segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SNCT 2015 – A Semana é um marco no conhecimento brasileiro, afirma ministro.

Adendo do blog rafaelrag. Estaremos participando da SNCT 2015 estendida, na Escola Estadual Orlando Venâncio de Cuité, com o projeto sob título Física Moderna nas Escolas do Curimaraú Paraibano amanhã, terça, 27 de outubro, das 7h às 9h.


Para Celso Pansera, de 2004 para cá, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)  se consolidou e vem crescendo. Ele visitou o evento em Brasília.

Em visita ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília (DF), local onde acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, afirmou que o evento já está consolidado no País. Na avaliação dele, a SNCT é hoje um "marco da história do conhecimento brasileiro". O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério (Secis/MCTI), Eron Bezerra, acompanhou o ministro.
"De 2004 para cá, a Semana se consolidou e vem crescendo nesses anos todos. Consolidou-se, porque nós vamos à cidade de menor porte e encontramos o reflexo da Semana funcionando, na Baixada Fluminense, Rio Grande do Sul, no Nordeste, a Semana se reflete no País inteiro. É uma iniciativa que começou tímida e hoje se transformou num marco da história do conhecimento brasileiro e, com certeza, tende a crescer ano a ano", avaliou o titular da pasta.
O ministro caminhou pelos estandes da SNCT e conheceu diversas atividades levadas à público pelo MCTI, agências, institutos e organizações vinculadas à Pasta, e também de outros órgãos dos governos federal e distrital. "É a primeira vez que eu participo do evento em Brasília, e estou surpreso com o tamanho dos eventos e o número de estandes, a diversidade de temas abordados, e a forma lúdica de abordar a relação da ciência com as crianças", disse.
No espaço do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Celso Pansera participou do lançamento do Livro Vermelho das Crianças. A publicação do Canal Ciência, portal de divulgação científica do Ibict, foi escrita por Otávio Maia e Tino Freitas, e ilustrada por 76 crianças de diversas regiões do Brasil.
O livro busca despertar a afetividade no leitor e reforçar a relação de equilíbrio entre a fauna e o meio ambiente. O Livro Vermelho das Crianças também traz explicações, curiosidades e citações de autores como Guimarães Rosa, Helmut Sick, Manoel de Barros e Orlando e Cláudio Villas Bôas.
Continuidade
Leia mais
Na ocasião, o ministro ressaltou que a popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) será um dos "eixos" da sua gestão. "Vai ser um dos eixos nossos a popularização da ciência, para atrair a juventude, para que tenha gosto em biologia, física, química, matemática, para que nós consigamos no espaço de uma ou duas gerações ajudar a suprir a falta de profissionais na área", disse.
De acordo com ele, o MCTI irá apostar muito em eventos para popularização da ciência em todo o Brasil. "Há o interesse da juventude pela ciência, falta espaço para que ela tenha acesso e realmente compreenda todas as implicações no seu dia a dia, e como isso pode refletir no seu futuro", comentou.
Tipo exportação
O ministro acaba de retornar ao Brasil após cumprir agenda oficial de governo ao lado da presidenta da República, Dilma Rousseff, na Finlândia e Suécia. Segundo ele, o MCTI irá apostar "muito nos convênios internacionais". "[Suécia e Finlândia] precisam do apoio de países como o nosso que tem uma vasta possibilidade de recursos minerais e humanos para potencializar as pesquisas deles", disse. 
Blog rafaelrag com o portal  MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário