terça-feira, 16 de abril de 2013

AULAS PRÁTICAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Continuando com a publicação de trabalhos sobre aulas práticas de Física, que ficarão arquivados na página de ensino de ciências e tecnologia (C&T) do blog rafaelrag.

Em tempo: o trabalho abaixo foi realizado quando o professor Rafael Rodrigues lecionava no campus Cajazeiras da UFCG.

XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Brasília-DF, de 25 a 30-01-1999

AULAS PRÁTICAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Rafael de Lima Rodrigues1  e  José Pereira da Silva2

1Departamento de Ciências Exatas e da Natureza
Centro de Formação de Professores
Universidade Federal da Paraíba
Cajazeiras-PB, CEP 58.900-000
E-mail atual: rafael@df.ufcg.edu.br

2Escola Técnica Federal da Paraíba
UNED-Cajazeiras-PB CEP 58. 900-000

            O ensino médio na rede pública, é desprovido de aulas práticas, dificultando o processo de ensino-aprendizagem, devido principalmente a inexistência de laboratórios na formação acadêmica dos alunos  para motivá-los no estudo das ciências exatas e da natureza. As aulas práticas  de Física têm grande importância para uma melhor compreensão dos fenômenos Físicos. O objetivo principal de nosso trabalho é desenvolver o raciocínio científico dos alunos, estimulando os seus sensos críticos, sua criatividade e o seu poder de análise diante de um fenômeno físico. Os  professores do Centro de Formação de Professores  da UFPB desenvolvem a maioria de seus projetos buscando propostas para melhorar a qualidade e a formação do professor nos ensinos fundamental e médio. Entretanto, não é de nosso conhecimento de que uma proposta como a  nossa tenha sido implementada em alguma escola pública na Paraíba.
            Este trabalho permitirá transformar o ensino dos conteúdos relacionados com a Ciência Física, afastando-se de uma abordagem que tem sido restrita a memorização de equações matemáticas que representam as leis Físicas, para uma dinâmica do processo de ensino-aprendizagem  em que o aluno possa efetivar algumas medidas de grandezas físicas em experiências simples com material de baixo custo (auxiliado por um MONITOR e o acompanhamento do professor da disciplina). Com a construção destes equipamentos, estamos criando um laboratório de ensino de Física, o qual pode também ser utilizado  pelos alunos do ensino fundamental, o que possibilitará a  pesquisa dos alunos, buscando a verificação experimental dos princípios que regem as leis Físicas.  Neste trabalho, a teoria e a prática formam um todo. As experiências são realizadas juntamente com a fundamentação teórica. Especificamente, damos ênfase ao estudo de um dos assuntos mais antigos da ciência Física, a saber, o movimento dos corpos (ou de partículas). Verificamos experimentalmente as leis físicas que governam o movimento de  um  corpo macroscópico (corpos de dimensões visíveis com massas muito maiores do que a massa de um elétron e velocidades muito pequenas em comparação a velocidade da luz no vácuo).
            Este trabalho é baseado em um projeto que foi solicitado pela atual direção da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Padre Hildon Bandeira (EEPHB) de ALAGOA GRANDE,  dando ênfase aos vários aspectos da teoria juntamente com  as respectivas experiências práticas.
            Recentemente têm sido proposto um projeto para que seja criado um laboratório de Física na Escola Estadual  de Primeiro e Segundo Graus Padre Hildon Bandeira, em parceria com a Prefeitura de Alagoa Grande. O referido projeto foi encaminhado à Secretaria  da Educação do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Educação e Cultura deste Município. Entretanto, ele foi executado parcialmente em um projeto de aulas práticas de física na EEPHB, sob a coordenação do primeiro autor deste trabalho, contando com a colaboração voluntária de alguns alunos universitários residentes em ALAGOA GRANDE  e, um monitor, aluno da segunda série do segundo grau da EEPHB, o jovem Eriverton da Silva Rodrigues, cuja bolsa de estudos no valor de R$ 60,00 reais por  mês, e, inclusive, o material necessário para  uma plena realização das experiências, foi  doado pelo coordenador do projeto.
            Seguindo exemplos de países de primeiro mundo e de escolas  com  um  ensino médio  dando importância a formação completa dos jovens, desenvolveremos atividades práticas que eventualmente já foram testadas em diversos laboratórios, oficinas e aulas de instrumentação dos cursos de licenciatura em Física em universidades brasileiras e estrangeiras.
            Atualmente, todos os educadores comentam sobre a falta de motivação dos alunos no estudo dos conteúdos programáticos relacionados com a Ciência Física, devido a uma pouca dinâmica do processo ensino-aprendizagem no ensino básico.

            Com o desenvolvimento deste projeto evidentemente teremos uma base para se construir um laboratório do ensino médio  em atividades interdisciplinares, o qual pode também servir  para atender aos alunos do primeiro grau. As aulas estritamente teóricas e desatualizadas, distante do cotidiano do aluno, deixa o aluno sem interesse  para estudar os conteúdos programáticos das ciências ministrados no Ensino Fundamental, mais especificamente aqueles conteúdos visto durante a oitava.
            Como neste trabalho, não podemos ultrapassar as três páginas, daremos um  esboço da elaboração do projeto, sob a coordenação do primeiro autor deste trabalho, consistente com a justificativa apresentada neste trabalho.
III - Objetivos Gerais: Estimular os alunos no estudo sistemático de física; Criar um Laboratório de Ensino de Física; Distinguir o caráter científico no estudo da física; Desenvolver a criatividade dos alunos e seu poder de investigação científica; Despertar o interesse pelos cursos de graduação relacionados com física.
IV - Objetivos Específicos: Medir o tempo; Medir as grandezas cinemáticas de posição, velocidade e aceleração; Investigar o movimento de um corpo em uma dimensão e duas dimensões; Verificar experimentalmente as leis do movimento de um corpo; Medir massa e força; Construir equipamentos com materiais de baixo custo acessíveis a  realização de experiências de cinemática e dinâmica. Omitiremos alguns elementos na elaboração de um projeto, mas apresentaremos uma proposta para as partes a serem incluídas.
V -TÓPICOS  DO PROJETO; VI - Desenvolvimento do ProjetoCRONOGRAMA/1998; Carga horária total; Avaliação e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

AGRADECIMENTOS

            Os autores agradecem aos dirigentes dos Campi II e V da UFPB, e a EEPHB de Alagoa Grande-PB pelo apoio.

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