Em tempo: o trabalho abaixo foi realizado quando o professor Rafael Rodrigues lecionava no campus Cajazeiras da UFCG.
XIII Simpósio Nacional de Ensino
de Física, Brasília-DF, de 25 a 30-01-1999
AULAS PRÁTICAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Rafael de Lima Rodrigues1 e José
Pereira da Silva2
1Departamento
de Ciências Exatas e da Natureza
Centro de
Formação de Professores
Universidade
Federal da Paraíba
Cajazeiras-PB,
CEP 58.900-000
E-mail atual:
rafael@df.ufcg.edu.br
2Escola
Técnica Federal da Paraíba
UNED-Cajazeiras-PB CEP 58. 900-000
O
ensino médio na rede pública, é desprovido de aulas práticas, dificultando o
processo de ensino-aprendizagem, devido principalmente a inexistência de
laboratórios na formação acadêmica dos alunos
para motivá-los no estudo das ciências exatas e da natureza. As aulas
práticas de Física têm grande
importância para uma melhor compreensão dos fenômenos Físicos. O objetivo
principal de nosso trabalho é desenvolver o raciocínio científico dos alunos,
estimulando os seus sensos críticos, sua criatividade e o seu poder de análise
diante de um fenômeno físico. Os
professores do Centro de Formação de Professores da UFPB desenvolvem a maioria de seus
projetos buscando propostas para melhorar a qualidade e a formação do professor
nos ensinos fundamental e médio. Entretanto, não é de nosso conhecimento de que
uma proposta como a nossa tenha sido
implementada em alguma escola pública na Paraíba.
Este
trabalho permitirá transformar o ensino dos conteúdos relacionados com a
Ciência Física, afastando-se de uma abordagem que tem sido restrita a
memorização de equações matemáticas que representam as leis Físicas, para uma
dinâmica do processo de ensino-aprendizagem
em que o aluno possa efetivar algumas medidas de grandezas físicas em
experiências simples com material de baixo custo (auxiliado por um MONITOR e o
acompanhamento do professor da disciplina). Com a construção destes
equipamentos, estamos criando um laboratório de ensino de Física, o qual pode
também ser utilizado pelos alunos do
ensino fundamental, o que possibilitará a
pesquisa dos alunos, buscando a verificação experimental dos princípios
que regem as leis Físicas. Neste trabalho, a teoria e a prática formam um
todo. As experiências são realizadas juntamente com a fundamentação teórica.
Especificamente, damos ênfase ao estudo de um dos assuntos mais antigos da
ciência Física, a saber, o movimento dos corpos (ou de partículas). Verificamos
experimentalmente as leis físicas que governam o movimento de um
corpo macroscópico (corpos de dimensões visíveis com massas muito
maiores do que a massa de um elétron e velocidades muito pequenas em comparação
a velocidade da luz no vácuo).
Este
trabalho é baseado em um projeto que foi solicitado pela atual direção da
Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Padre Hildon Bandeira (EEPHB) de
ALAGOA GRANDE, dando ênfase aos vários
aspectos da teoria juntamente com as
respectivas experiências práticas.
Recentemente
têm sido proposto um projeto para que seja criado um laboratório de Física na
Escola Estadual de Primeiro e Segundo
Graus Padre Hildon Bandeira, em parceria com a Prefeitura de Alagoa Grande. O
referido projeto foi encaminhado à Secretaria
da Educação do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Educação e
Cultura deste Município. Entretanto, ele foi executado parcialmente em um
projeto de aulas práticas de física na EEPHB, sob a coordenação do primeiro
autor deste trabalho, contando com a colaboração voluntária de alguns alunos
universitários residentes em ALAGOA GRANDE
e, um monitor, aluno da segunda série do segundo grau da EEPHB, o jovem
Eriverton da Silva Rodrigues, cuja bolsa de estudos no valor de R$ 60,00 reais
por mês, e, inclusive, o material
necessário para uma plena realização das
experiências, foi doado pelo coordenador
do projeto.
Seguindo
exemplos de países de primeiro mundo e de escolas com
um ensino médio dando importância a formação completa dos
jovens, desenvolveremos atividades práticas que eventualmente já foram testadas
em diversos laboratórios, oficinas e aulas de instrumentação dos cursos de
licenciatura em Física em universidades brasileiras e estrangeiras.
Atualmente,
todos os educadores comentam sobre a falta de motivação dos alunos no estudo
dos conteúdos programáticos relacionados com a Ciência Física, devido a uma
pouca dinâmica do processo ensino-aprendizagem no ensino básico.
Com
o desenvolvimento deste projeto evidentemente teremos uma base para se
construir um laboratório do ensino médio
em atividades interdisciplinares, o qual pode também servir para atender aos alunos do primeiro grau. As
aulas estritamente teóricas e desatualizadas, distante do cotidiano do aluno,
deixa o aluno sem interesse para estudar
os conteúdos programáticos das ciências ministrados no Ensino Fundamental, mais
especificamente aqueles conteúdos visto durante a oitava.
Como
neste trabalho, não podemos ultrapassar as três páginas, daremos um esboço da elaboração do projeto, sob a
coordenação do primeiro autor deste trabalho, consistente com a justificativa
apresentada neste trabalho.
III - Objetivos Gerais:
Estimular os alunos no estudo sistemático de física; Criar um Laboratório de
Ensino de Física; Distinguir o caráter científico no estudo da física;
Desenvolver a criatividade dos alunos e seu poder de investigação científica;
Despertar o interesse pelos cursos de graduação relacionados com física.
IV - Objetivos Específicos: Medir
o tempo; Medir as grandezas cinemáticas de posição, velocidade e aceleração;
Investigar o movimento de um corpo em uma dimensão e duas dimensões; Verificar
experimentalmente as leis do movimento de um corpo; Medir massa e força;
Construir equipamentos com materiais de baixo custo acessíveis a realização de experiências de cinemática e
dinâmica. Omitiremos alguns elementos na elaboração de um projeto, mas
apresentaremos uma proposta para as partes a serem incluídas.
V
-TÓPICOS DO PROJETO; VI
-
Desenvolvimento do Projeto; CRONOGRAMA/1998;
Carga horária total; Avaliação
e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
AGRADECIMENTOS
Os
autores agradecem aos dirigentes dos Campi II e V da UFPB, e a EEPHB de Alagoa
Grande-PB pelo apoio.
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