quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Oito diretores de centros de ensino tomam posse na UFCG, 26 de dezembro

 
Solenidade foi realizada no início da noite de quinta-feira

Tomaram posse no início da noite desta quinta-feira, dia 26, em sessão extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, os diretores de oito dos onze centros de ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A solenidade, presidida pelo reitor Edilson Amorim, foi realizada no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus de Campina Grande. Os novos dirigentes assumem os cargos no próximo dia 2 de janeiro e vão cumprir um mandato de quatro anos.

Foram empossados os professores Ricardo Cabral e José de Arimatéia, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); José Sérgio e Jorge César, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI); Luciênio Teixeira e Alarcon Agra, do Centro de Humanidade (CH); Ramilton Marinho e José Justino, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité; Roberto Cleiton e Camilo Simões, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), em Pombal; Ana Célia e Sergio Ricardo, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus de Patos.

O professor Patrício Marques, que tomou posse como diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), terá o seu vice nomeado pelo reitor, até nova eleição para o cargo.

Também foram empossados temporariamente os professores João Queiroz e Ademir Montes, do Centro de Tecnologia e Recurso Naturais (CTRN), em Campina Grande; e José Cezario e Osmar Luiz, do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, até que o resultado das eleições seja homologado pelo conselho dos respectivos centros.

Discursos


Dizendo-se lisonjeado, o professor Braulio Maia, do CCT, falou em nome dos ex-diretores de centro. Afirmou estar confiante que os novos diretores darão o melhor de si para o desenvolvimento da universidade. “Trabalhem em conjunto com os conselhos, cumpram a decisão do colegiado e podem ter certeza que o que é germinado hoje, frutificará no futuro. A história será nossa testemunha”, disse.

Os novos diretores foram representados pelo professor José Sérgio, do CEEI, que, em seu discurso, disse que as ações dos ex-gestores servirão de norte para os novos administradores. “As experiências bem sucedidas servirão de exemplos e as falhas, como humanos que somos, servirão de alerta e guia para não cometermos os mesmos erros. Vamos pensar e implementar ações para que a UFCG seja grande na qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Afinal, excelência é hábito”, disse.

Convidado pelo reitor Edilson Amorim, o ex-reitor Thomson Mariz discorreu sobre os desafios da nova gestão: “O primeiro é a reforma estatutária. Isso cabe ao novo reitorado e à equipe. O segundo é a adesão à Ebserh. São questões fundamentais. O MEC e a comunidade precisam saber da posição da UFCG. E por fim, sejam ousados, vanguardistas, não tenham medo do futuro, façam o futuro”.

Conto com os novos diretores para que possamos construir uma UFCG cada vez melhor”, asseverou o reitor Edilson Amorim, desafiando os gestores a trabalhar em conjunto para a viabilidade de novos projetos. “Precisamos redimensionar a estrutura curricular, viabilizar articulações com os programas de bolsas e de monitoria para diminuir a retenção e evasão acadêmica, pensar um regime especial de recuperação”, enumerou.

Com relação à adesão do HUAC à Ebserh, foi incisivo. “Temos que ser vanguardistas de nós mesmos. Essa gestão não será responsável pelo sucateamento de um hospital em Campina Grande e a não construção de outro em Cajazeiras. É uma responsabilidade que temos com o povo paraibano e essa gestão não vai retroceder”, afirmou.

Blog rafaelrag com Gloriquele Mendes e Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 26.12.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário