necessário união para fomentar o turismo regional. Para avançar no turismo de aventuras é preciso adotar posturas de proteção ambiental , não se pode vender imagens de queimadas em lixão e de agressões aos recursos hídricos.
Agora os recursos federais para o turismo 90 % serão destinados para os municípios que constam no mapa como prioridades de acordo com seus projetos. Apesar da sua beleza o município de Picuí ficou de fora.
O deputado Charles tem contribuído efetivamente com o avanço do turismo de Cuité, com resgate do folia de rua no interior bem como foi autor da Lei 10.527 de 09 de Outubro de 2015 sancionado pelo Governador Ricardo Coutinho que incluiu o espetáculo da Paixão de Cristo em Cuité no maior teatro ao ar livre no Olho d´água da Bica no Campus UFCG Cuité, dentro no Calendário Turístico do Estado da Paraíba.
“ É preciso fomentar o Turismo compatível com nossa região , as nossas riquezas naturais deve ser exploradas com turismo de aventuras , dar continuidade o que vem dando certo como o Folia de Rua e a Paixão de Cristo , atrair atividade de esportes radicais para a região “. Disse o deputado.
Araruna com sua Pedra da Boca deverá receber muito mais turistas , em Cuité a Pedra da Mijona ideal para o rapel , entre outras riquezas naturais que precisam ser descobertas.
Não podemos ficar querendo entrar no céu a força , a exemplo dos caminhos do frio . Ao invés de pensarmos isoladamente querendo entrar no projeto da região do Brejo , temos um imenso potencial regional que se pode unir e criar seu próprio fórum e movimentar a cadeia de turismo.
É fundamental criar o fórum regional de turismo , uma vez que muitos municípios estão inadimplentes ( CADIN) para receber recursos federais ( Mtur ), assim com o fórum ( ong´s ou associações ) dos municípios com CNPJ independente é capaz de atrair recursos.
A união dos municípios será fundamental para explorar as potencialidades em cadeia , temos que resgatar a festa do Maracujá em Nova Floresta ; atrativos na agricultura familiar o município produz o maior jerimum gigante na Paraíba .
Perdemos o Fest Frut em Cuité por falta de prestação de contas junto ao Mtur , é preciso um novo tempo , não se pode fazer mágica com dinheiro público . O projeto Trilhas da Serra em Cuité , ainda anda se arrastando por bastante tempo por falta de um olhar especial do pode público municipal e estadual , uma simples demanda do projeto para adquirir um quiosque ( espaço) para divulgar a cidade não é capaz de ser atendido.
Blog rafaelrag com Dema Maceo
Nenhum comentário:
Postar um comentário