Latas de refrigerante, CDs, canudos de plástico e madeira foram alguns dos materiais utilizados
O professor de Física Vanderlan, diretor do campus Cuité, recentemente, falou de sua participação no projeto sobre aulas práticas de Física, para estudantes do ensino médio de Sumé-PB.
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, em Sumé-PB, apresentaram no dia 9 de maio de 2013, experiências no campo da física experimental, desenvolvidas a partir de materiais alternativos.
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, em Sumé-PB, apresentaram no dia 9 de maio de 2013, experiências no campo da física experimental, desenvolvidas a partir de materiais alternativos.
Eles
integraram um projeto do Centro de Desenvolvimento Sustentável do
Semiárido (CDSA) da UFCG voltado para a melhoria do ensino da disciplina
através de aulas sobre alguns fundamentos teóricos com o manuseio de
equipamentos no Laboratório de Física do CDSA.
A
organização da mostra foi da professora da Escola Estadual José
Gonçalves de Queiroz, Fabiana do Nascimento Araújo, que também
participou do projeto no CDSA e orientou os seus estudantes na
elaboração das experiências.
Os
estudantes reproduziram algumas das atividades vistas no projeto. Latas
de refrigerante, caixa de fósforo, CDs, canudos de plástico e madeira
foram alguns dos materiais utilizados para a construção dos experimentos
e para a demonstração prática da física.
Os
alunos demonstraram a condução da energia, a utilização de um circuito
elétrico simples, o uso da pilha feita a partir de limões, a ação da
eletricidade estática, troca de cargas positivas e negativas entre
objetos, a geração e conservação de energia e aceleração mecânica.
O
projeto intitulado “Aplicação da Física Experimental na Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio José Gonçalves de Queiroz, segundo
destacou seu coordenador, o professor José Vanderlan Leite de Oliveira,
“trouxe alguns benefícios aos estudantes: redução do tempo gasto com os
cálculos e concentração nos conceitos envolvidos nos experimentos;
coleta de uma grande quantidade de dados; engajamento dos estudantes em
tarefas com alto nível de interatividade e envolvimento em atividades
que explicitam a natureza de pesquisa científica; observação de uma
versão simplificada da realidade dos fenômenos físicos; tornar conceitos
abstratos mais concretos e, auxiliar os estudantes no aprendizado sobre
o mundo natural, através da observação e interação com os modelos
científicos”.
Esse
projeto do Centro também teve participação dos professores Adriano
Trindade de Barros e Janduy Guerra de Araújo, do técnico em laboratório
de física do CDSA, Osvaldo Farias Alves e da aluna bolsista Suayra Marta
Gomes de Oliveira, do curso de Engenharia de Biossistemas.
Blog rafaelrag com Rosenato Barreto - CDSA/UFCG
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